Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi apresentada uma nova técnica para ablação de tumores por meio de micro-ondas. Espera-se que a disponibilização de mais uma alternativa para o tratamento do câncer possa aumentar o sucesso no tratamento da doença.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O novo método de remoção de tumores está indicado para o tratamento dos cânceres de pulmão, fígado, rim e ossos. Contudo, não foram apresentados dados epidemiológicos sobre essas doenças.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Um dos principais benefícios da nova terapia é o fato de se tratar de um procedimento pouco invasivo, o que pode reduzir os impactos da ablação do tumor nos pacientes. Entretanto, não foi apresentada a taxa de sucesso da técnica, isto é, o percentual de pacientes que alcançam a remissão da doença. Este seria uma desfecho de grande relevância ao se discutir uma nova tecnologia para o tratamento do câncer.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do novo tratamento ou das alternativas terapêuticas atualmente disponíveis.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi informado se a nova técnica já está disponível no país. Também não se abordou o possível financiamento pelo SUS ou pelos convênios de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não houve apresentação direta de alternativas à técnica de ablação por micro-ondas. Foi relatado apenas o caso de uma paciente que, antes de utilizar o novo procedimento, havia realizado sessões de quimioterapia. Relatou-se que uma grande vantagem da nova tecnologia é o fato de ser pouco invasiva e de rápida realização. Não foram apontadas desvantagens do novo método.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Informou-se que o novo procedimento pode causar alguns danos, dependendo do órgão onde será realizado; por exemplo, a nova técnica pode levar a lesões biliares se realizada em porções centrais do fígado. Contudo, esses riscos não foram quantificados, nem foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre a tecnologia foram obtidas por meio de entrevistas com especialista e com a primeira paciente a realizar o procedimento no Brasil. Não foram utilizadas fontes independentes de informação nem identificados os possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de artigos científicos publicados, nem foram abordados estudos realizados em humanos. Também não foram discutidas as eventuais limitações das evidências científicas disponíveis sobre a nova intervenção.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Indica qual a tecnologia, com ênfase no fato de que é inédita no Brasil.

INTERTÍTULO: Aponta para quais tratamentos a técnica é indicada e as suas vantagens.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Um dia antes, foi publicado no blog “Cadê a Cura?”, da Folha de São Paulo, um texto sobre a técnica. Também há a possibilidade de um release da própria Faculdade de Medicina da USP.

DEFINIÇÃO: A reportagem apresenta as vantagens do tratamento, suas indicações e contraindicações e falas de médicos especialistas. Há um destaque na história da primeira paciente tratada com as micro-ondas pelo Icesp, Alba Cristina, que luta contra o câncer desde 2014.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Divulgação da Faculdade de Medicina de São Paulo e do Hospital Sírio-Libanês, citado na reportagem como um dos que fazem o procedimento.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Marcos Menezes, coordenador-chefe do Serviço de Radiologia do Icesp e presidente da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice); Alba Cristina do Nascimento, primeira paciente a ser submetida à nova técnica; Cesar Nomura, Superintendente da Medicina Diagnóstica do Hospital Sírio-Libanês.

RECURSOS VISUAIS: Foto do procedimento sendo executado.

CONCLUSÃO: O texto balanceia bem a explicação técnica, como o funcionamento e aplicação das micro-ondas, com a narrativa “humana” da trajetória da paciente – um aspecto que muitas vezes acaba por cair no sentimentalismo, mas que aqui foi parte importante da matéria. A comparação com outros métodos, especialmente alinhada ao objetivo do uso das micro-ondas e seu potencial, foi bem abordada pelas duas fontes.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/MarcaMediaDoctor2_300_3.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/MarcaMediaDoctor2_300_3.jpgTúlio SarmentoDispositivo MédicoA sua notícia revisada por especialistas