NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no G1 sessão Bem-Estar, apresenta informações de um estudo conduzido com o ácido fólico para profilaxia de obesidade em crianças, por meio de suplementação de mães grávidas. O resultado do estudo apontou que os filhos das mães obesas com um nível adequado de ácido fólico tinham até 43% menos risco de obesidade em comparação aos filhos das mães obesas com níveis mais baixos de ácido fólico. Por isso, foi recomendado que as mulheres em idade fértil devam tomar 0,4 miligramas de ácido fólico todos os dias para diminuir as chances de que seus filhos nasçam com deficiências. Os custos do medicamento, a sua disponibilidade no Brasil e possíveis alternativas terapêuticas não foram abordados. Não foram apresentados dados sobre a qualidade das evidências do estudo e as limitações deste. A linguagem utilizada foi clara e objetiva e não se identificou potencial conflito de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A obesidade infantil é uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou bem-estar de uma criança. A classificaçao da obesidade é muitas vezes baseada no índice de massa corporal (IMC). Informações recentes da Sociedade Americana de Endocrinologia revelam que a obesidade infantil permanece sendo um problema muito importante na saúde dos americanos, pois 17 % das crianças e dos adolescentes estão obesas. Na população de crianças brasileiras, tem-se observado um aumento na prevalência de obesidade infantil. Dados de 2009 que demonstraram que a prevalência de obesidade infantil em crianças de 5 a 9 anos alcançou a marca de 16,6%. Considerando que abordagem nutricional da família é de fundamental importância e que há limitações para o tratamento medicamentoso da obesidade em menores de 16 anos, a busca por alternativas que reduzam sua ocorrência em crianças e a adoção de medidas preventivas são importantes estratégias de saúde pública.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se do medicamento ácido fólico, comumente utilizado para suplementação em indivíduos com deficiência de ácido fólico no organismo. O medicamento não é um novo produto protegido por patente. A reportagem apresenta o efeito dos níveis adequados de ácido fólico em gestantes e o seu futuro impacto sobre a diminuição da ocorrência de obesidade em seus filhos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
A indicação do ácido fólico não foi descrita claramente. Os resultados da pesquisa abordada sugerem que o nível adequado de folato materno pode reduzir o efeito da obesidade da mãe na saúde de seu filho. Entretanto, não foram apresentados dados epidemiológicos que justificassem a indicação.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Foram apresentados poucos dados sobre os benefícios da profilaxia de obesidade em crianças de mães com deficiência de ácido fólico. Os dados apenas referiam-se à caracterização da população avaliada no estudo, constituída de aproximadamente 1.500 mães e 1.500 crianças com idade entre 2 e 9 anos. O benefício foi apresentado apenas como redução do risco de obesidade – os filhos das mães obesas com um nível adequado de ácido tinham até 43% menos risco de obesidade em comparação aos filhos de mães obesas com níveis mais baixos de ácido fólico.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos de tratamento com ácido fólico não foram apresentados. Também não foram mencionados possíveis alternativas e, consequentemente, os custos adicionais ou a redução de custos com o uso profilático do ácido fólico.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não houve relato sobre a disponibilidade do medicamento no mercado brasileiro e sobre seu registro na ANVISA. Dados sobre financiamento do ácido fólico pelo Sistema Único de Saúde ou por planos de saúde também não foram apresentados. Ressalta-se que o ácido fólico é um medicamento disponibilizado no SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica, com registro na ANVISA e faz parte do Programa Nacional de Suplementação de Ferro.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas alternativas à intervenção. Em decorrência disso, não foram discutidas possíveis vantagens e desvantagens do ácido fólico de forma comparativa com outras estratégias e nem como ele se enquadraria em um cenário com múltiplas alternativas terapêuticas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/danos do medicamento, tais como possíveis reações adversas, não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
Os poucos dados apresentados foram referentes a um estudo conduzido pela Universidade John Hopkings. Não foi identificado potencial conflito de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre o ácido fólico, apesar dos poucos dados apresentados.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram abordadas as limitações do estudo, onde ele foi realizado e publicado, dificultando analisar a qualidade das evidências. A única informação apresentada foi referente ao número de indivíduos analisados, sem se discutir tamanho da amostra, tipo de estudo, tempo de duração do estudo, dentre outros dados relevantes para análise da qualidade das evidências.
Michael RubersonMedicamentosNOSSO RESUMO A matéria, publicada no G1 sessão Bem-Estar, apresenta informações de um estudo conduzido com o ácido fólico para profilaxia de obesidade em crianças, por meio de suplementação de mães grávidas. O resultado do estudo apontou que os filhos das mães obesas com um nível adequado de ácido fólico...A sua notícia revisada por especialistas