NOSSO RESUMO

A matéria publicada pelo Estado de Minas apresenta um novo aparelho de radioterapia que promete ser muito mais evoluído do que os já existentes no mercado.

Segundo entrevista com especialista o novo aparelho reduz a exposição à radiação, mas mantém a eficácia. As vantagens do equipamento incluem maior conforto do paciente, aumento da capacidade de atendimento do hospital e redução dos riscos de efeitos colaterais. Entretanto, apenas foram relatados os benefícios da tecnologia, não foram reportados estudos que avaliaram a eficácia e a segurança do equipamento. Além disso, o novo aparelho de radiação entrega uma maior dose em um menor tempo o que poderia não reduzir o risco de efeitos colaterais.

O equipamento tem um custo de R$ 18 milhões de investimento no equipamento, na instalação e no treinamento de funcionários. De acordo com a matéria, o novo aparelho está disponível em Brasília, na unidade do Hospital Sírio-Libanês. Não há relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e do fornecimento por planos de saúde.

 

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?

O câncer é um problema de saúde pública. Em 2016 e 2017, a estimativa para o Brasil é de cerca de 600 mil casos novos de câncer. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, ocorrerão cerca de 420 mil casos novos de câncer.

O tratamento do câncer é estabelecido conforme o tipo e o estádio da doença, podendo ser cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação destas formas de tratamento. Em função de sua alta letalidade, a disponibilização de alternativas custo-efetivas de tratamento é extremamente relevante.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um novo aparelho de radioterapia, mais evoluído que os disponíveis no mercado, que tem potencial para diminuir o tempo das sessões e, portanto, pode conferir maior conforto aos pacientes, aumentando a capacidade de atendimento do hospital e reduzindo os efeitos colaterais.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do novo aparelho está descrita para qualquer paciente com indicação de radioterapia. São priorizados pacientes que realizam radiocirurgias e pacientes com cânceres de alta complexidade, de tratamento à longo prazo ou que sintam muito desconforto ou dor durante as aplicações.Foram apresentados, de forma adequada, dados nacionais que destacam a importância epidemiológica do câncer.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios do novo aparelho de radioterapia foram apresentados de forma clara e incluem desde o maior conforto do paciente ao aumento da capacidade de atendimento do hospital. Não foram utilizados desfechos para avaliar a eficácia e a segurança do equipamento. Não foi possível avaliar se a matéria apresenta os benefícios de forma isenta.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
O custo de investimento é de R$ 18 milhões, incluindos-e o equipamento, sua instalação e o treinamento de profissionais. A matéria não comparou o custo do novo aparelho de radioterapia com os outros já existentes no mercado.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
De acordo com a matéria, o novo aparelho está disponível em Brasília, na unidade do Hospital Sírio-Libanês. No entanto, não relata se o equipamento apresenta registro e a disponibilidade em outros lugares. Também não há relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e do fornecimento por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Houve o relato da existência de alternativas ao aparelho de radioterapia, sem descrever quais são estas alternativas.
As vantagens do equipamento incluem maior conforto do paciente, aumento da capacidade de atendimento do hospital e redução dos riscos de efeitos colaterais. Não foram descritas as possíveis desvantagens da nova tecnologia.
A matéria apresenta o novo aparelho de radioterapia como muito mais evoluído do que os disponíveis no mercado.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/danos do medicamento não foram apresentados, a matéria somente cita que os riscos de efeitos colaterais são menores.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Os dados epidemiológicos foram apresentados com a descrição da fonte. Também foi realizada entrevista com especialista para a descrição da tecnologia e seus benefícios. Não foi possível avaliar a qualidade destas fontes e possíveis conflitos de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. Entretanto, as evidências sobre a tecnologia não são claras e coerentes com o foco da matéria.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de estudos científicos e não foram discutidas as limitações da evidência apresentada.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Grande parte dos tratamentos contra o câncer usam a radioterapia como estratégia. A criação de um equipamento mais eficaz, com a possibilidade de se usar uma quantidade menor de radiação atrai o olhar do leitor

INTERTÍTULO: traz uma estimativa do INCA do número de pacientes com câncer no país em 2016.

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: possivelmente release da empresa que desenvolveu o equipamento ou release do Hospital Sírio Libanês que possui o equipamento

DEFINIÇÃO: A reportagem é bem curta, traz o chamado “nariz de cera” no primeiro parágrafo que é um texto introdutório que retarda a abordagem principal, e no caso, ainda repete a informação do intertítulo. Na sequencia, o texto traz um pouco mais da funcionalidade e características do equipamento, custo, mas não há outras fontes de informações com provocações do contraditório. Não há também, neste sentido, apresentações científicas apuradas dos benefícios e nem dos malefícios do equipamento.

PUBLICIDADE/ INTERESSE COMERCIAL: O equipamento só está disponível num hospital particular do país. Em nenhum momento há citação da possibilidade do uso desse equipamento para pacientes do SUS. Nesse aspecto por não apresentar posicionamentos contrários ou questionamentos em relação ao equipamento deve o leitor ficar atento ao encaminhamento possivelmente publicitário ou comercial dado ao texto desta reportagem.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Médico do hospital Sírio Libanês e informações do infográfico atribuídas à agência de notícias.

RECURSOS VISUAIS: Foi a ferramenta mais utilizada na reportagem. Ilustração com infográfico detalhado da forma de utilização do aparelho, mecanismos, benefícios e uma mini entrevista com médico oncologista que faz o uso do equipamento num hospital particular para tratar os pacientes.

CONCLUSÃO: A reportagem faz bom uso de infográficos que facilitam a compreensão do leitor. São bastante didáticos o que é bem positivo nas reportagens científicas. No entanto, a matéria é muito curta embasada apenas na visão unilateral do hospital que comprou a tecnologia.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/radioterapia.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/radioterapia.jpgJessica BarretoDispositivo MédicoNOSSO RESUMO A matéria publicada pelo Estado de Minas apresenta um novo aparelho de radioterapia que promete ser muito mais evoluído do que os já existentes no mercado. Segundo entrevista com especialista o novo aparelho reduz a exposição à radiação, mas mantém a eficácia. As vantagens do equipamento incluem maior conforto...A sua notícia revisada por especialistas