Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Apresentou-se uma nova cirurgia que foi realizada no Brasil para correção de problemas do feto ainda no útero da gestante. A expectativa é que o procedimento seja capaz de tratar a gastrosquise de maneira precoce.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Foi relatado que a cirurgia é capaz de tratar a gastrosquise em fetos, condição em que o intestino dos fetos fica exposto ao líquido amniótico, favorecendo a ocorrência de infecções. Todavia, não foram apresentados os dados da ocorrência de gastrosquise que justifiquem a indicação da cirurgia.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Relatou-se que o principal benefício obtido com a cirurgia é a possibilidade da gestação acontecer no tempo normal, o que não era possível sem a cirurgia, já que os médicos induziam um parto prematuro para a correção do problema. Todavia, não foram apresentados dados relevantes , como a taxa de sucesso obtida com o procedimento, necessários para se avaliar o real beneficio da nova cirurgia.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos reais ou adicionais do novo procedimento ou das atuais alternativas terapêuticas não foram mencionados.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi informado se esse tipo de procedimento está disponível no SUS ou por meio de planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Relatou-se que a principal vantagem da nova cirurgia frente à atual abordagem é excluir a necessidade de indução de parto prematuro, o que permite que a amamentação do neonato seja realizada sem maiores problemas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram mencionados ou quantificados os riscos reais ou potenciais do novo procedimento. Também não foram apresentados efeitos que possam ter menor impacto na vida do feto ou da gestante. Seria fundamental que estes pontos tivessem sido abordados na matéria, uma vez que se trata de um procedimento invasivo, que ocorre durante a gestação.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o novo procedimento foram obtidas diretamente com o corpo clínico envolvido em sua realização. Não foram utilizadas fontes independentes de informação, nem identificados os potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada não foi sensacionalista e apresentou as informações de maneira coerente com as informações disponíveis sobre o procedimento.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram referenciados artigos científicos publicados sobre o uso da nova técnica cirúrgica. Também não foi informado se houve a realização de algum estudo em humanos avaliando o procedimento em questão. Consequentemente, não foram discutidas as eventuais limitações das evidências disponíveis sobre a cirurgia.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título é correto, apesar de vago e superficial, funcionando como uma chamada ao público.

INTERTÍTULO: O intertítulo apenas acrescenta o local onde foi realizado o procedimento e repete o que foi dito no título.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia veiculada pela Comunicação do Hospital da Criança e Maternidade em São José do Rio Preto – SP no dia 17/06/2019, que circulou em diversos meios.

DEFINIÇÃO: A matéria é explicativa sobre o procedimento para corrigir gastrosquise em fetos. Ao longo da reportagem são explicados em pontos o que é a condição médica, como é realizado o novo procedimento, e por quem, são explanados os procedimentos antigos e quais as vantagens deste novo perante eles. No encerramento, a matéria acrescenta que a equipe médica estuda utilizar o procedimento para corrigir outros problemas em fetos ainda dentro da barriga da mãe.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação clara de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com médica Denise Lapa

RECURSOS VISUAIS: Imagens da cirurgia realizada, animações gráficas explicando o que é gastrosquise e como é realizado o procedimento cirúrgico e imagens da entrevistada.

CONCLUSÃO: A reportagem traz boa explicação sobre o que é gastrosquise e como é realizado esse procedimento cirúrgico inédito no Brasil de cirurgia fetal. Embora não apresente dados epidemiológicos da gastrosquise, ela chama a atenção do público para a condição, para as alternativas utilizadas pelos profissionais da saúde, e para que o público fique atento ao procedimento, até para que sejam feitos os exames pré-natal corretamente.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/baby-18937_1920-683x1024.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/baby-18937_1920-150x150.jpgTúlio SarmentoProcedimentosA sua notícia revisada por especialistas