Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Foi apresentado um novo medicamento contendo o fármaco palmitato de paliperidona, o Invega Trinza®, com regime de administração de injeções trimestrais, para tratamento da esquizofrenia. Com menor frequência de aplicações, espera-se que ocorra uma maior adesão dos pacientes ao tratamento e, com isso, melhores resultados da terapia.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A nova tecnologia está indicada para o tratamento de esquizofrenia. Foram apresentados os dados epidemiológicos sobre a doença no Brasil e no mundo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios proporcionados pela nova apresentação do medicamento foram descritos de maneira superficial. Não se apresentaram a eficácia do produto nem a melhoria em desfechos representativos no contexto da doença.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do medicamento nem de suas alternativas terapêuticas. Também não foram mencionados os custos adicionais relativos à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Informou-se que o medicamento foi recentemente registrado junto à Anvisa, mas que, até a data da reportagem, ainda aguardava registro de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Não se discutiu sobre o possível fornecimento da injeção pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Discutiu-se a existência de uma outra apresentação da injeção contendo o mesmo princípio ativo que, ao invés de ser administrado trimestralmente, tem seu regime de aplicação mensal. Uma vantagem atribuída à nova injeção é a provável maior adesão dos pacientes ao tratamento, pela melhoria na forma de utilização (trimestral). Contudo, não foram apresentados dados que justificassem essa hipótese.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os principais riscos causados pelo uso da nova tecnologia foram citados, mas não quantificados – reação no local da injeção, aumento de peso e dor de cabeça. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto significativo na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação utilizadas foram descritas, inclusive sendo relatada a consulta à Janssen, empresa produtora do medicamento. Não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações sobre a nova injeção de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Os dados apresentados foram obtidos de artigos científicos publicados, que foram devidamente referenciados. Embora tenham sido realizados estudos em humanos, não houve descrição do número de participantes e tempo de acompanhamento. As limitações da evidência científica apresentada não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título apresenta, logo de cara, um transtorno psicológico que afeta a vida social de pessoas que apresentam essa condição e mostra que um novo tratamento, registrado na Anvisa, pode melhorar a vida dessas pessoas.

INTERTÍTULO: O intertítulo traz informações mais concisas sobre o novo medicamento: é uma nova apresentação de um medicamento já existente e a aplicação das dosagens pretende melhorar a adesão dos pacientes pela frequência a ser tomada.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota divulgada no Diário Oficial da União.

DEFINIÇÃO: A reportagem se divide em duas partes que envolvem o novo formato do medicamento Invega: a primeira diz respeito ao novo formato, à adesão ao tratamento com as novas doses e à apresentação de um estudo clínico comprovando sua eficácia. A segunda traz dados sobre a esquizofrenia no Brasil e detalhes sobre a condição psiquiátrica.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não foi identificado interesse comercial na matéria.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e revista Saúde.

RECURSOS VISUAIS: foto de banco de imagens sem relação à narrativa.

CONCLUSÃO: A notícia trouxe de maneira rápida a novidade sobre a apresentação do Invega. Tratando-se de uma tecnologia nova no tratamento de transtorno mental, ela carece de certas informações que seriam pertinentes ao público-alvo deste tipo de matéria. Custos de intervenção, indicações e contraindicações, bem como apresentação dos estudos clínicos realizados com o medicamento. A notícia se limita a divulgar para um público maior aquilo que está no Diário Oficial da União e mostrar brevemente o que é a esquizofrenia.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/04/2015-809331826-ct-scan.jpg_20150419.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/04/2015-809331826-ct-scan.jpg_20150419-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas