NOSSO RESUMO

A matéria publicada na Folha de São Paulo apresenta o medicamento Saxenda. Não se trata de um novo medicamento, mas sim de uma nova indicação de uso para um medicamento já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a matéria, o Saxenda é a primeira droga aprovada contra a obesidade, no Brasil, desde 1998.
Segundo os resultados apresentados, o medicamento tem indicação para adultos com Índice de Massa Corpórea (IMC) de 30 ou mais ou com IMC de 27 ou mais desde que haja pelo menos outra doença associada à elevação do peso. No entanto, não foram apresentados dados nacionais e internacionais que destacam a importância epidemiológica da obesidade.
Os custos do medicamento não foram discutidos pois, segundo dados publicados na matéria, o preço para o mercado brasileiro ainda não está definido. Além disso, a disponibilidade do medicamento no Brasil também não está clara. Apesar de ser informada a aprovação pela Anvisa, não há relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e do seu fornecimento por planos de saúde ou pelo mercado privado.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A obesidade é uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo. Além disso, aumenta o risco de diversas complicações físicas e psicológicas. Em cada ano, morrem 3,4 milhões de adultos em consequência da obesidade ou do sobrepeso.
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo dados publicados, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5%. A obesidade acometeu um em cada cinco brasileiros de 18 anos ou mais em 2013 (20,8%), sendo que o percentual é mais alto entre as mulheres (24,4% contra 16,8% dos homens).
Devido à sua alta prevalência, a obesidade é um problema de saúde pública , sendo fundamental a disponibilização de alternativas eficazes de tratamento para a população.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Não se trata de um novo medicamento, mas sim de uma nova indicação de uso de um medicamento já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com a matéria, Saxenda é a primeira droga aprovada contra a obesidade, no Brasil, desde 1998.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do Saxenda foi descrita para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais ou 27 ou mais, desde que haja pelo menos outra doença associada ao peso. No entanto, não foram apresentados dados nacionais e internacionais sobre a importância epidemiológica da obesidade.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os potenciais benefícios do medicamento foram apresentados. Além disto, a matéria ressaltou que o medicamento deve ser utilizado com acompanhamento médico e que ele não é indicado para pessoas que simplesmente querem emagrecer, sem estar nos critérios de inclusão (sobrepeso ou obesidade).
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Os custos do medicamento não foram apresentados pois, segundo informações da matéria, o preço do Saxenda ainda não estava definido para o mercado brasileiro. A matéria não discutiu outros custos adicionais, mas apresentou o custo de um medicamento com ação semelhante e descreveu que seu custo deverá ser similiar.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do medicamento no Brasil não está clara. Apesar de ser informada a aprovação pela Anvisa, não há relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e do seu fornecimento por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Há o relato da existência de um medicamento similar. Entretanto, são apresentadas as vantagens e desvantagens do medicamento, sem comparar com as alternativas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os potenciais riscos/danos do medicamento, tais como possíveis reações adversas, foram apresentados. A matéria reforçou a importância de acompanhamento médico constante devido à possibilidade do surgimento de reações adversas comuns e até graves.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Os dados epidemiológicos e a aprovação do medicamento foram apresentados com a descrição da fonte. No entanto, não é possível afirmar que as fontes utilizadas são totalmente independentes ou imparciais, não sendo possível afirmar se há ou não conflito de interesses nas informações apresentadas.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. Além disso, as evidências científicas apresentadas estão coerentes com o foco da matéria.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram apresentados dados sobre a qualidade das evidências, com a fonte devidamente informada. No entanto, não foi informado o tempo de estudo, onde este foi realizado e as limitações.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título chama atenção para o uso de medicamentos para diabetes com finalidade de emagrecimento. Isso desperta a atenção do leitor uma vez que já houve uma procura por medicamentos para o controle de diabetes por quem quer emagrecer.

INTERTÍTULO: Traz a informação da aprovação pela ANVISA de um medicamento, com princípio ativo para o controle da diabetes, mas agora com finalidade de emagrecimento. O destaque de que essa é a nova droga aprovada no Brasil desde 1998 desperta a atenção do leitor, uma vez que nos último anos tem sido intenso o posicionamento da ANVISA de tratar com rigor o uso de emagrecedores que, potencialmente, podem trazer mais malefícios (efeitos colaterais importantes) do que benefícios.

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Alguma nota ou comunicado oficial da ANVISA, release da empresa farmacêutica ou informações passadas por fontes atentas ao assunto como médicos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

DEFINIÇÃO: A definição sobre o medicamento foi realizada de forma clara, respeitando as limitações do público alvo (leitor leigo). Explica que o princípio ativo da droga é o mesmo de outro medicamento usado no controle da diabetes. Alerta que a droga contra diabetes foi estudada com outro propósito, agora para o emagrecimento. No entanto, o texto não traz detalhes sobre como foi realizado esse estudo, pontos positivos e negativos dele e nem dados nacionais e internacionais sobre a importância epidemiológica da obesidade. E, talvez por isso é grande a importância de se consultar a fonte da Sociedade Brasileira de Endocrinologia que fez ponderações alertando sobre a necessidade de cautela principalmente para o público que não está enquadrado para o uso desse medicamento.

A reportagem não trouxe outras possibilidades para o emagrecimento (fora a indicação de duas outras drogas já autorizadas pela ANVISA – sibutramina e orlistate, mas sem muito detalhe sobre elas (exceto que há um maior controle por parte do governo para a venda de sibutramina). Também não foi feita uma comparação desses medicamentos já existentes com essa droga recém autorizada pela ANVISA. Sem essa comparação o leitor fica sem base para avaliar qual melhor alternativa, claro junto ao médico que o acompanha. Além disso, não há, na reportagem uma explicação clara ao leitor da disponibilidade da venda do medicamento.

PUBLICIDADE/ INTERESSE COMERCIAL: A matéria não trata do medicamento com sensacionalismo, nem com destaque publicitário. Pelo contrário, traz inclusive de forma cuidadosa alertas sobre os potenciais riscos/danos do medicamento,como possíveis reações adversas e reforça, ainda, a importância de acompanhamento médico constante devido à possibilidade do surgimento de reações adversas comuns e até graves.

FONTES DE INFORMAÇÃO: A reportagem não trouxe fonte da ANVISA, nem da empresa farmacêutica. A única fonte usada para balizar a informação foi um médico representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Não é possível avaliar se houve conflito de interesse.

RECURSOS VISUAIS: Não foram usados recursos visuais para esta reportagem

CONCLUSÃO: De forma geral, a reportagem procurou tratar o tema de forma bastante cuidadosa. Texto claro e objetivo que dá subsídios ao leitor para entender um pouco mais sobre o princípio ativo, a quem o medicamento é destinado e possíveis reações. Do ponto de vista jornalístico cumpriu a maioria dos critérios de noticiabilidade. E diferentemente de outras reportagens que anunciam novo uso de algum princípio ativo essa não se pautou apenas por fonte da empresa farmacêutica que o produziu, trouxe médico que fez ponderações e orientações importantes ao público leigo.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/diabetes-2.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/diabetes-2-150x150.jpgMarina MorgadoMedicamentosNOSSO RESUMO A matéria publicada na Folha de São Paulo apresenta o medicamento Saxenda. Não se trata de um novo medicamento, mas sim de uma nova indicação de uso para um medicamento já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a matéria, o Saxenda é a primeira...A sua notícia revisada por especialistas