NOSSO RESUMO

A matéria publicada no G1 apresenta uma membrana cicatrizante, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que previnem o envelhecimento da pele. O composto é feito com substâncias encontradas na casca do barbatimão e o látex extraído da seringueira. Não foram apresentados dados epidemiológicos que reforcem ou justifiquem a importância da tecnologia. Apesar da matéria apresentar as principais vantagens da nova tecnologia, não se discutem seus potenciais riscos.
Vale destacar que, apesar da matéria apresentar as fontes de informação dos dados utilizados, não é possível afirmar que todas as fontes são independentes e que não há conflitos de interesses, uma vez que uma delas é um pesquisador envolvido no estudo.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Os ferimentos são lesões que envolvem as partes superficiais da pele. Alguns casos necessitam de intervenção cirúrgica, como quando a presença de corpos estranhos pode provocar infecções na pele. O processo de cicatrização das feridas consiste em perfeita e coordenada cascata de eventos que culminam com a reconstituição tecidual, sendo comum a todas as feridas, independentemente do agente que a causou (Campos et al, 2007). Por ser considerado um processo complexo, com processos e mecanismos ainda desconhecidos, tornam-se necessários investimentos na busca por medidas preventivas e curativas mais eficientes no tratamento desse agravo.
Referência
CAMPOS, Antonio Carlos Ligocki; BORGES-BRANCO, Alessandra and GROTH, Anne Karoline. Cicatrização de feridas. ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2007, vol.20, n.1 [cited 2017-02-01], pp.51-58. Available from: . ISSN 0102-6720. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202007000100010.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de uma nova tecnologia (membrana cicatrizante), com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que previnem o envelhecimento da pele. A matéria destaca que o composto, produzido com substâncias encontradas na casca do barbatimão e o látex extraído da seringueira, pode ser utilizado para tratamento de feridas.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A matéria apresenta as indicações do uso do novo tratamento. No entanto, não traz dados epidemiológicos que reforçam a importância do uso da membrana no tratamento de feridas.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os dados dos benefícios do tratamento com a membrana cicatrizante foram apresentados por meio da descrição de estudo clínico realizado com 45 pessoas atendidas em postos de saúde e clínicas de repouso, em um município do Estado de São Paulo. Os dados de efetividade foram descritos de forma comparativa, com o uso de membranas cicatrizantes de diferentes composições.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
O custo provável na nova tecnologia foi apresentado. No entanto, este custo não foi comparado ao das alternativas tecnológicas já disponíveis no Brasil.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Segundo os pesquisadores, serão necessários outros testes clínicos e a previsão é de que a nova tecnologia chegue ao mercado em cinco anos. A matéria não apresentou informações sobre o seu possível financiamento pelo SUS e via planos e convênios de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A existência de alternativa terapêutica ao novo tratamento não foi abordada. Apesar da matéria apresentar as principais vantagens da membrana cicatrizaste, que inclui sua utilização em vários tipos de ferimentos e também na regeneração óssea, não foram descritas possíveis desvantagens e como a nova intervenção de enquadraria dentre as alternativas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/danos do produto, tais como possíveis reações adversas, não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Foram utilizadas varias fontes de informação, todas claramente descritas. Por ter utilizado o pesquisador envolvido no estudo como fonte de informação, não é possível afirmar que ha ausência de conflitos de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Há coerência entre o foco e as evidências científicas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram apresentados dados de estudos científicos publicados, com a descrição da população participante e os desfechos avaliados, descrevendo o tamanho da amostra e o tempo de estudo. No entanto, a matéria não destaca as limitações do estudo realizado, apesar de reforçar a necessidade de realização de mais estudos.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: A estratégia de trazer para o título o baixo valor de um procedimento que ajuda na cicatrização desperta interesse no leitor. A curiosidade é ainda mais aguçada por se tratar de componentes diferente látex e barbatimão. Por que a combinação entre eles? Como interagem? Como funciona?

INTERTÍTULO: O produto já está sendo usado em posto de saúde e foi desenvolvido no Brasil por pesquisadores da UNESP.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: release da UNESP, fontes envolvidas na pesquisa ou médicos. Neste caso, até mesmo os voluntários submetidos aos testes e por aprovarem o composto na cicatrização das feridas podem ter sugerido a reportagem.

DEFINIÇÃO: A reportagem explica de forma clara como é composto o novo cicatrizante, que pode ajudar na cura de feridas provocadas por escaras, ulceras na pele. Há a explicação de como se chegou até esse resultado por meio de testes com grupos de pessoas que apresentavam feridas não cicatrizadas há pelo menos três anos. Não houve uma fonte que questionasse ou se contrapusesse. E nem a apresentação de possíveis efeitos colaterais. Mas, houve a ressalva que mais testes clínicos serão feitos.

PUBLICIDADE OU CONFLITO DE INTERESSE: Não houve nenhuma indicação.

FONTE DE INFORMAÇÃO: Pesquisadores envolvidos no estudo e na produção do látex com barbatimão. Nenhum médico, por exemplo, que trata de pacientes com diabetes ou acamados foi ouvido para falar da percepção dele sobre a eficácia do composto.

RECURSOS VISUAIS USADOS: A reportagem do site é uma adaptação à reportagem feita pela emissora de tv diretamente ligada ao portal. Por isso, há a disponibilização da reportagem que serve de recurso visual, já que na reportagem firam usadas imagens e artes para ajudar o telespectador a compreender melhor o composto desenvolvido para a cicatrização.

CONCLUSÃO: A reportagem trouxe uma iniciativa de pesquisadores que aparentemente terá baixo custo e se aprovada pela ANVISA trará benefícios à população, principalmente se for disponibilizada no SUS. Seria interessante trazer o posicionamento de outros pesquisadores que pudessem fazer críticas construtivas. Ao leitor mais atento escaparam algumas respostas à perguntas como: quais as reações? Qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer uso? Existe algum tipo de ferida em que não há indicação de uso desse composto?

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/pele.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/pele.jpgMarina MorgadoDispositivo MédicoNOSSO RESUMO A matéria publicada no G1 apresenta uma membrana cicatrizante, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que previnem o envelhecimento da pele. O composto é feito com substâncias encontradas na casca do barbatimão e o látex extraído da seringueira. Não foram apresentados dados epidemiológicos que reforcem ou justifiquem a importância...A sua notícia revisada por especialistas