Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi apresentado o caso de um paciente tratado com um óleo extraído a partir da maconha (Full Spectrum). Atualmente, cogita-se o uso de produtos a base de Cannabis sativa para tratamento de diversas doenças que afetam o sistema nervoso central.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Discutiu-se o uso do óleo extraído a partir da planta da maconha para o tratamento de Alzheimer. No entanto, não foram apresentados os dados epidemiológicos da doença que justifiquem a indicação.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os dados de eficácia do produto para o tratamento de Alzheimer. O único benefício relatado foi uma aparente melhora em um paciente que conseguiu reconhecer seu próprio filho após seis meses de tratamento. Informações mais relevantes ao contexto clínico não foram discutidas.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não houve nenhuma descrição sobre os custos do tratamento com o extrato de Cannabis ou de suas alternativas terapêuticas. Não foram mencionados custos adicionais à intervenção, tais como custos médicos e de aplicação do óleo.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi apresentada nenhuma informação sobre a disponibilidade do produto no mercado brasileiro ou de seu possível fornecimento pelo SUS ou pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas alternativas terapêuticas ao produto em questão. Consequentemente, não se discutiram eventuais vantagens e desvantagens da terapia com óleo extraído a partir da planta da maconha quando comparada a tratamento já disponibilizados para o Alzheimer.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso do óleo não foram citados nem quantificados. Também não foram apresentados efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Não foram descritas as fontes de informação, nem identificados potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
Embora tenha uma abordagem com apelo sentimental, a linguagem foi clara, sem sensacionalismo. Todavia, as evidências apresentadas não demonstram que o produto apresentado tenha a capacidade de melhorar desfechos na doença de Alzheimer.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de artigos científicos publicados, nem foram descritos ou mencionados estudos realizados em humanos. Consequentemente, não se discutiram as limitações das evidências científicas disponíveis a respeito do óleo de Cannabis.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título mostra que um tratamento inovador no Brasil ajuda pacientes com Alzheimer a recuperar parte de suas cognições, mas erra ao dizer que o tratamento é feito com cannabis – é, na verdade, com um medicamento que utiliza um composto da planta na sua composição.

INTERTÍTULO: O intertítulo mostra como o assunto chegou à redação: após a popularidade obtida no Instagram, onde a família divulgava um diário do tratamento.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Viralização de vídeo em redes sociais.

DEFINIÇÃO: A matéria está pautada no uso do medicamento Full Spectrum e a rede social na qual a família divulgava o progresso do tratamento. Além disso, traz algumas informações sobre o Alzheimer, sem qualquer levantamento de dados ou apontamentos sobre a doença e tratamentos já realizados. Em resumo, ela se trata de uma divulgação para um público maior de algo que se tornou popular na internet.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não foi identificado interesse comercial por parte do veículo e o medicamento Full Spectrum.

FONTES DE INFORMAÇÃO: A conta de Ivo no Instagram.

RECURSOS VISUAIS: Vídeo gravado pela família do paciente mostrando sua mudança de comportamento.

CONCLUSÃO: A notícia não trouxe dados sobre a condição médica, muito menos fez a apresentação do medicamento Full Spectrum para mostrar estudos clínicos sobre o tratamento, seu preço, indicações e contra-indicações. O veículo poderia abordar os assuntos envolvendo tratamento realizado com algo tão controverso no país e a doença de Alzheimer de forma a informar e educar um grande público, utilizando o vídeo diário da família de Ivo como gancho para tratar de assuntos sensíveis. O medicamento, já utilizado em outros país, tem informações mais completas que podem agregar mais para matérias do gênero.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso3.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/idoso3.jpgTúlio SarmentoMedicamentosTrata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos? Não Satisfatória Foi apresentado o caso de um paciente tratado com um óleo extraído a partir da maconha (Full Spectrum). Atualmente, cogita-se o uso de produtos a...A sua notícia revisada por especialistas