Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se uma nova vacina para prevenção da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV. A tecnologia ainda está em fase de testes e a expectativa é que se reduza em até 65% a propagação do vírus com a disponibilização da vacina.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
Não foram fornecidos muitos detalhes a respeito da população que poderia se beneficiar com o uso da nova vacina. Só foram apresentados dados epidemiológicos da incidência mundial da infecção pelo HIV, mas os números específicos para os casos ocorridos no Brasil não foram mencionados.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
A expectativa é que a incidência da infecção pelo HIV, ou seja, o número de novos casos, seja reduzida em cerca de 65%, com a utilização da vacina. Contudo, cabe ressaltar que essa é uma estimativa da efetividade do produto, que ainda não foi estabelecida, uma vez que a vacina ainda se encontra em fase de estudos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados custos da nova vacina ou das demais alternativas disponíveis para prevenção da infecção do vírus.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Informou-se que ainda não há previsão de disponibilidade da vacina para o público. Desta forma, não foram apresentados detalhes sobre o possível fornecimento do produto pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Apresentou-se a camisinha como alternativa à vacina para prevenção da infecção, informando que a utilização deste método não é realizada de maneira adequada e suficiente. Não se discutiram as possíveis desvantagens da vacina, nem como esta nova ferramenta se enquadraria nas opções para a prevenção da infecção pelo HIV.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso da vacina não foram descritos, nem quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários que podem ter impacto na vida dos indivíduos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As informações foram obtidas por meio de entrevistas com um pesquisador e especialista. Foram utilizadas fontes independentes de informação e não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada não é sensacionalista e apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre o produto.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de artigos científicos publicados. Os estudos com a nova vacina serão realizados com 3.800 participantes, durante cerca de quatro anos. Não se discutiram as eventuais limitações das evidências apresentadas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título é condizente com o corpo da matéria, apontando o quê e quando que serão discorridos em texto.

INTERTÍTULO: O intertítulo acrescenta uma prospecção ao que é falado em notícia.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Release da agência Efe no dia 23/07/2019

DEFINIÇÃO: A notícia trata uma explicação em palestra do epidemiologista Jorge Sánchez sobre a nova vacina em desenvolvimento para combater o HIV. Ao longo do texto são explicados, de acordo com as falas de Sánchez, como se iniciará a última fase de testes da vacina e como se dará a ação deste antígeno no corpo humano.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação clara de interesse comercial, apesar de tratar-se de um teste patrocinado por farmacêutica. Não é possível dizer que exista relação comercial entre o veículo e os testes da vacina.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Palestra dada pelo infectologista e epidemiologista Jorge Sánchez.

RECURSOS VISUAIS: Fotografia de banco de imagens ilustrando uma seringa de coletando sangue sem qualquer adição narrativa à notícia.

CONCLUSÃO: A matéria é bem explicativa sobre esta novidade, imunizante ao vírus HIV, tratando de explicar como ocorrem os testes para o desenvolvimento da vacina. Embora o HIV seja uma doença conhecida amplamente pelo público, e algumas informações adicionais sobre os cuidados que a população deve ter com a Aids sejam mencionados ao final, ela poderia trazer dados de infecção do HIV para mostrar ao público as razões para o desenvolvimento dessa vacina.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/vacina.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/vacina.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas