Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Não se trata de um novo produto, mas sim de uma nova conduta clínica que pode melhorar a circulação sanguínea em pacientes diabéticos e, consequentemente, evitar amputações de membros.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Foi apresentada uma nova técnica que utiliza células-tronco em pacientes diabéticos que se encontram sob risco de amputação de membros. Foram também apresentados os dados sobre a ocorrência de amputações de membros no Brasil.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os resultados da utilização desta nova técnica foram apresentados de maneira muito superficial e os benefícios foram descritos de maneira subjetiva. Não ficaram claros os reais benefícios da técnica na correção da circulação sanguínea em membros periféricos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram detalhados os custos do novo procedimento, nem os custos da atual conduta clínica alternativa, embora se alegue uma possível redução de custos ao governo com a esperada recuperação do paciente.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Por não se tratar de um produto, não há dados sobre seu registro na Anvisa. Não foi abordada a cobertura do novo procedimento pelo SUS ou pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas informações sobre a conduta clínica atual em casos de possível amputação de membros, decorrente de complicações da diabetes. Desta forma, não se discutiram as vantagens ou desvantagens da nova técnica em comparação com as abordagens existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não houve menção sobre os riscos decorrentes deste novo procedimento a curto ou longo prazo.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
A reportagem obteve as informações a respeito do novo procedimento diretamente com o corpo clínico do hospital. Não foram abordados possíveis conflitos de interesse nem foi identificado o uso de fontes independentes de informação.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Apesar da ausência de algumas informações importantes, a linguagem utilizada foi clara, sem sensacionalismo.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foi descrita a realização de estudos que levaram ao desenvolvimento deste novo procedimento, nem referenciados estudos científicos publicados. As limitações da evidência cientifica disponível não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: A manchete traz, corretamente, o que é discutido na reportagem, sem levar o leitor a conclusões erradas sobre a terapia.

INTERTÍTULO: O intertítulo diz o mesmo que a manchete, apenas acrescentando que de onde são as pesquisas que geraram a terapia.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia lançada pelo Cedecom/UFMG no dia 20/08/2019.

DEFINIÇÃO: A reportagem tem seu foco na apresentação do resultado dos estudos e das primeiras cirurgias com as células-tronco para revascularização de membros. Ela limita-se a falar sobre os resultados positivos da pesquisa, sem levantar outras questões ou sequer mostrar dados sobre a diabetes que confirmem a necessidade deste tratamento novo.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações claras de interesse comercial.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com Lara Navarro Minchillo, pesquisadora UFMG; Túlio Navarro, professor da UFMG; Marco Skov, voluntário da pesquisa.

RECURSOS VISUAIS: Imagens de transição e imagens dos entrevistados.

CONCLUSÃO: A matéria mostra uma novidade em tratamentos de diabetes, especificamente para casos de amputação, e indica para quem são destinadas as tais células-tronco. Porém, não apresenta claramente quais são os benefícios desse procedimento inovador, nem se há riscos para a intervenção, ou quais são as alternativas a terapia apresentada em notícia. Contudo, a reportagem ressalta que trata-se de uma pesquisa, embora os resultados sejam promissores como se nota nela.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/diabetes-2.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/diabetes-2-150x150.jpgTúlio SarmentoProcedimentosA sua notícia revisada por especialistas