CCATES

Quanto vale uma vacina para dengue para o Brasil? Avaliação econômica do valor terapêutico de vacinas para a dengue em desenvolvimento no mundo

01/2015

INFORME DE PESQUISA

Autores: Isabella Piassi Godói, Augusto Afonso Guerra Júnior

CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS

A eficácia global da Vacina CYD-TDV de 57% para prevenção de infecções pelo vírus da dengue, obtida por meio de meta-análise realizada neste estudo, apesar de relevante, indica proteção ainda distante dos patamares de outras vacinas inseridas no Programa Nacional de Imunização, como a tríplice viral, que apresenta eficácia contra sarampo, rubéola e caxumba, de respectivamente, em 98%, 99,3% e 96,1% dos indivíduos vacinados.

No que tange a avaliação econômica, o projeto está em fase de construção do modelo econômico que possa subsidiar a tomada de decisão dos gestores, identificando, mensurando e valorando custos dos diferentes níveis de gestão do SUS com a Dengue para estimar o valor máximo a pagar por paciente em função dos resultados da meta-análise de eficácia e segurança. Por conseguinte estimar o impacto orçamentário da incorporação desta vacina para dengue no Brasil.

Publicações no prelo e em desenvolvimento neste projeto de pesquisa:

Artigos Científicos:

  1. “Dengue Vaccine Candidates: An Updated Systematic Review and Meta-Analysis of Efficacy and Safety” (no prelo).
  2. “Value-based* dengue vaccine pricing for the Brazilian National Health Service (SUS)”

Adicionar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.