CCATES

Eficácia e segurança de CPAP no tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono em pacientes com Síndrome de Down

PTC 01/2019

Autores: Ludmila Peres Gargano, Marina Morgado Garcia, Juliana Alvares Teodoro e Augusto Afonso Guerra Júnior.

RESUMO EXECUTIVO

Intensidade das recomendações: Fraca a favor da tecnologia.

Tecnologia: Aparelho de pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP).

Indicação: Tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono em pacientes com Síndrome de Down.

Caracterização das tecnologias: O CPAP é um aparelho que aplica uma pressão positiva nas vias aéreas para impedir o colapso destas estruturas e evitar o quadro de apneia obstrutiva. Normalmente, deve ser utilizado diariamente durante a noite. Os aparelhos de pressão positiva contínua das vias aéreas são eficazes e seguros para o tratamento da apneia obstrutiva do sono nos pacientes com Síndrome de Down?

Busca e análise de evidências científicas: Foram pesquisadas as bases de dados The Cochrane Library (via Bireme), Medline (via Pubmed) e LILACS. Revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados, ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle e estudos de coorte sobre a eficácia, efetividade e segurança dos CPAP no tratamento da apneia do sono em pacientes com Síndrome de Down. Os ensaios clínicos randomizados e as revisões sistemáticas foram avaliados segundo o sistema GRADE e os estudos observacionais segundo os parâmetros de Newcastle-Ottawa. Também buscou-se por avaliações de tecnologias em saúde (ATS) e guias terapêuticos em websites da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e de agências internacionais.

Resumo dos resultados dos estudos selecionados: Foram incluídos 4 estudos, sendo: 1 ensaio clínico randomizado e 3 estudos de coorte. Apenas um estudo forneceu dados sobre a segurança do paciente, relatando os efeitos adversos do uso dos aparelhos de CPAP como sendo leves e toleráveis. Os resultados de efetividade do tratamento foram favoráveis para os desfechos de Índice Apneia-Hipopneia, e troca gasosa noturna.

Recomendações: A gravidade da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, quando associada às comorbidades dos pacientes com Síndrome de Down, e a alta prevalência da SAOS entre estes, gera uma urgência em se disponibilizar tratamentos eficazes e seguros para o manejo da condição. Recomenda-se fracamente a inclusão dos aparelhos de CPAP no rol de tecnologias disponibilizadas pelo SUS para os pacientes com Síndrome de Down com diagnóstico da Síndrome da Apneia do Sono moderada a grave.

 

Adicionar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.