Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Foi discutida a recente disponibilização do Dupixent®, medicamento que contém o fármaco dupilumabe. A expectativa é que o novo medicamento possa reduzir a inflamação em quadros de dermatite atópica.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O medicamento está indicado para o tratamento da dermatite atópica nos pacientes que não podem utilizar ou não responderam bem às alternativas tradicionais de tratamento da doença. Foram apresentados dados epidemiológicos da doença no Brasil, com diferenciação da prevalência, de acordo com a faixa etária.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os dados dos benefícios do uso do Dupixent® foram apresentados de maneira superficial, sem relatos sobre a eficácia do produto ou qual o tempo médio para que os pacientes respondam ao tratamento. Desta forma, desfechos relevantes no contexto clínico da dermatite atópica não foram discutidos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da nova terapia ou de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi relatado que o produto já está disponível no país e que, para ter acesso, os pacientes devem contatar diretamente as distribuidoras de medicamentos, uma vez que ele não é comercializado em farmácias e drogarias convencionais, por ser um produto biológico. Não foram apresentadas informações do fornecimento do Dupixent® pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Corticoides, hidratantes e imunossupressores foram apresentados como alternativas terapêuticas ao uso do dupilumabe. As vantagens e desvantagens do novo tratamento frente a essas opções não foram discutidas. Foi relatado que esse é o primeiro tratamento que age nas inflamações que ocorrem nas camadas mais profundas da pele.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso do novo medicamento foram citados (reações à injeção e conjuntivite) mas não quantificados. Não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto significativo na vida de um usuário do Dupixent®.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o dupilumabe foram obtidas por meio de entrevistas com uma coordenadora de pesquisas da empresa que produz o medicamento. Dados sobre a doença foram obtidos com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Não foram identificados potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Embora tenham sido citadas informações de um artigo científico publicado na revista Journal of the American Academy of Dermatology, não houve descrição que permitisse identificar este artigo. Também não houve nenhuma discussão a respeito de estudos utilizando a nova tecnologia que envolvessem humanos. Além disso, as limitações da evidência científica disponível sobre o medicamento não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Título apresenta sem muitos detalhes o medicamento falado na matéria.

INTERTÍTULO: Intertítulo complementa o título trazendo dados epidemiológicos e complicações que a doença citada na manchete pode trazer ao paciente.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Release lançado à imprensa pela Comunicação da Sanofi.

DEFINIÇÃO: A notícia é um divulgação de release da farmacêutica desenvolvedora do Dupixent, medicamento para tratar dermatite atópica. Ao explicar o que é esse novo fármaco, ela acrescenta dados sobre a condição médica, mostrando o que é essa doença e quais complicações traz para a vida do paciente.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Conteúdo patrocinado pela farmacêutica.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, estudo publicado na revista Journal of the American Academy of Dermatology, dados da Ipsos com a Associação brasileira de Alergia e Imunologia e entrevista com Suely Goldflus, médica da Sanofi.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia de banco de imagem mostrando sinais da dermatite discorrida em matéria.

CONCLUSÃO: Mesmo tratando-se de conteúdo patrocinado, a notícia é completa e traz ao público uma condição médica pouco falada. Para isso, ela mostra um estudo realizado com pacientes da dermatite atópica, apontando as complicações de saúde e vida cotidiana de pacientes com essa doença.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/antibioticos.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/antibioticos.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas