Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
A reportagem apresenta o Renossonic Plus, um dispositivo de diagnóstico por ressonância magnética portátil. O protótipo do produto acaba de ser desenvolvido e será apresentado em um encontro científico internacional que acontecerá em Santiago, no Chile. A ideia é que o produto possa ser levado à casa do paciente ou mesmo que possibilite realizar o diagnóstico usando ângulos que não são possíveis com o método tradicional.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
Não há nenhuma descrição a respeito de quais condições clínicas o Renossonic Plus seria capaz de diagnosticar. Consequentemente, os dados referentes à ocorrência de tais condições clínicas não foram discutidos.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios não foram apresentados de forma clara, pois não se utilizou o desfecho normalmente adotado pela literatura científica para métodos diagnósticos – a capacidade do aparelho em gerar resultados verdadeiramente positivos (aqueles casos em que o paciente é diagnosticado com uma doença que de fato ele tem).
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos de implantação e realização do novo método disgnóstico não foram abordados. É importante ressaltar que, por se tratar de um protótipo, estimativas a respeito de seus custos poderiam ainda não estar disponíveis.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Embora a disponibilidade do produto no mercado brasileiro não tenha sido informada explicitamente, a matéria relatou que o novo método ainda demorará cerca de 30 anos até que esteja disponível para comercialização e uso. Logo, o Renossonic Plus não está disponível no SUS ou pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A reportagem discutiu as vantagens do Renossonic Plus frente aos métodos tradicionais de ressonância magnética, apresentando como vantagens a possibilidade de realização do exame no próprio consultório médico ou no domicílio do paciente. Outro ponto positivo seria o tempo de realização do exame: o Renossonic Plus seria capaz de executar o diagnóstico em segundos – o método atual demora cerca de 30 minutos.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não houve relatos nem mensuração dos riscos e efeitos secundários provocados pelo Renossonic Plus.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o Renossonic Plus foram obtidas por meio dos próprios pesquisadores que desenvolveram o produto. Conflitos de interesses que pudessem influenciar as informações apresentadas não foram identificados.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem adotada na reportagem, que apresentou as informações de maneira coerente e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de artigos científicos publicados referentes aos resultados do Renossonic Plus. Também não houve menção à realização de estudos com o produto. Consequentemente, não foram discutidas as limitações da evidência disponível.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título aponta para o foco da matéria, que foge um pouco a discussão da tecnologia desenvolvida, e centra no Encontro Fab Lab, onde a tecnologia foi apresentada.

INTERTÍTULO: Complementa o título, descrevendo quem são os universitários e o que apresentaram no encontro.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Não foi possível identificar, possivelmente nota de divulgação da Newton Paiva sobre o Encontro Fab Lab.

DEFINIÇÃO: A matéria descreve um novo dispositivo de exame, o Rennosonic Plus, um aparelho de ressonância magnética portátil. Ela aborda o objeto em torno de um evento mundial de ciência e tecnologia, o Encontro Fab Lab, onde outros inventos são mostrados e ideias, discutidas. O texto aborda o aparelho rapidamente, dando uma breve descrição de seu uso e como foi o desenvolvimento do dispositivo portátil.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação clara de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com Juliana Guedes Arvelos Barbosa, coordenadora da engenharia de produção da Newton Paiva, Geraldo Gustavo Xavier da Silva, coordenador do projeto

RECURSOS VISUAIS: Fotografia do protótipo do Rennosonic Plus.

CONCLUSÃO: A notícia mostra uma novidade tecnológica, mas discorre brevemente sobre ela, sem dar muitos detalhes de seu funcionamento, talvez por se tratar de um protótipo ainda não protegido por patente. Ela mostra como o aparelho é uma alternativa viável aos processos de ressonância magnética feitos hoje, com isso apontando opções de exames feitos e utilizados.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/02/adult-biology-chemical-chemist-356040-1024x683.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/02/adult-biology-chemical-chemist-356040-150x150.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para diagnósticoA sua notícia revisada por especialistas