Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
A matéria, veiculada no site da Folha de São Paulo, relata que o alcoolismo e o Alzheimer entraram na mira dos tratamentos psicodélicos, constituídos pelo uso de substâncias capazes de induzir estados alterados de consciência. As substâncias psicodélicas poderão se enquadrar em uma nova indicação terapêutica, pois a intervenção pode ser potencialmente aplicada para melhorar os sintomas das doenças mencionadas.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
As indicações não foram claramente descritas. Adicionalmente, não foram apresentados os dados epidemiológicos que justifiquem a indicação dos tratamentos psicodélicos.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios, que incluem ausência de recaídas dos dependentes de álcool, foram apresentados. Utilizaram-se os desfechos normalmente adotados pela literatura para o alcoolismo; no entanto, em relação à doença de Alzheimer, os estudos são muito preliminares e não englobam desfechos normalmente utilizados. Os benefícios foram apresentados de forma isenta, sem exaltar dados poucos representativos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos reais ou prováveis da intervenção não foram apresentados. Consequentemente, o custo do novo procedimento não foi comparado com as alternativas existentes. Além disso, não se mencionaram os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados sobre a disponibilidade dos tratamentos com substâncias psicodélicas no mercado brasileiro. Além disso, não foi informado sobre o possível financiamento deste tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Foi relatada a existência de outros tratamentos para o alcoolismo, sem descrevê-los. Não foram discutidas as vantagens/desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes. Também não se abordou como a nova intervenção se enquadraria no âmbito das alternativas existentes e já disponibilizadas para as referidas doenças.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais danos da intervenção não foram descritos. Consequentemente, os riscos não foram quantificados. Os efeitos secundários que poderiam ter um impacto significativo sobre a vida de um usuário da tecnologia não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação utilizadas para a elaboração da matéria foram descritas. Não foi identificado conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foram relatados os dados apresentados na conferência sobre substâncias psicodélicas, denominada de \”Breaking Convention\”. O estudo que avaliou a eficácia da Metilenodioximetanfetamina (MDMA) foi realizado em um pequeno grupo de pessoas (11 pacientes), acompanhados por nove meses. Não se discutiram as limitações da evidência cientifica disponível.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título traz corretamente o que é apresentado na notícia, onde se discorre sobre apresentações de conferências sobre terapias com psicoativos para algumas doenças, entre elas alcoolismo e Alzheimer.

INTERTÍTULO: O intertítulo é direto ao explicar o local e as substâncias discutidas e abordadas por palestrantes nessa conferência.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia da FOLHAPRESS.

DEFINIÇÃO: A notícia se trata de uma descrição das discussões apresentadas na conferência Breaking Convention. São discorridas pelo texto as descobertas acerca do uso de substâncias psicodélicas para tratamento de certas doenças, sem aprofundamento maior nas condições médicas.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações claras de interesse comercial por parte do veículo e as pesquisas descritas.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Falas retiradas das palestras de Ben Sessa e Leor Roseman, do Centro para Pesquisa Psicodélica do Imperial College, e Steven Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RECURSOS VISUAIS: Fotografias do ritual de preparação e ministração do Daime e do neurocientista Stevens Rehen em sua palestra.

CONCLUSÃO: A notícia da Folha utilizou o as discussões da palestras de Breaking Convention, onde pesquisadores do mundo se reúnem para mostrar os efeitos e usos de substâncias psicodélicas, para levantar questões sobre o uso dessas substâncias em nossa sociedade. Embora não se aprofunde nas condições médicas descritas e discutidas nas palestras mostradas no texto, a reportagem tenta desmistificar muitos dos estigmas que algumas substâncias têm em nossa sociedade. Ao final se utilizou das falas de um dos pesquisadores para apontar a precarização que a ciência brasileira vem sofrendo nos últimos anos.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/01/6922458949_23846ea1c1_c.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/01/6922458949_23846ea1c1_c-150x150.jpgLucas TôrresMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas