Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Apresentou-se um novo procedimento cirúrgico que utiliza radiofrequência para ablação de tumores. A expectativa é que a cirurgia possa ser uma alternativa para o tratamento de alguns tipos de câncer.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Relatou-se que o procedimento está indicado para a remoção de tumores no pâncreas. Os dados epidemiológicos da doença foram apresentados de maneira superficial, sem detalhes sobre sua incidência ou mortalidade, informações necessárias para avaliar a importância da terapia no contexto de saúde pública.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
A possibilidade de remoção do tumor em um órgão de difícil manipulação foi apresentada como o principal benefício da nova cirurgia. Entretanto, a taxa de sucesso do procedimento, desfecho muito importante no contexto clínico, não foi relatada.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da cirurgia ou de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Foi mencionado que o novo método deverá estar disponível entre 2020 e 2022, mas nada foi informado sobre seu possível fornecimento pelo SUS ou pelos convênios de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A quimioterapia foi apontada como uma das alternativas à realização do procedimento. Contudo, não foram apresentadas comparações entre essas opções, nem como a nova tecnologia se enquadraria no âmbito das alternativas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes da realização da cirurgia não foram citados nem quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o procedimento foram obtidas com um médico e uma paciente que realizaram o procedimento. Não foram utilizadas fontes independentes de informação, nem identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada apresentou as informações de maneira coerente e sem sensacionalismo.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados obtidos de artigos científicos publicados. Também não houve menção a estudos realizados em humanos, nem se discutiram as eventuais limitações das evidências disponíveis sobre a cirurgia.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Título chamativo, sem muitas explicações sobre o objeto da matéria.

INTERTÍTULO: Intertítulo explicativo, funciona como cabeça da matéria, trazendo dados sobre o câncer pancreático e sobre a nova cirurgia.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota divulgada pela comunicação do Hospital espanhol Vall d’Hebron via Twitter e divulgada ao mundo pela BBC News internacional.

DEFINIÇÃO: A matéria apresenta dados sobre o câncer de pâncreas, mostrando dados epidemiológicos da doença, as taxas de sobrevida de pacientes e as dificuldades de diagnóstico. Ela passa pelas alternativas de tratamento para o adenocarcinoma e explica como funciona a técnica, ao final introduz a paciente que passou pelo primeiro teste da nova técnica.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não indicação de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com Elizabeth Pando, cirurgiã do Hospital Vall d’Hebron; María José del Valle, paciente do procedimento; Rámon Charco, médico do Hospital Vall d’Hebron.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia tirada da conta do Twitter do Hospital Vall d’Henbron mostrando a paciente e os dois médicos, fotografia do procedimento onde a agulha é introduzida no paciente, fotografia de materiais cirúrgicos tiradas de banco de imagens e radiografia de um pâncreas tirada de um banco de imagens.

CONCLUSÃO: Apresentando os fatos que levam ao procedimento, a notícia mostra pontos importantes ao público sobre o câncer de pâncreas e que são necessários para introduzir a razão da nova técnica. A explicação sobre o procedimento em si é superficial, tomando apenas dois parágrafos, e logo volta-se para introdução da primeira paciente. A fala de María José é importante para a matéria, pois, com ela, mostra-se um ponto de vista do paciente e assim busca-se uma aproximação com o público. A matéria ainda ressalta que o procedimento já é utilizado para outros tipos de câncer e a fala do médico que realizou a cirurgia mostra que tal técnica pode ser implementada no futuro para tratar câncer pancreático.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/03/surgery-instruments-surgeons-operation-medical-1024x683.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/03/surgery-instruments-surgeons-operation-medical-150x150.jpgTúlio SarmentoProcedimentosA sua notícia revisada por especialistas