Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Foi identificado um novo composto que poderá ser utilizado para o tratamento da malária. A molécula denominada TCMDC-135051, sintetizada pela empresa farmacêutica GSK, conseguiu inibir uma proteína essencial para o ciclo de vida de três espécies de parasitas causadores da malária, sendo duas delas em circulação no Brasil. A malária é transmitida pela picada de um mosquito infectado com os parasitas do gênero Plasmodium. Caso a tecnologia seja bem desenvolvida, ela poderá impedir a transmissão da doença para o mosquito vetor.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
De acordo com a matéria, os resultados do estudo abrem caminho para que um novo medicamento contra a doença seja desenvolvido. Desta forma, as indicações não estão claramente descritas.
Os dados epidemiológicos foram apresentados e destacam que, em 2018, foram documentados mais de 190 mil casos de pessoas infectadas pela malária no Brasil.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Como os testes foram realizados apenas in vitro e em animais, não se apresentaram, de forma clara, os benefícios do tratamento. Além disso, não foram utilizados os desfechos normalmente adotados pela literatura científica.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
O custo do tratamento não foi descrito na reportagem. Também não foi comparado o custo do novo procedimento com as alternativas existentes, além de não terem sido mencionados os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Antes do tratamento ser aprovado pela ANVISA é necessário que se realizem as próximas fases de um ensaio clínico. Não foi informado na matéria sobre a perspectiva de conclusão do estudo e do registro do novo medicamento na Anvisa. Consequentemente, não houve menção sobre a possível disponibilidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou por planos de saúde após a conclusão dos estudos.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Foi relatada a existência de alternativas à intervenção. As vantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens anteriores, de acordo com a matéria, estão relacionadas com a possibilidade da molécula eliminar o parasita, mas sem interferir nas proteínas do corpo humano. Não foi mencionado como o medicamento se enquadraria no âmbito das alternativas existentes já disponibilizadas para o tratamento da malária.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram descritos e nem quantificados os potenciais danos da intervenção e sua magnitude. Também não foram apresentados os efeitos secundários que poderiam ter impacto significado sobre a vida de um usuário da tecnologia.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação referentes ao estudo da molécula foram mencionadas. Não foi identificado conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
As referências do estudo realizado foram citadas. O estudo foi realizado apenas in vitro e em animais. As limitações das evidências apresentadas não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Aponta o que foi descoberto e para qual objetivo pode ser usado. O uso de “potencial” destaca que a tecnologia ainda não foi desenvolvida.

INTERTÍTULO: Não há.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: A matéria é de autoria da Agência Brasil, agência pública de notícias da EBC. Essa, por sua vez, teve contato com a pauta pela Agência FAPESP, responsável pela comunicação do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

DEFINIÇÃO: A notícia, baseada em uma matéria divulgada pela Agência FAPESP, trata de uma descoberta feita por um grupo internacional de pesquisadores sobre um novo composto e seu potencial para mudar o tratamento da malária no Brasil e no mundo. A seguir, em meio a texto corrido e falas de um dos pesquisadores, indica como os testes foram feitos, as vantagens de um possível medicamento feito a partir deste composto e informações sobre a doença em si. Um detalhe importante apontado na matéria é justamente a falta de interesse da indústria farmacêutica como um todo na erradicação da malária, principalmente pelo foco desta em doenças crônicas que necessitam de tratamento contínuo e, portanto, geram mais lucro.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: A molécula foi sintetizada pela empresa farmacêutica britânica GSK, a qual é referenciada logo no segundo parágrafo. Ao final do texto, indicam a rede à qual o grupo de pesquisadores faz parte – Structural Genomics Consortion, um consórcio internacional de universidades, governos e indústrias.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Paulo Godoi, um dos pesquisadores do Centro de Química Medicinal da Unicamp. Dados informados na matéria da FAPESP também foram utilizados.

RECURSOS VISUAIS: Foto do mosquito transmissor da malária.

CONCLUSÃO: O texto da EBC é completo e objetivo, com linguagem clara e que apresenta dados sólidos sobre os efeitos da malária e as estatísticas dessa no Brasil. As declarações do pesquisador incrementam o artigo não só pelo fato de ser uma fonte de autoridade no assunto como pelo seu próprio envolvimento na pesquisa – conferindo um caráter de apuração à notícia.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/mosquito-1016254_1280-1024x677.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/mosquito-1016254_1280-150x150.jpgLucas TôrresMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas