Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Discutiu-se sobre um método diagnóstico que utiliza amostras do sangue do paciente para detecção de indicadores relacionados à fibromialgia. Não ficou claro se a nova tecnologia apresentada está protegida por patente. Se comprovado seu bom desempenho, esta seria uma das primeiras opções para diagnosticar a doença.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do novo exame foi claramente descrita e destina-se à detecção de fibromialgia. Foram apresentados alguns dados epidemiológicos sobre a doença e o número de indivíduos afetados no Brasil e no mundo – 3% e 8%, respectivamente.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios não foram apresentados de forma clara. Embora tenha sido alegado que há maior precisão com o novo método, os dados que justifiquem essa afirmativa não foram demonstrados. Dados da sensibilidade e especificidade do método, que indicam sua capacidade em realizar o diagnóstico corretamente, não foram apresentados.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não se discutiram os custos do novo exame, nem de suas alternativas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi abordada a existência de registro do exame na Anvisa. Também não se discutiu sobre o fornecimento do exame pelo SUS ou pelos planos de saúde. Contudo, é importante ressaltar que foi mencionado que o método diagnóstico só deverá estar disponível em cerca de cinco anos (não necessariamente no Brasil).
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas alternativas para o diagnóstico de fibromialgia. Consequentemente, não se discutiram vantagens e desvantagens entre os métodos ou como a nova alternativa se enquadraria no âmbito das opções disponíveis.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os riscos decorrentes da nova intervenção ou os efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida do paciente.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações foram obtidas em um artigo científico sobre o novo método e por meio de entrevistas com um pesquisador. Entretanto, não foram utilizadas fontes independentes de informação, nem identificados potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
De um modo geral, a linguagem utilizada não foi sensacionalista e apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Satisfatória
Foram apresentadas informações obtidas em um artigo científico publicado que foi devidamente referenciado. O estudo contou com 121 participantes, dos quais 50 haviam sido previamente diagnosticados com fibromialgia. As limitações da evidência científica disponível sobre o produto não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título traz de maneira direta o que é mostrado na notícia.

INTERTÍTULO: O intertítulo mostra dados epidemiológicos da fibromialgia no Brasil e aponta que o estudo pretende introduzir um novo teste de detecção da doença mais preciso.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota lançada pela revista online EurekAlert! em 18 de março de 2019.

DEFINIÇÃO: A notícia é uma retomada de outra notícia da própria Veja, de 25 de julho de 2013, que acompanhava as primeiras fases de estudos de Kevin Hackshaw e equipe para detectar precisamente sintomas de fibromialgia e separá-los de outras doenças com sintomas semelhantes. Ela traz os ensaios clínicos já realizados e mostra como funciona esse exame de detecção por espectroscopia vibracional. Além disso mostra alguns dados sobre a condição no Brasil e mundo.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações claras de interesse comercial entre o veículo e a pesquisa desenvolvida na Universidade de Ohio.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista de Kevin Hackshaw, principal autor do estudo, dada para EurekAlert!.

RECURSOS VISUAIS: Imagem de banco de imagem de três tubos de coleta de sangue.

CONCLUSÃO: No geral a notícia é completa e passa por diferentes pontos, apesar que resumidamente, de maneira instrutiva. Ela traz os estudos conduzidos na Universidade de Ohio, mostrando como foram realizados os teste clínicos e seus resultados. Também, mostra rapidamente como funciona este exame de diferenciação de condições médicas por sintomas de acordo com os estudos publicados. Ao final apresenta informações sobre a fibromialgia, tal como dados epidemiológicos, pessoas que sofrem da condição, como afeta o indivíduo e quais os sintomas mais notáveis para essa doença.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/laboratorio.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/laboratorio.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para diagnósticoA sua notícia revisada por especialistas