Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Relatou-se o potencial de utilização do MDMA (metilenodioximetanfetamina), popularmente conhecido como ecstasy, para o tratamento de pessoas alcoólatras. O alcoolismo é uma condição clínica na qual existe uma compulsão relacionada à ingestão de álcool e o indivíduo não consegue interromper a utilização constante de bebidas alcoólicas. Quando a utilização da substância é interrompida, os sinais de dependência física e psicológica aparecem.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O MDMA está sendo estudado para o tratamento do alcoolismo. No entanto, não foram apresentados dados epidemiológicos que justificassem a indicação do novo tratamento.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios da utilização do MDMA para o tratamento do alcoolismo foram apresentados qualitativamente, utilizando-se como avaliação final a recaída. De acordo com a reportagem, a utilização do MDMA fez com que uma pessoa tivesse recaída, cinco ficassem completamente livres do vício e quatro ou cinco tomassem uma ou duas bebidas após o uso do MDMA.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foi descrito na reportagem qual o possível custo do tratamento. Diante da ausência de informação acerca do valor do tratamento, não foi comparado o custo do novo procedimento com as alternativas existentes e também não foram mencionados os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
De acordo com a matéria, pesquisas adicionais serão realizadas na Europa e nos EUA, pois o medicamento ainda está na fase final de desenvolvimento. Portanto, não foi informado na matéria sobre a previsão de registro do medicamento na Anvisa, nem sobre a possível disponibilidade do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) ou por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Foi citado na matéria que a utilização do MDMA pode ser mais eficiente que os tratamentos tradicionais, mas não se discutiram quais tratamentos seriam esses. Diante disso, não foram discutidas as desvantagens da intervenção e não foi mencionado como o novo tratamento se enquadraria no âmbito das alternativas existentes já disponibilizadas no país.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Foi descrito que os pacientes acompanhados pelos médicos não apresentaram nenhum sintoma decorrente da utilização do medicamento. Não foram relatados os possíveis riscos ou danos caso o medicamento seja utilizado por um longo prazo e não foram apresentados os efeitos secundários que poderiam ter impacto significado sobre a vida de um usuário da medicação.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação foram adequadamente descritas. Não foi identificado conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
A linguagem utilizada não é muito clara, mas é objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Apresentou-se na matéria que o estudo foi realizado na Universidade Imperial College London, conduzido pelo psiquiatra Ben Sessa. No entanto, não foram descritas quantas pessoas participaram das etapas da pesquisa nem referenciado artigo cientifico com dados sobre o MDMA. A duração da primeira fase do estudo foram oito semanas. As principais limitações da intervenção não foram apresentadas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título aponta que estudos realizados com ecstasy em pacientes de alcoolismo ajuda a tratar e a prevenir a reincidência no vício.

INTERTÍTULO: O intertítulo complementa os apontamentos do estudo dizendo que o ecstasy pode ser mais eficiente que as alternativas do tratamento de alcoolismo.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian.

DEFINIÇÃO: Há a descrição dos estudos realizados na Imperial College London sobre o uso da metilenodioximetanfetamina (MDMA), popularmente conhecida como ecstasy, no tratamento de alcoolismo. Descreve como se dá a redução dos sintomas físicos e psicológicos do vício por meio do uso do psicotrópico.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não foi identificado interesse comercial envolvendo o veículo e o estudo.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista ao The Guardian de Ben Sessa, psiquiatra que lidera o estudo; Organização Mundial da Saúde

RECURSOS VISUAIS: Sem recursos visuais.

CONCLUSÃO: A notícia faz uma mera apresentação de outra reportagem, veiculando os estudos que envolvem um psicotrópico e alcoolismo. As indicações sobre o estudo apontado pela matéria chegam a tratar o vício em álcool como problema psicológico e pós-traumático. Contudo não diz quais tratamento são ofertados atualmente para acabar com tal vício. Alguns dados sobre o alcoolismo no Brasil ajudariam a complementar a informação e trazer reflexões ao público sobre a condição e os tratamentos disponíveis.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/Doctor-writes-a-prescription-1024x671.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/Doctor-writes-a-prescription-150x150.jpgLucas TôrresMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas