NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no Estado de Minas, apresenta a embolização bariátrica arterial, uma nova técnica experimental para reduzir a sensação de fome e ajudar na perda de peso em indivíduos com índice de massa corporal acima de 40 (obesidade mórbida). De acordo com a matéria, os primeiros resultados mostraram que a embolização arterial bariátrica é segura e parece efetiva ao ajudar os pacientes a perder quantidades significativas de peso em curto e médio prazos. Os potenciais benefícios da embolização bariátrica arterial são apresentados, utilizando-se o peso e a redução da fome como desfechos. Após a embolização, em média, os pacientes perderam 5,9% do peso em um mês; 9,5% em três meses, e 13,3% passados seis meses. Em duas semanas, um mês e três meses, respectivamente, os voluntários reportaram redução de fome de 81%, 59% e 26%. Os níveis de grelina foram medidos e sofreram uma queda de 17,5%. No entanto, especialistas alertam que quando ocorre a alteração da vascularização de um órgão, há uma série de efeitos colaterais possíveis, como formação de úlceras no estômago. Os custos de tratamento não foram apresentados, pois se trata de uma técnica ainda em teste e, portanto, ainda não disponibilizada no mercado brasileiro. De acordo com a matéria, essa técnica pode ser um coadjuvante da cirurgia bariátrica e uma alternativa para a abordagem multidisciplinar no tratamento da obesidade. A linguagem utilizada está clara e objetiva. As evidências científicas apresentadas são coerentes com o foco da matéria e não foram relatados possíveis conflitos de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Trinta por cento da população mundial está obesa e com o passar dos anos está ocorrendo o agravamento de uma epidemia associada a doenças graves, como diabetes, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Para tentar reverter os riscos, em grupos de indivíduos com índice de massa corporal acima de 40 (obesidade mórbida), pesquisadores estão desenvolvendo novas técnicas que visam à perda de peso duradoura. Alternativas mais seguras e efetivas na perda significativa de peso, em curto e médio prazos, são epidemiologicamente relevantes.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um nova técnica para reduzir a sensação de fome e ajudar na perda de peso – a embolização bariátrica arterial. De acordo com a matéria, os primeiros resultados mostraram que a embolização arterial bariátrica é segura e parece efetiva ao ajudar os pacientes a perder quantidades significativas de peso em curto e ou médio prazo.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação da embolização bariátrica arterial foi descrita para indivíduos com índice de massa corporal acima de 40 (obesidade mórbida). Foram apresentados, de forma adequada, dados internacionais que destacam a importância epidemiológica da obesidade no mundo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os potenciais benefícios da embolização bariátrica arterial foram apresentados, utilizando-se o peso e a redução da fome como desfechos. O benefícios foram descritos de forma isenta.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos da intervenção não foram apresentados, pois se trata de uma técnica ainda em fase experimental. Não há comparações de possíveis custos com as alternativas existentes ou o relato de outros custos adicionais à tecnologia.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A técnica não está disponibilizada no mercado brasileiro. Não há relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e da cobertura por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Houve o relato da existência de alternativas de tratamento para o tratamento da obesidade, como a cirurgia bariátrica. Comparado ao método tradicional, ela é significativamente menos invasiva e o tempo de recuperação é menor. Entretanto, ainda são necessários mais testes que contemplem um número maior de pacientes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
De acordo com um estudo realizado em sete pacientes, a técnica mostrou-se segura. Não houve relato da ocorrência de potenciais riscos/danos da embolização no estudo. Entretanto, especialistas alertam que quando ocorre a alteração da vascularização de um órgão, há uma série de efeitos colaterais possíveis, como formação de úlceras no estômago. Não foram apresentados a magnitude, a quantificação dos riscos/danos e os efeitos secundários.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Os dados epidemiológicos e os ensaios clínicos foram apresentados com a descrição da fonte. Não foi possível avaliar a qualidade destas fontes e possíveis conflitos de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. As evidências científicas apresentadas são claras e coerentes com o foco da matéria.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram apresentados dados do estudo científico, informando a referência e o número de pacientes, apesar de este ser pequeno. Não foram apresentados dados sobre o tempo de estudo. Foram relatadas as limitações do estudo, como o pequeno número de pacientes e os possíveis eventos adversos da nova técnica.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: A frase do título contém palavras que despertam a atenção do leitor e foram aparentemente escolhidas de forma estratégica: perda de peso e reduz sensação de fome.

INTERTÍTULO: Traz mais informações em relação à técnica chamada EMBOLIZAÇÃO. Alerta que o procedimento é ainda experimental e traz inovações em relação à técnica tradicional.

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: divulgação em revista científica internacional, agência de notícias ou fonte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que inclusive participou em entrevista na reportagem.

FONTE DE INFORMAÇÃO: Diretor do Programa Vascular e de Radiologia Intervencionista da Faculdade de Medicina Ichan e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

DEFINIÇÃO: Já nos primeiros parágrafos o texto explica qual a representatividade de obesos no mundo e o esforço para a criação de tratamentos que possam ajudar a reverter esse quadro. Traz também a informação de que um procedimento experimental minimamente invasivo está sendo desenvolvido (foco da reportagem, inclusive). Expõe de forma clara qual é a estratégia da técnica. Houve o relato da existência de alternativas de tratamento para o tratamento da obesidade, como a cirurgia bariátrica. Comparado ao método tradicional, a nova técnica apresentada na reportagem é bem menos invasiva e o tempo de recuperação é menor. Todavia, ainda são necessários mais testes para comprovar segurança do procedimento.

PUBLICIDADE/ INTERESSE COMERCIAL: Não há indícios de conflitos de interesse.

RECURSOS VISUAIS: Foram usados vários recursos visuais que ajudam o leitor a compreender com mais clareza as informações. Tem desenhos, gráficos, destaque para percentuais da evolução do tratamento.

CONCLUSÃO: A reportagem é clara e bem estruturada para compreensão do público leigo. Traz uma arte (infográfico) que contribui ainda mais para a compreensão da técnica e a evolução da mesma. Os critérios de noticiabilidade foram bem cumpridos nessa reportagem, houve apontamento das fontes de informação, mas não traz informação de quando e como a técnica poderá ser incorporada no Brasil e se será oferecida pelo SUS.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/embolização_bariátrica.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/06/embolização_bariátrica.jpgJessica BarretoEquipamentos e métodos para tratamentoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no Estado de Minas, apresenta a embolização bariátrica arterial, uma nova técnica experimental para reduzir a sensação de fome e ajudar na perda de peso em indivíduos com índice de massa corporal acima de 40 (obesidade mórbida). De acordo com a matéria, os primeiros resultados...A sua notícia revisada por especialistas