NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no G1, apresenta o ultrassom focalizado de alta intensidade para tratar tremores resultantes de um transtorno neurológico provocado geralmente por falhas nos circuitos do hipotálamo. O procedimento também poderia ser usado para corrigir tremores provocados por outras doenças neurológicas e em outras áreas. O resultado da cirurgia em um paciente foi notório, pois os tremores desapareceram completamente. Como vantagem do novo tratamento foi destacada a ausência de necessidade de anestesia ou incisões. O tratamento ainda passa por testes internacionais para avaliar sua efetividade e segurança. Os potenciais riscos da cirurgia não foram apresentados.
Os custos de tratamento com o ultrassom é três vezes menor do que uma operação tradicional. Porém, a máquina utilizada para realizar o tratamento não está disponível no Brasil. De acordo com a matéria, há 24 delas em todo o mundo, sendo que a maior parte encontra-se em países europeus. As evidências científicas apresentadas não estão claramente descritas, dificultando analisar sua coerência e qualidade, além dos possíveis conflitos de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Em geral, o tratamento de tremores resultantes de um transtorno neurológico provocado por falhas nos circuitos do hipotálamo é realizado com uma cirurgia no cérebro ou com medicamentos. Em ambos os casos, há riscos de derrame ou infecções. O desenvolvimento de nova técnica sem a necessidade de anestesia ou incisões potencialmente reduziria os riscos associados ao tratamento, melhorando a qualidade de vida das pessoas portadores desse transtorno.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se de um tratamento com ultrassom focalizado, de alta intensidade, para tratar tremores resultantes de um transtorno neurológico provocado geralmente por falhas nos circuitos do hipotálamo. De acordo com as informações apresentadas, o resultado da cirurgia é a cura, já que os tremores desapareceram completamente.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do ultrassom de alta intensidade foi descrita para pacientes com tremores resultantes de um transtorno neurológico, provocado geralmente por falhas nos circuitos do hipotálamo. O procedimento também poderia ser usado para corrigir tremores provocados por outras doenças neurológicas e em outras áreas. Não foram apresentados dados sobre a importância epidemiológica desses transtornos neurológicos.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios da intervenção foram apresentados de forma clara. Destacou-se que o novo tratamento é feito sem a necessidade de anestesia ou incisões. De acordo com os dados apresentados, a intervenção curou um paciente com tremores, mas esse resultado requer cautela em sua análise, já que o tratamento ainda passa por testes internacionais para avaliar sua efetividade e segurança .
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Os custos do novo tratamento foram apresentados de forma comparativa com a operação tradicional, a alternativa atualmente disponível. O custo da cirurgia com o ultrassom é três vezes menor. Não se discutiram outros custos adicionais relacionados ao procedimento.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Relatou-se que a máquina utilizada para realizar o ultrassom não está disponível no Brasil. Conforme informado, há 24 delas em todo o mundo, sendo que a maior parte encontra-se em países europeus. Não houve relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo Sistema Único de Saúde ou por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Houve o relato da existência de alternativas de tratamento para os tremores, como a cirurgia no cérebro ou o uso de medicamentos. A vantagem apresentada do uso do ultrassom é que ele não necessita de anestesia ou incisões para ser realizado. Não foram descritas as possíveis desvantagens da nova intervenção e como ela se enquadraria no âmbito das alternativas já existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/danos da cirurgia com o ultrassom não foram apresentados. Relatou-se apenas que durante o procedimento o paciente foi monitorado para verificar se havia dificuldade na fala, indicação de que estariam realizando o procedimento em um local equivocado.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As entrevistas com especialistas da área foram apresentadas, com a descrição da fonte. No entanto, as fontes de informação sobre os dados dos testes internacionais que estão sendo realizados para avaliar a efetividade e segurança da intervenção não foram claramente descritas. Não foi possível avaliar a qualidade destas fontes e possíveis conflitos de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. Entretanto, as evidências científicas apresentadas não foram claras e coerentes com o foco da matéria.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de estudos científicos, informando a referência.
Jessica BarretoEquipamentos e métodos para tratamentoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no G1, apresenta o ultrassom focalizado de alta intensidade para tratar tremores resultantes de um transtorno neurológico provocado geralmente por falhas nos circuitos do hipotálamo. O procedimento também poderia ser usado para corrigir tremores provocados por outras doenças neurológicas e em outras áreas. O resultado...A sua notícia revisada por especialistas