NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no website Uol, apresenta a terapia das ventosas, uma prática antiga terapia alternativa, chamada Hijama. A prática alternativa tem sido disseminada por um médico da Jordânia, que afirma ter se beneficiado da técnica no tratamento de um reumatismo. A indicação de intervenção e os benefícios da terapia não foram claramente descritos. Além do médico, pacientes relataram sensação de bem estar e melhora de dores e cansaço, sem, no entanto, especificar as circunstâncias do tratamento. Os custos, a disponibilidade no Brasil e riscos potenciais não foram abordados. Não foram apresentados estudos científicos descrevendo a utilização da terapia, seus desfechos e limitações. Portanto, não foi possível avaliar a coerência e qualidade das informações apresentadas.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A terapia das ventosas ou ventosaterapia ganhou destaque nos Jogos Olímpicos de 2016, quando atletas de grande destaque como o nadador Michael Phelps aparecerem com marcas das ventosas. A técnica, que é uma forma de acupuntura, um tipo de terapia não invasiva, tem como procedimento básico a colocação de campânulas ou copos redondos de vidro sobre a pele, gerando a sucção do local. A terapia alternativa ganhou destaque entre atletas para reduzir dores e ajudar com a recuperação da fadiga dos treinos e das competições constantes. A utilização da técnica para outras finalidades terapêuticas ainda não está comprovada.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se do relato de uso de uma antiga terapia médica com ventosas, chamada Hijama, para o tratamento de reumatismo. A prática médica alternativa está sendo aplicada por um médico da Jordânia.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
A indicação da terapia não foi claramente definida na matéria. Citou-se um caso de cura de reumatismo com o uso da terapia alternativa. Não foram descritas quais doenças poderiam ser realmente tratadas e não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem sua indicação.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios da técnica não foram claramente descritos. Relatou-se que um médico se beneficiou no tratamento do reumatismo e outros pacientes descrevem sensação de bem estar e redução das dores e cansaço corporal. Entretanto, não foram especificadas as circunstâncias de tratamento ou outras informações que permitissem melhor avaliação dos dados apresentados.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da terapia, bem como possíveis custos adicionais relacionados à sua utilização.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade da terapia das ventosas no Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde ou pela iniciativa privada, não foi abordada.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas opções terapêuticas à terapia das ventosas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos da técnica não foram abordados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As referências aos entrevistados foram identificadas. Entretanto, não se pode afirmar que a matéria é isenta, visto que o jornalista utilizou como fonte principal para construir seu texto o médico que dissemina o uso da terapia alternativa.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Não foi possível avaliar a coerência das informações fornecidas devido à superficialidade da matéria, que não apresentou evidencias cientificas sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados estudos científicos que suportem a utilização da terapia das ventosas. As limitações de aplicação da tecnologia também não foram descritas.
Natália FreitasEquipamentos e métodos para tratamentoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no website Uol, apresenta a terapia das ventosas, uma prática antiga terapia alternativa, chamada Hijama. A prática alternativa tem sido disseminada por um médico da Jordânia, que afirma ter se beneficiado da técnica no tratamento de um reumatismo. A indicação de intervenção e os benefícios...A sua notícia revisada por especialistas