Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Apresentou-se a non-periodic stimulation (NPS), uma nova técnica que consiste na implantação de um dispositivo que visa dessincronizar a excitação neuronal em pacientes epilépticos, de modo a conter possíveis crises. Esse dispositivo, que possui dimensão na ordem de nanômetros, já foi patenteado pelos pesquisadores. A esperança é que se consiga evitar e tratar crises precocemente.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
A indicação descrita do NPS é o tratamento de epilepsia, principalmente como alternativa à cirurgia nos pacientes que não respondem ao tratamento farmacológico (uso de medicamentos). É possível que o novo método seja ainda utilizado como alternativa aos medicamentos em alguns tipos específicos de epilepsia. No entanto, não se descreveram quais seriam estes subtipos da doença a serem tratados. Esta seria uma informação de grande relevância uma vez que existem diversos tipos de crises epilépticas, cada um com sua particularidade. Não houve nenhum relato a respeito do número de indivíduos que são atingidos por esta condição clínica no Brasil ou no mundo.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios decorrentes do uso da nova terapia foram citados, mas não mensurados. Seria importante que fosse apresentada uma estimativa do percentual de pacientes que conseguiriam obter sucesso ao utilizar o NPS, desfecho pertinente e geralmente utilizado na literatura científica. Apesar disso, as informações apresentadas são relevantes ao contexto da epilepsia.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos de implantação e manutenção do NPS. Também não foram abordados os custos dos medicamentos e intervenções utilizados atualmente no tratamento de epilepsia.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do dispositivo no mercado brasileiro e seu registro na Anvisa não foram abordados. Da mesma maneira, não houve nenhuma informação a respeito de um possível financiamento do dispositivo pelo SUS ou do seu fornecimento pelos planos privados de saúde. Entretanto, é importante ressaltar que se trata de uma tecnologia ainda em etapa de desenvolvimento que não foi sequer testada em humanos e, portanto, não está disponível no mercado.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Procedimentos cirúrgicos e medicamentos foram apresentados como alternativas ao NPS. Entretanto não se detalharam quais são estes medicamentos. Os riscos atribuídos ao uso de medicamentos foram os possíveis \”efeitos colaterais\”. No entanto, não se discutiram quais seriam esses possíveis eventos e sua frequência. Quanto à cirurgia, alertou-se para a perda de massa encefálica, que poderia estar relacionada com funções fisiológicas importantes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os danos reais ou potenciais decorrentes da implantação do NPS não foram citados ou mensurados. Mencionou-se apenas a possibilidade de ocorrer uma hiperexcitação dos neurônios, o que seria um efeito secundário da utilização da nova tecnologia.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o NPS foram obtidas por meio de entrevistas com os próprios pesquisadores. Não foram utilizadas fontes independentes de informação, nem houve a identificação de possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada na reportagem não é sensacionalista e trouxe as informações de maneira coerente e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não houve nenhum relato sobre a publicação de artigos científicos a respeito da nova tecnologia. Até o momento, os estudos que avaliam a utilização do NPS ainda se encontram em fase pré-clínica, isto é, só foram realizados em animais. As limitações dos estudos já realizados não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título introduz a tecnologia e seu funcionamento, bem como indica para qual tipo de doença é destinado o tratamento.

INTERTÍTULO: Mostra que o tratamento desenvolvido pode ser a alternativa com menos efeitos colaterais que outros já utilizados para tratar epilepsia.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia comprada da rede BBC.

DEFINIÇÃO: A notícia tem seu foco no destino da tecnologia, a non-periodic stimulation (NPS), para estimulação não regular de neurônios, de forma a acabar com ataques de epilepsia. A matéria traz a entrevista com o pesquisador e aborda as vantagens que esse tratamento pode ter em comparação aos atuais utilizados para acabar com epilepsia.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação de interesse comercial por parte do veículo sobre a tecnologia em desenvolvimento.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com Dr. Márcio Flávio Dutra Moraes – coordenador do Núcleo de Neurociencia UFMG

RECURSOS VISUAIS: Fotografia ilustrando teste do dispositivo em cobaia.

CONCLUSÃO: A notícia trata de uma inovação tecnológica para o tratamento da epilepsia. No entanto, por se tratar de um equipamento em fase de testes, iniciando os testes clínicos, muito do que é descrito como vantajoso desta terapia pode se considerar suposição. A matéria não deixa de informar ao público que novidades sobre tratamento de epilepsia, tão comum no Brasil, estão em desenvolvimento. Contudo, a notícia poderia explorar com mais detalhes as alternativas ao NPS, que já são utilizadas, e, com isso, promover esclarecimento a quem busca terapias para essa síndrome.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/brain-1845962_1920-1024x775.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/brain-1845962_1920-150x150.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para tratamentoA sua notícia revisada por especialistas