Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se um dispositivo para a administração de todos os comprimidos necessários para o tratamento da tuberculose. A expectativa é que a nova tecnologia corrija alguns problemas comuns no tratamento, como a baixa adesão e abandono da terapia.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do dispositivo foi claramente descrita – tratamento de tuberculose. Foram apresentados os dados sobre a incidência da doença, sua mortalidade e a taxa de não adesão ao tratamento convencional.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios não foram apresentados de maneira clara. Relatou-se o sucesso na implantação do dispositivo em animais. Entretanto, a melhora da efetividade do medicamento, decorrente da melhor adesão ao tratamento, não foi informada.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não houve descrição a respeito dos custos da utilização deste novo dispositivo para administração de comprimidos.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Informou-se que não há prazo para que a nova tecnologia chegue ao mercado. Até o momento, o dispositivo só foi testado em animais.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram mencionadas alternativas a este novo dispositivo, atualmente disponíveis. Desta forma, não houve comparação entre a nova tecnologia e eventuais alternativas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foi relatado nenhum risco decorrente do uso deste dispositivo. Devido ao fato de ainda não ter sido testado em humanos, é possível que os riscos e possíveis eventos adversos ainda não tenham sido mensurados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre a nova técnica foram obtidas a partir de entrevistas com médicos especialistas. Não foram descritos os possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada não é sensacionalista e apresentou as características do dispositivo de maneira objetiva, ressaltando que ele ainda encontra-se em fase de testes.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foi relatado se os resultados apresentados foram retirados de algum artigo científico publicado. Informou-se que os estudos disponíveis até o momento foram realizados apenas em animais. Não foram discutidas as possíveis limitações dos estudos e das evidencias cientificas disponíveis a respeito da nova tecnologia.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título mostra que um novo dispositivo colocado dentro do estômago libera doses de medicação necessárias para tratar a tuberculose.

INTERTÍTULO: Traz um dado de realidade, de que o abandono do tratamento é uma das principais causas de morte por essa doença que tem cura.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia publicada no dia 13/03/2019 no MIT News, portal de notícias do MIT.

DEFINIÇÃO: A reportagem traz de início dados epidemiológicos da tuberculose, os tratamentos e abandono deles. Com isso, marca a importância do acompanhamento de medicamento por longos período, tudo isso para mostrar que uma nova tecnologia desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts pretende melhorar a adesão a tratamentos de longo prazo.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações claras de interesse comercial ou publicitário do veículo sobre o “colar de medicamentos”.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com Eduardo Antunes, ex-paciente de Tuberculose, com a médica do SUS, Rafaela Menezes, e com o pneumologista, Roberto Targa.

RECURSOS VISUAIS: Imagens de transição de hospitais e medicamentos, imagem dos entrevistados, ilustrações animadas mostrando o funcionamento do dispositivo.

CONCLUSÃO: A reportagem é completa, traz dados epidemiológicos tanto da doença, quanto do tratamento e o interrupção dele, e utiliza isso como gancho para mostrar o novo dispositivo interno desenvolvido no MIT. Ao longo da reportagem, fica clara a preocupação de órgãos de saúde com o abandono ao tratamento e como são desenvolvidas técnicas para melhorar a adesão aos medicamentos. Além disso, a matéria mostra que o novo colar de medicamentos pode vir a ser usado para outras doenças crônicas, como malária, HIV, hepatites B e C; ou seja, mostra que são outras doenças nas quais a adesão e prevalência do tratamento são importantes.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/01/6922458949_23846ea1c1_c.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/01/6922458949_23846ea1c1_c-150x150.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para tratamentoA sua notícia revisada por especialistas