Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se um novo medicamento, inibidor de ciclinas, testado recentemente para o tratamento do câncer de mama. Contudo, não foi mencionado o nome deste novo fármaco. Os resultados apresentados indicam que o medicamento pode melhorar desfechos importantes no câncer, principalmente a redução na mortalidade.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O medicamento foi, até o momento, testado em pacientes com câncer de mama em 4º estágio. Entretanto, não foram apresentados dados epidemiológicos sobre a doença.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios proporcionados pelo medicamento foram apresentados de maneira clara. Relatou-se que o novo inibidor de ciclinas poderia reduzir a mortalidade em até 29%, quando comparado a pacientes que receberam placebo. O desfecho apresentado é adequado, com resultados representativos no contexto clínico do câncer de mama em estágio IV.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da nova terapia, nem de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi informado se o medicamento já está disponível no mercado ou possui registro na Anvisa. Também não se discutiu sobre o possível fornecimento do produto pelo SUS ou pelos planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Nenhuma alternativa terapêutica foi abordada na matéria. Contudo, comparou-se o novo inibidor de ciclinas com o \”tratamento padrão\”, sem descrevê-lo, ressaltando que o novo medicamento demonstrou taxa de sobrevivência de 70%, enquanto que, para o tratamento padrão, a taxa de sobrevida atinge somente 46%.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso do novo medicamento não foram citados, nem quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As informações sobre a nova tecnologia foram obtidas por meio de entrevista com a autora principal do estudo que avaliou a eficácia do produto. Não foram utilizadas fontes independentes de informação, mas foi descrito que estudo foi financiado pela empresa Novartis.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis sobre a nova tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Embora tenha sido relatado que os resultados foram obtidos de um estudo, não ficou claro se ele foi publicado e não foi informada a referência bibliográfica. Os estudos foram realizados em humanos, envolvendo 670 participantes do sexo feminino com mais de 59 anos de idade. As limitações da evidência científica disponível não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Direta e objetiva, a manchete apresenta um novo medicamento, sem dizer seu nome, com as vantagens que ele tem para o tratamento de câncer.

INTERTÍTULO: Brevemente, mostra as vantagens deste novo medicamento com as taxas de sobrevivências comparadas às terapias tradicionais.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agencia de notícias France Press (AFP)

DEFINIÇÃO: A informação apresentada mostra as vantagens através de dados coletados por estudo sobre este novo fármaco inibidor de ciclinas. Estes dados apontam para a ação benéfica que este medicamento tem para o tratamento de estágio 4º de câncer de mama, porém não se mostram dados epidemiológicos da condição e o nome do estudo não é citado.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Apesar do estudo retratado na matéria ser patrocinado pela Novartis, não há indicação de publicidade no conteúdo.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Notícia lançada pela AFP; entrevista com a pesquisadora líder dos estudos Sarah Hurvitz; entrevista com Harold Burstein, do Instituto de Câncer Dana-Farber.

RECURSOS VISUAIS: Imagem de banco de imagem sem função informativa ou ilustrativa.

CONCLUSÃO: A notícia vem de agência e grande parte da informação transmitida casa com a intenção do título e subtítulo, na apresentação da novidade sobre a terapia de câncer de mama. Os benefícios da terapia estão descritos, sem provocar nenhum alarde sobre a novidade, pois as indicações também aparecem para o estágio e público-alvo da terapia. Entretanto, os estudos realizados pela pesquisadora Hurvitz deveriam ser evidenciados para além do escopo de pacientes, apontando para possíveis efeitos colaterais. Em outro ponto, os custos e a possibilidade do tratamento chegar ao país deveriam ser ao menos mencionados, pensando no público de interesse desta matéria.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/medicamento3.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/medicamento3.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas