Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
O Moderato® é um dispositivo eletrônico de neuromodulação que, além de regular o ritmo dos batimentos cardíacos, pode atuar no controle da pressão arterial.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A nova tecnologia está indicada para o tratamento de hipertensão e demais condições que requeiram o uso de dispositivos marca-passo. Foram apresentados alguns dados a respeito da ocorrência de hipertensão no Brasil e no mundo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
O principal benefício do Moderato® descrito pela reportagem é a redução de até 23,4 mmHg do nível pressórico dos pacientes. Relatou-se ainda que essa redução da pressão arterial teria a capacidade de diminuir em até 50% o risco de ocorrência de derrame e de infarto. Entretanto, é importante destacar que a redução desse risco não está necessariamente atrelada à utilização do dispositivo. As referências para os dados apresentados não foram descritas.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos de implantação e manutenção deste novo dispositivo não foram informados. Também não são descritos os custos das alternativas já disponíveis no mercado para o manejo da hipertensão arterial.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A matéria não relata se o produto já foi registrado na Anvisa ou se há previsão para que isto aconteça. Também não há nenhuma informação a respeito de sua possível disponibilização pelo SUS ou cobertura pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Abordou-se a existência de outras opções para o tratamento das doenças em questão, embora estas opções não tenham sido descritas. Além disso, não se discutiram as vantagens e desvantagens do Moderato® frente às alternativas disponíveis.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram descritos os potenciais riscos e/ou danos decorrentes do uso do Moderato®.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
A maior parte das informações a respeito do Moderato® foram coletadas a partir de uma entrevista com o CEO da empresa detentora da patente do dispositivo (Orchestra BioMed). Não se discutiram possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada na matéria não é apelativa e apresentou as informações de maneira clara e objetiva. Entretanto, a manchete relata que \”marca-passo que também reduz hipertensão está chegando\”, o que dá uma sensação de que a tecnologia está prestes a ser disponibilizada no país, fato que não é confirmado pelo corpo da notícia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Os dados apresentados na reportagem não foram adequadamente referenciados. Desta forma, não foi possível avaliar se os dados referem-se a estudo realizado em seres humanos e publicado em artigo cientifico. Não foram abordadas as possíveis limitações da evidência disponível a respeito do uso da nova tecnologia.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Estabelece a vantagem da nova tecnologia: uma função dupla, que cobre duas partes do tratamento para pressão alta, e que estará disponível num futuro próximo.

INTERTÍTULO: Não tem.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agência de notícias estadunidense GlobeNewswire, a qual publicou um release um release da empresa.

DEFINIÇÃO: Qual o objetivo do novo dispositivo (nomeado Moderato), como funciona, suas vantagens, em qual estágio de testes se encontra qual o tratamento padrão atual que ele pode eventualmente substituir. Informações e estatísticas sobre pressão alta no Brasil e no mundo, bem como seus sintomas e consequências, também são abordadas.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há nenhuma aparente.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Informações da Organização Mundial de Saúde; declarações do David Hochman, executivo-chefe da Orchestra BioMed

RECURSOS VISUAIS: Ilustração do dispositivo instalado no coração, disponibilizada pela empresa.

CONCLUSÃO: O artigo é bem-escrito e informativo. Estabelece de maneira clara e objetiva a pauta e a maioria das dúvidas que o leitor, especialmente o leigo, possa ter sobre o assunto. A contextualização da doença no cenário brasileiro foi importante para aproximar o tema do usuário. No entanto, seria interessante indicar de onde vieram as declarações do CEO consultado, uma vez que o portal não foi responsável pela entrevista.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/08/impulso-1024x576.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/08/impulso-150x150.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para tratamentoA sua notícia revisada por especialistas