Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
A matéria abordou um medicamento biossimilar, contendo o composto ativo trastuzumabe – o Herzuma. A expectativa, com esta nova opção terapêutica, é ampliar o acesso das pacientes aos medicamentos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do medicamento foi claramente descrita – tratamento de câncer de mama HER2+, em diferentes fases do tratamento. Os dados epidemiológicos da doença no Brasil foram adequadamente apresentados, destacando-se que houve recentemente um crescimento no número de casos entre pacientes mais jovens.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios proporcionados pelo uso do novo biossimilar de trastuzumabe não foram devidamente discutidos, não tendo sido apresentada a eficácia do medicamento, informação de grande relevância para o tratamento de doenças.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do novo tratamento nem de suas alternativas terapêuticas. Cabe ressaltar, entretanto, que informou-se que o produto ainda aguardava, ao momento da reportagem, um parecer da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para estabelecimento do seu preço máximo de venda no mercado brasileiro.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
O foco da reportagem foi sobre a recente aprovação do medicamento pela Anvisa. Contudo, não foram apresentadas informações sobre o possível fornecimento do medicamento pelo SUS ou pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
O Herceptin e o Zedora, outro biossimilar do trastuzumabe, foram apresentados como alternativas terapêuticas ao Herzuma. Não houve, todavia, comparação entre esses medicamentos. Contudo, cabe ressaltar que são medicamentos que possuem o mesmo composto ativo e, portanto, eficácia similar.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos da utilização do novo medicamento não foram citados nem quantificados. Além disso, não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Embora algumas informações tenham sido obtidas por meio de entrevista com o CEO da empresa responsável pela entrada do medicamento no mercado brasileiro, parte considerável das informações apresentadas na matéria não teve sua fonte descrita. Não foram utilizadas fontes independentes, nem identificados potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências disponíveis sobre a nova tecnologia. Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de artigos científicos publicados, nem houve menção a estudos realizados em humanos. Além disso, as limitações da evidência científica disponível sobre o novo medicamento não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Título que aponta para uma informação oficial e divulga corretamente o medicamento e para que se destina.

INTERTÍTULO: Intertítulo traz o nome do medicamento, sua origem, e qual sua ação, complementando a manchete.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota oficial publicada no Diário Oficial da União em 20 de maio de 2019.

DEFINIÇÃO: A reportagem traz uma divulgação oficial de aprovação do medicamento Herzuma, explicando sua função para terapia contra câncer de mama. Ela utiliza a origem do medicamento para explicar sobre fármacos biossimilares e ao final apresenta alguns dados sobre o câncer de mama no Brasil.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação clara de interesse comercial, apesar do entrevistado pertencer a empresa produtora do fármaco.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com Heraldo Marchezini, diretor da farmacêutica Biomm e dados do Ministério da Saúde.

RECURSOS VISUAIS: Imagem de banco de imagem ilustrando glândulas mamárias sendo atacadas pelo câncer.

CONCLUSÃO: A reportagem aproveitou a divulgação de nota oficial para complementar informações, trazendo ao público uma questão importante como o câncer mama. Para isso, mostrou terapias com outros medicamentos, explanando sobre o que são biossimilares e como a evolução de pesquisas com esse tipos de fármacos barateia o custo de intervenção médica. Quanto a entrevista, apesar de vir nas palavras da empresa desenvolvedora do medicamento, traz justamente essa informação da inovação de terapias por descoberta de medicamentos de ação similar. A reportagem tem informações pertinentes para o público que procura saber mais sobre terapias contra o câncer.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/03/medicamentos.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/03/medicamentos-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas