Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Discutiu-se na reportagem a primeira cirurgia bariátrica realizada pelo SUS para o tratamento do diabetes tipo 2. O procedimento pode ser uma ótima alternativa para o tratamento da doença, especialmente para os pacientes que não respondem positivamente à terapia convencional.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O procedimento está indicado para pacientes com diabetes tipo 2, que apresentem índice de massa corporal entre 30 kg/m2 e 34,9 kg/m2 e que não tenham respondido ao tratamento medicamentoso. Foi apresentada a prevalência e mortalidade da doença no Brasil e no mundo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Foi informado que os benefícios proporcionados pela cirurgia são melhor controle glicêmico, redução de risco cardiovascular e perda de peso. Os benefícios apresentados são representativos para o contexto clínico da doença, sendo normalmente utilizados na literatura científica para o diabetes.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos da nova intervenção não foram apresentados. Também não foram mencionados os custos adicionais ao procedimento. Foi relatado o custo total com medicamentos para o tratamento do diabetes no país – cerca de R$ 1 bilhão.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi informado que a intervenção está disponível no país, já tendo sido fornecida pelo SUS. Contudo, nada foi mencionado sobre o fornecimento do procedimento pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Nenhuma alternativa terapêutica foi diretamente mencionada, mas relatou-se que uma possibilidade para o tratamento da diabetes é o uso de medicamentos. Não houve comparação entre as alternativas terapêuticas nem foi discutido como o procedimento se enquadra no âmbito das opções disponibilizadas.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos da realização da cirurgia não foram citados nem mensurados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida do paciente.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram devidamente descritas. Não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências disponíveis sobre o novo procedimento.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de artigos científicos publicados nem houve descrição de estudos que tenham sido realizados em humanos. Além disso, as limitações da evidência científica disponíveis sobre a cirurgia não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: A manchete apresenta uma novidade para o Sistema Único de Saúde e para o tratamento de diabetes.

INTERTÍTULO: Complementa a informação do título, mostrando onde foi realizado o procedimento e qual o motivo do paciente submeter-se ao tratamento.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota divulgada pela Agência Saúde, do Ministério da Saúde.

DEFINIÇÃO: A realização do procedimento cirúrgico pelo SUS, a bariátrica, para o tratamento de diabetes tipo 2, foi o motivo da notícia. Ela apresenta bem as funções do procedimento, bem como traz as indicações sobre qual o público deste tipo de tratamento. Ela deixa a entender que é um procedimento já realizado no sistema privado, e que pode se tornar uma alternativa pelo sistema público.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não foi identificado interesse comercial por parte do veículo.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Renato Teixeira, coordenador do Serviço de Cirurgia do Diabetes do Distrito Federal, Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS)

RECURSOS VISUAIS: Imagem ilustrando a cirurgia realizada no Hospital Regional da Asa Norte – DF (Hran)

CONCLUSÃO: A apresentação geral da notícia se faz coerente e as evidências apresentadas para trazer o tema da cirurgia bariátrica são pertinentes. Embora não se trate de uma novidade nos tratamentos e procedimentos terapêuticos para a diabetes, a divulgação de que é possível buscar alternativas para a doença pelo SUS é o gancho da matéria. Porém, algumas informações levantadas ficaram incompletas, e para alguém que busca informações para tratamentos de diabetes tipo 2 seria importante trazê-las, como: além da alternativa no SUS, mostrar os custos de terapias particulares, os riscos envolvendo este tipo de intervenção a longo prazo, ou mesmo apresentar estudos e fontes que comprovem a eficácia desta alternativa cirúrgica aos pacientes.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/diabetes-2.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/05/diabetes-2-150x150.jpgTúlio SarmentoProcedimentosA sua notícia revisada por especialistas