Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
A matéria veiculada no site da Folha de São Paulo relatou que, por acaso, cientistas americanos descobriram um coquetel do rejuvenescimento. O coquetel é composto de medicamentos já disponíveis no mercado, sendo eles o Hormônio do Crescimento, Metformina e a Desidroepiandrosterona. De acordo com a reportagem, a principal chave para obtenção do efeito é o sinergismo, que é quando o efeito de dois ou mais medicamentos combinados é maior que a soma dos efeitos de cada medicamento individualmente. A intervenção apresenta uma nova indicação preventiva, podendo ser aplicada para combater os efeitos de doenças relacionadas à idade.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
As indicações não foram claramente descritas. Não se apresentaram dados epidemiológicos que justifiquem a indicação da nova tecnologia.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios foram apresentados parcialmente. De acordo com a reportagem, os participantes da pesquisa perderam em média dois anos e meio em suas idades biológicas. Utilizaram-se desfechos normalmente adotados pela literatura para o tratamento do envelhecimento celular. Na matéria, apresentaram-se os benefícios de forma isenta, sem exaltar dados pouco representativos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram descritos os custos reais ou prováveis da intervenção nem os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção. Não foi comparado o custo do novo procedimento com as alternativas existentes.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Dados sobre a disponibilidade do coquetel de medicamentos no mercado brasileiro não foram apresentados. Além disso, não foi informado sobre o financiamento do produto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou fornecimento por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foi relatada a existência de alternativas à intervenção. Consequentemente, não foram discutidas as vantagens/desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes, nem como a nova intervenção se enquadraria no âmbito das alternativas existentes e já disponibilizadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os potenciais danos descritos relacionam-se com um possível aumento de um mitógeno, o IGF-1, que poderia exacerbar possíveis focos de câncer ou pré-câncer de próstata. Não se quantificaram os riscos ou potenciais danos relacionados ao uso do medicamento. Na reportagem, não foram apresentados os efeitos secundários que poderiam ter impacto significado sobre a vida de um usuário da tecnologia.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação foram adequadamente descritas. Não foi identificado conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foram apresentados os dados do estudo científico Thymus Regeneration, Immunorestoration, and Insulin Mitigation (TRIIM), realizado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. O estudo foi realizado em nove voluntários, acompanhados por um período de um ano. As limitações da evidência não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título é coerente com o texto e funciona como uma chamada de curiosidade para a leitura, descrevendo que os pesquisadores buscavam por um resultado e acabaram encontrando um diferente no caminho.

INTERTÍTULO: Não tem.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia na revista científica britânica Nature.

DEFINIÇÃO: A notícia faz a apresentação daquilo que foi divulgado pela revista Nature, a descoberta eventual envolvendo um coquetel de medicamentos para tratar outra condição médica explicada nela. A descoberta fica clara no decorrer do texto, entretanto, se utilizam muitos termos e denominações científicas que não são claramente explicados, porém não atrapalha o entendimento geral da descoberta dentro da notícia.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação de interesse comercial entre o veículo e a descoberta divulgada.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Steve Horvath, professor da UCLA, em entrevista para a Nature.

RECURSOS VISUAIS: Foto de compridos tirada de banco de imagens sem funções específicas para a narrativa.

CONCLUSÃO: A notícia é pautada no inesperado, o caso da descoberta que ocorreu enquanto pesquisadores buscavam um tratamento para restaurar tecidos da glândula timo e acabaram por descobrir que o coquetel utilizado tem outras funções. Ela é direta e traduz o que foi descrito pela revista Nature sobre a descoberta do cientistas da Universidade da Califórnia. Por se tratar de divulgação científica, ainda não há dados comprovados sobre a eficácia, indicações e custos deste futuro tratamento, mas é especulado que pode vir a ser uma medida preventiva para doenças relacionadas à velhice.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso3.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso3.jpgLucas TôrresMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas