CCATES

Eficácia, efetividade, segurança e estimativa simplificada de impacto orçamentário de laronidase para mucopolissacaridose I

PTC 08/2018

Autores: Grazielle Machado, Vinícius de Andrade Oliveira, Isabela Maia Diniz, Juliana Alvares-Teodoro e Augusto Afonso Guerra Júnior.

RESUMO EXECUTIVO

Tecnologia:Laronidase 2,9 mg/5mL solução injetável.

Indicação:Terapia de reposição enzimática em pacientes com as formas Hurler e Hurler-Scheie da doença Mucopolissacaridose tipo I (MPSI) e pacientes com a forma Scheie que apresentam sintomas moderados a graves.

Caracterização da tecnologia:A Laronidase é uma enzima exógena que é absorvida pelos lisossomos, responsável pelo catabolismo dos glicosaminoglicanos (GAGS). A posologia recomendada é de 0,58 mg/kg (100 UI/kg) de peso corporal administrada uma vez por semana como infusão intravenosa durante três a quatro horas.

Pergunta: O uso da laronidase é eficaz e seguro para o tratamento de pacientes com MPS tipo I?

Busca e análise de evidências científicas:Foram pesquisadas as bases de dados The Cochrane Library, Medline (via Pubmed), LILACS e EMBASE. Também se buscou por avaliações de tecnologias em saúde (ATS) e guias terapêuticos em websites da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e de agências internacionais. Revisões sistemáticas, ensaios clínicos controlados randomizados, estudos observacionais e estudos econômicos que comparam a eficácia, efetividade e segurança da Laronidase com outras alternativas, inclusive placebo, foram incluídos. Após a realização da busca nas bases de dados, foram recuperados 1107 artigos (incluindo duplicatas). Três revisores independentes selecionaram 45 publicações para leitura na íntegra e, desses, apenas 7 estudos foram incluídos.

Resumo dos resultados dos estudos selecionados:Foram incluídas quatro revisões sistemáticas, um ensaio clínico randomizado, e duas coortes, uma prospectiva e outra histórica.Entre os desfechos considerados de maior relevância verificou-se benefício para funções respiratórias.Entre os de menor relevância, teste de caminhada de seis minutos, índice de apneia, excreção de GAGS e hepatomegalia, apresentaram resultados favoráveis para laronidase.Quanto ao perfil de segurança, foram observados eventos adversos, sendo mais comuns reações leves e relacionadas à infusão.Entre as limitações dos estudos encontram-se o pequeno número de pacientes, o tempo de acompanhamento e a avaliação principalmente de desfechos intermediários. No ECR houve um financiamento parcial do fabricante do medicamento.

Análise de impacto orçamentário: O custo do tratamento mensal foi calculado considerando-se as doses recomendadas pela bula do medicamento fornecida pelo fabricante durante o processo de registro na Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Preço Máximo de Venda ao Governo da Câmara de Regulação do Mercado Farmacêutico, também da ANVISA. A estimativa de impacto orçamentário decorrente da incorporação de laronidase no Sistema Único de Saúde está entre R$ 59.038.054,40 a R$ 74.365.242,60no primeiro ano de incorporação.

Recomendações:Recomenda-se que a incorporação da laronidase seja acompanhada do monitoramento da efetividade clínica da tecnologia, implementação de difusão de procedimentos diagnósticos que possibilitem o diagnóstico precoce e a avaliação do transplante de células-tronco hematopoiéticas para os pacientes com fenótipos mais graves.

 

Adicionar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.