Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
A matéria publicada no site do Estadão, na coluna de Saúde, relata que a utilização de Lítio estabiliza memória de idosos com Alzheimer. A intervenção apresenta uma indicação preventiva pois, de acordo com a matéria, um dos fatores relacionados ao surgimento de doenças neurodegenerativas é o envelhecimento celular. A intervenção pode ser potencialmente aplicada para proteger o cérebro de idosos saudáveis.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
A indicação do medicamento não foi claramente descrita. Foi realizada uma pesquisa em idosos que possuem Alzheimer, mas outros estudos são necessários para entender quais são os agentes protetores do cérebro de idosos saudáveis. Não foram apresentados os dados epidemiológicos que justifiquem a indicação da intervenção.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios foram apresentados parcialmente, sendo que os resultados divulgados correspondem aos estudos iniciais, pois a pesquisa ainda está em andamento. Os benefícios apresentados na reportagem foram relatados de forma isenta, sem exaltar dados poucos representativos. Entretanto, não se utilizaram os desfechos normalmente adotados pela literatura científica, como, por exemplo, a taxa de sobrevida em cinco anos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
O custo real ou provável do tratamento não foi apresentado. Também não foi comparado o custo do novo tratamento com as alternativas existentes, além de não terem sido mencionados os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
O lítio é um medicamento disponível no mercado brasileiro, possui registro na Anvisa e é indicado para transtorno bipolar. Na matéria não foi informado sobre a sua disponibilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou fornecimento por planos de saúde, para a prevenção do envelhecimento cerebral.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foi relatada a existência de alternativas à intervenção, nem como o medicamento se enquadraria no âmbito das alternativas existentes já disponibilizadas. As vantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens anteriores também não foram citadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os danos reais ou potenciais da intervenção e sua magnitude não foram descritos nem quantificados. Além disso, não foram apresentados os efeitos secundários que poderiam ter impacto significado sobre a vida de um usuário da tecnologia.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação referentes ao estudo foram mencionadas. Não foi identificado conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Apresentaram-se os dados de um estudo científico, realizado com um grupo de pacientes, durante um ano e meio. O número de pessoas envolvidas no estudo não foi descrito. As limitações das evidências apresentadas não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título traz corretamente os resultados do estudo observados ao longo da notícia.

INTERTÍTULO: O intertítulo completa a ideia da manchete apontando outras fases de testes com Lítio feitos desde células em laboratório até cérebros de cobaias, dizendo que de acordo com o estudo o metal alcalino atrasa o envelhecimento de células.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia divulgada pela Agência Fapesp.

DEFINIÇÃO: A matéria é uma divulgação de nota de outra instituição e mostra as descobertas dos estudos conduzidos pela professora Tânia Viel, da Universidade de São Paulo.
A apresentação tratou de mostrar como são conduzidos os estudos e suas etapas de testes para o uso do lítio no retardamento do envelhecimento celular.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações de interesse comercial por parte do veículo e os estudos descritos na notícia.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Tânia Viel, professora da EACH-USP, em palestra na Reunião Anual da FeSBE 2019.

RECURSOS VISUAIS: Foto de idosos sentados numa praça.

CONCLUSÃO: A matéria é uma divulgação das descobertas apresentadas em palestra sobre o uso do metal lítio para atrasar o envelhecimento celular. Mostrando as etapas de estudos e observações da pesquisadora envolvida no projeto, trouxe novas informações sobre o combate a doenças neurodegenerativas, como é o caso do Alzheimer. A explicação é clara e traz para o público como são conduzidos certos estudos e quais são as prospecções dos usos de certos medicamentos para tratar outras doenças. Embora não traga mais informações sobre a condição médica e as indicações para os tipos de pacientes contemplados pelo tratamento, a matéria aponta ao final que trata-se de um estudo em progresso e que mais pesquisas e ensaios serão necessários.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso.jpgLucas TôrresMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas