NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no Jornal Estado de Minas, apresentou um teste rápido, em desenvolvimento por laboratórios brasileiros, para detecção dos vírus da dengue, zika e chikungunya, ativos ou não. Segundo os desenvolvedores, além da detecção da contaminação, o teste também será capaz de determinar se o indivíduo está imune ou não aos vírus. Os riscos potenciais e os custos do teste não foram apresentados. A disponibilidade no mercado brasileiro e o registro na Anvisa também não foram abordados. Não foram apresentadas evidências científicas que comprovem os benefícios descritos para o teste diagnóstico e as limitações da tecnologia não foram descritas. Não foi possível avaliar a inexistência de conflito de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Dengue, Zika e Chikungunya são doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2016, o Brasil viveu situações epidêmicas para as três doenças, tendo sido registrados, até setembro, 1.438.624 casos prováveis de dengue, 200.465 de Zika e 236.287 de Chikungunya (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017). A semelhança dos sintomas, a ausência de testes eficazes em distinguir os diferentes tipos de vírus e a demora dos exames dificultam o diagnóstico das três doenças. Sob este aspecto, o desenvolvimento de testes rápidos capazes de determinar a contaminação por cada um dos vírus é extremamente relevante. No caso do Zika, é importante destacar também a importância de se detectar a imunidade ao vírus em gestantes e mulheres em idade gestacional, devido ao risco de desenvolvimento de microcefalia em bebês.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresenta-se um novo teste rápido, em desenvolvimento para detecção dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, ativos ou não. Além de detectar a contaminação pelos vírus, espera-se que o teste também seja capaz de determinar se o indivíduo está imune aos mesmos. Embora ainda esteja em desenvolvimento, o teste, se alcançar os objetivos propostos, é potencialmente capaz de impactar positivamente sobre o contexto de epidemia destas doenças, tendo em vista que os diagnósticos atuais são demorados e muitas vezes baseados na prática médica e na exclusão.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O teste diagnóstico é indicado para detecção dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. Não foram apresentados dados sobre a incidência ou prevalência das doenças causadas pelos referidos vírus.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios destacados para o teste foram a capacidade de identificar a contaminação pelos vírus causadores das três doenças, além de determinar a imunidade adquirida ou não pelos indivíduos. Não foram apresentados, contudo, dados de estudos que comprovem tais afirmações.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do teste diagnóstico, bem como possíveis custos adicionais relacionados.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Apesar da informação de que o teste está sendo desenvolvido por laboratórios brasileiros, não foi abordada a existência de registro na Anvisa e se já foi iniciada a comercialização no pais. Não foram fornecidas informações acerca do possível financiamento pelo SUS ou iniciativa privada.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram descritos outros métodos diagnósticos utilizados para Dengue, Zika e Chikungunya.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos do teste diagnóstico não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Apenas as referências aos entrevistados foram identificadas. Não se pode afirmar que a matéria é isenta, visto que o autor utiliza fontes ligadas ao desenvolvimento do teste para construir seu texto, bem como não declara a inexistência de conflito de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Há coerência entre as evidências sobre a tecnologia e o foco da matéria. As informações fornecidas são fidedignas e a linguagem é clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas evidências científicas que corroborem os benefícios descritos para o teste em desenvolvimento, bem como não foram apresentadas as suas limitações.
Natália FreitasEquipamentos e métodos para diagnósticoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no Jornal Estado de Minas, apresentou um teste rápido, em desenvolvimento por laboratórios brasileiros, para detecção dos vírus da dengue, zika e chikungunya, ativos ou não. Segundo os desenvolvedores, além da detecção da contaminação, o teste também será capaz de determinar se o indivíduo está...A sua notícia revisada por especialistas