Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um método 100% brasileiro para aplicar técnica norte-americana CART-Cell, uma terapia genética destinada ao tratamento de pacientes com câncer terminal. A estratégia da CART-Cell consiste em habilitar células de defesa do corpo (linfócitos T) com receptores capazes de reconhecer o tumor e, assim, combater as células causadoras do câncer. Tecnicamente, os exames indicam a \”remissão do câncer\”, o que ainda não pode ser considerado cura da doença.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
A terapia, por ainda estar em fase de desenvolvimento, não possui as indicações claramente descritas. Não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem a indicação da intervenção.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Apresentou-se parcialmente os benefícios, pois o tratamento ainda está em fase de pesquisa. Na matéria não se utilizaram desfechos normalmente adotados pela literatura científica, como, por exemplo, a taxa de sobrevida em cinco anos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foi descrito na reportagem o custo do tratamento utilizando a técnica brasileira. Também não foi comparado o custo do novo procedimento com as alternativas existentes, além de não terem sido mencionados os custos adicionais inerentes à utilização da intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Antes do tratamento ser aprovado pela Anvisa, faze-se necessária a realização de outras etapas de pesquisa. Diante disso, não foi informado na matéria sobre o registro do medicamento na agência, possível disponibilidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou fornecimento por planos de saúde privados.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foi relatada a existência de alternativas à intervenção. As vantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens anteriores estão relacionadas com a possibilidade de cura da doença. Não foi mencionado como o medicamento se enquadra no âmbito das alternativas existentes já disponibilizadas no mercado para o tratamento do câncer.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
O tratamento pode causar febre alta, náuseas e dores musculares. Não foram quantificados os potenciais danos e não foram apresentados os efeitos secundários que poderiam ter impacto significado sobre a vida de um usuário da tecnologia.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As fontes de informação referentes ao estudo foram mencionadas. Não foi identificado conflito de interesses na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. Houve coerência entre o foco da matéria e as evidências apresentadas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
As referências do teste realizado foram citadas. O estudo foi realizado em um paciente, porém a duração do tratamento não foi descrito na matéria. As limitações das evidências apresentadas não foram descritas.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título da matéria é longo e explicativo, passa por toda a motivação da matéria e apresentação da novidade médica.

INTERTÍTULO: O intertítulo mostra o custo da terapia nos EUA e a motivação para que uma instituição pública realizasse pesquisas para criar um método semelhante, mas barateado.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Release da Agência Fapesp e Jornal da USP.

DEFINIÇÃO: A matéria explica como funciona e no que consiste o tratamento e seus custos.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há interesse comercial por parte do portal sobre o tratamento.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Médicos e pesquisadores do Centro de Terapia Celular da USP

RECURSOS VISUAIS: Fotos do paciente e da equipe médica que o atendeu; infográfico sobre o funcionamento e passo a passo da CAR-T Cell.

CONCLUSÃO: A matéria percorreu bem o novo tratamento com CAR-T, desde a apresentação dos tratamento feito nos Estados Unidos da América até o tratamento com Vamberto Luiz de Castro. Introduziu o tema de forma simples e clara a um público leigo em tratamentos de manipulação genética. No entanto, não aborda de maneira satisfatória o tipo de câncer e por que as CAR-T se fizerem necessárias.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/dna-163466_1280-1024x576.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/09/dna-163466_1280-150x150.jpgLucas TôrresEquipamentos e métodos para tratamentoTrata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos? Satisfatória Trata-se de um método 100% brasileiro para aplicar técnica norte-americana CART-Cell, uma terapia genética destinada ao tratamento de pacientes com câncer terminal. A estratégia da CART-Cell...A sua notícia revisada por especialistas