NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Jornal O Globo apresenta um novo equipamento de alta precisão para tratamentos de tumores e outras doenças neurológicas em radiocirurgias. De acordo com os dados apresentados, a principal diferença deste equipamento em relação a outros existentes no mercado é seu grau de precisão. O custo de aquisição do equipamento por uma instituição pública brasileira foi apresentado. No entanto, não foram descritos os custos das demais alternativas já existentes, bem como não foram mencionados os custos adicionais à intervenção, relacionados aos custos médicos e de treinamento da equipe para operá-lo. A disponibilidade do equipamento foi descrita de forma clara. Os danos reais e/ou potenciais da intervenção não foram apresentados. Do mesmo modo, não foram descritos estudos científicos que justifiquem os apontamentos, dificultando a análise da qualidade das informações apresentadas, além dos possíveis conflitos de interesse.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. No Brasil, estimam-se 5.440 casos novos de câncer do Sistema Nervoso Central (SNC) em homens e 4.830 em mulheres. Assim, o desenvolvimento e aquisição de equipamentos que possibilitem maios precisão no tratamento do câncer e de outras doenças que atingem o sistema nervoso torna-se cada vez mais necessário. O avanço da tecnologia vem permitindo a realização de procedimentos menos invasivos, mais bem tolerado pelos pacientes e sem a necessidade de grandes mudanças em sua rotina.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se de um equipamento de alta precisão e não invasivo, o Gamma Knife, utilizado para tratamentos de tumores e outras doenças neurológicas com o uso de radiocirurgia. Embora não seja um novidade tecnológica nem tampouco apresente nova indicação terapêutica, destaca-se que pela primeira vez que estará disponível em um hospital público no Brasil.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
As indicações do equipamento foram descritas para o tratamento de tumores e outros, tais como o Mal de Parkinson e a nevralgia do nervo trigêmeo. No entanto, não foram apresentados dados epidemiológicos que justifique a utilização do equipamento.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios do equipamento foram apresentados de forma comparativa a outros existentes no mercado. Além disso, por se tratar de um equipamento para radiocirurgias críticas, foi enfatizado seu benefício no que tange a maior precisão.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
O custo do equipamento para a instituição pública que o adquiriu foi apresentado. No entanto, não foram apresentados os custos de forma comparativa as demais alternativas já existentes, assim como não foram mencionados os custos adicionais à intervenção, relacionados aos custos médico ou de treinamento da equipe para operá-lo.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do equipamento foi descrita de forma clara. As informações sobre a disponibilidade de tal recurso no Sistema Único de Saúde e na unidades da inciativa privada ficam subentendidas no texto, mas não foram apresentadas de forma explícita ou como ela se dá.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Houve o relato da existência de alternativas, sem no entanto descrever quais são, restringindo a discussão em relação às principais vantagens do novo equipamento. As desvantagens, no entanto, não foram apontadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os danos reais e/ou potenciais da intervenção não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
A fonte de informação foi a instituição pública que adquiriu o equipamento, porém, não foi descrito claramente no texto quem foi responsável por fornecer as informações. Outras fontes não foram mencionadas, não sendo possível, portanto, avaliar a qualidade da fonte e afirmar não haver possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências científicas. Além disso, a linguagem utilizada é clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram descritos estudos científicos publicados sobre o tema que justifiquem as evidências apresentadas. Além disso, não foram discutidas as limitações/restrições na utilização do equipamento.
Marina MorgadoDispositivo MédicoNOSSO RESUMO A matéria publicada no Jornal O Globo apresenta um novo equipamento de alta precisão para tratamentos de tumores e outras doenças neurológicas em radiocirurgias. De acordo com os dados apresentados, a principal diferença deste equipamento em relação a outros existentes no mercado é seu grau de precisão. O...A sua notícia revisada por especialistas