NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no portal UOL, descreve um novo método para identificar o vírus HIV por meio de um USB, semelhante ao teste para diabéticos medirem seus níveis de insulina. De acordo com o texto, o dispositivo também servirá para que os pacientes já diagnosticados avaliem se os medicamentos estão funcionando ou não. No entanto, ainda não há previsão de quando o método estará disponível no mercado, e os possíveis custos não foram apresentados. Os benefícios descritos para o novo método incluem agilidade e facilidade para a realização. Não foram apresentados dados de estudos científicos publicados, bem como as limitações e potenciais riscos relacionados à nova tecnologia.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil teve 656.701 casos registrados de Aids (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Os exames laboratoriais são ferramentas importantes que têm por objetivo melhorar a qualidade do diagnóstico da infecção recente pelo HIV e, ao mesmo tempo, fornecer uma base racional para assegurar o diagnóstico seguro e ágil, além do acompanhamento clínico dos pacientes em tratamento.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um novo método para detecção de HIV, a partir de um dispositivo USB. Conforme descrito, com apenas uma picada, o chip do USB mede os níveis de HIV no sangue, em média, em 21 minutos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
As indicações do teste foram claramente descritas. No entanto, não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem a relevância do método para a doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os dados dos benefícios do novo método foram descritos, destacando-se a agilidade no resultado e a facilidade de realização. De acordo com as informações descritas, o dispositivo também pode ser utilizado para os pacientes já diagnosticados a fim de avaliar se o tratamento está ou não sendo efetivo. Entretanto, os parâmetros utilizados para tal avaliação não foram informados.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os possíveis custos do novo método não foram apresentados, assim como os custos adicionais relacionados à utilização da tecnologia.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Por se tratar de um produto novo, destacou-se que o teste ainda não tem previsão para ser disponibilizado no mercado. Dessa forma, não é possível ainda ter informações sobre o possível financiamento pelo Sistema Único de Saúde e se será fornecido por meio de planos/convênios de saúde vigentes no território brasileiro.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Informou-se a existência de testes alternativos ao dispositivo USB. As vantagens associadas ao novo método foram descritas, mas não as desvantagens e como ele se enquadraria no âmbito das alternativas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais efeitos adversos ou potenciais danos riscos/dados do dispositivo não foram descritos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes utilizadas foram devidamente descritas. No entanto, com os dados apresentados não é possível afirmar que as fontes utilizadas são totalmente independentes ou imparciais, não sendo possível avaliar a inexistência de conflito de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Há coerência entre o foco e as evidências científicas apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de estudos científicos publicados. Do mesmo modo, não foram discutidas as limitações do novo método.
Marina MorgadoEquipamentos e métodos para diagnósticoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no portal UOL, descreve um novo método para identificar o vírus HIV por meio de um USB, semelhante ao teste para diabéticos medirem seus níveis de insulina. De acordo com o texto, o dispositivo também servirá para que os pacientes já diagnosticados avaliem se os...A sua notícia revisada por especialistas