Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se a trabeculoplastia, uma técnica com laser que pode retardar o uso de colírios em pacientes com glaucoma. A intervenção apresenta uma nova indicação terapêutica para os pacientes que possuem o diagnóstico bem definido. Além disso, a intervenção pode ser aplicada para melhorar os sintomas da doença e evitar o uso de colírios.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
As indicações não foram claramente descritas pois, de acordo com a opinião do especialista entrevistado, é necessário avaliar o paciente com glaucoma para saber se ele se beneficiará com o tratamento. Os dados epidemiológicos de prevalência e incidência da doença foram apresentados, justificando assim a indicação da intervenção.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios foram apresentados de forma clara, destacando-se tratar de um procedimento ambulatorial, que tem efeito de um a dois anos e pode adiar a utilização diária do colírio. Os benefícios foram apresentados de forma isenta, sem exaltar dados pouco representativos. Entretanto, não se utilizaram os desfechos normalmente descritos pela literatura científica para a doença.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
O custo do tratamento não foi descrito na reportagem. Também não foi comparado o custo do novo procedimento com as alternativas existentes para o tratamento da doença. Além disso, não foram mencionados os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi informado na matéria que a técnica existe desde 1990, já estando assim disponível no mercado brasileiro. Porém, não foi informada a disponibilidade do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou o fornecimento por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Foi relatado na matéria que os colírios são as alternativas existentes à intervenção. Foi discutido como a nova intervenção se enquadra no âmbito das alternativas existentes. Com a trabeculoplastia, a utilização dos colírios pode ser adiada, sendo que os colírios podem apresentar efeitos adversos. Já a desvantagem da tecnologia relaciona-se com a efetividade, que fica entre 60% e 70%.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram descritos e nem quantificados os potenciais danos da intervenção e sua respectiva magnitude. Não foram apresentados os efeitos secundários que poderiam ter impacto significado sobre a vida de um usuário da tecnologia.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação utilizadas durante a elaboração do conteúdo da matéria foram descritas. Não foi identificado conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Informou-se na reportagem que o estudo foi publicado na revista científica \”The Lancet\”. No entanto, não foi descrito se o estudo foi realizado numa amostra significativa de pessoas e nem o tempo do estudo foi descrito. As limitações da evidência disponível sobre a tecnologia não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Uma tecnologia de premissa já conhecida – no caso, o laser – se apresenta agora não como forma alternativa de tratamento, mas como possível primeira opção.

INTERTÍTULO: Indica uma das vantagens da tecnologia e o fato da doença ter de ser controlada e não curada.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: 63ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizada uma semana antes.

DEFINIÇÃO: O texto utiliza o gancho do Congresso Brasileiro de Oftalmologia para que Mariza Tavares, jornalista que escreve sobre “buscar uma maturidade prazerosa e cheia de vitalidade”, aborde uma alternativa para o tratamento do glaucoma, doença que afeta principalmente pessoas acima de 35 e 40 anos – e, portanto, está no interesse do seu público-alvo.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não aparente.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Cristiano Caixeta, diretor do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e artigo publicado na revista científica “The Lancet”

RECURSOS VISUAIS: Foto do médico entrevistado, creditada à divulgação do Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

CONCLUSÃO: O texto, embora curto, é informativo e didático sobre a doença, seu tratamento atual e o possível novo uso do laser. A ausência de fontes fora o envolvido no estudo segue o formato de entrevista para uma coluna, e cumpre o papel proposto.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/eye-1132249_1920-1024x989.pnghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/eye-1132249_1920-150x150.pngLucas TôrresEquipamentos e métodos para tratamentoA sua notícia revisada por especialistas