Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Foi apresentada a descoberta de uma nova combinação de fármacos que pode ser eficaz no tratamento do câncer de mama: abemaciclibe e fulvestranto, medicamentos que já eram utilizados isoladamente no tratamento da doença.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Discutiu-se a indicação destes dois fármacos para o tratamento do câncer de mama metastático. Foram apresentados dados epidemiológicos sobre a doença no Brasil, incluindo sua incidência e a letalidade.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Foi relatado que o principal benefício proporcionado pelo uso do medicamento é a interrupção da proliferação das células do tumor. Foi apresentada a redução da mortalidade proporcionada pelo uso da associação de fármacos – cerca de 25%. Este é um desfecho adequado e representativo no contexto clínico da doença.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do medicamento ou de suas alternativas terapêuticas. Também não se abordaram custos adicionais relativos ao uso da nova tecnologia.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Discutiu-se que os dois medicamentos estão disponíveis no mercado brasileiro, sendo que somente o fulvestranto pode ser obtido por meio dos planos de saúde. Nada foi mencionado sobre o fornecimento destes medicamentos pelos SUS.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas diretamente as alternativas terapêuticas ao uso destes medicamentos. Em certas partes do texto foi mencionada a possibilidade de uso da quimioterapia. Consequentemente, não se discutiram as vantagens e desvantagens da utilização da nova associação de medicamentos em comparação às opções de tratamento do câncer de mama.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Foi relatado que esta combinação possui efeitos colaterais de baixa gravidade quando comparada à quimioterapia, apresentando somente alterações no sangue e diarreia. Contudo, estes danos não foram quantificados nem houve apresentação de efeitos secundários que poderiam ter impacto na vida dos pacientes.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações apresentadas foram obtidas por meio de entrevistas com o coordenador nacional de Oncologia Mamária da Oncologia D’Or. Contudo, não foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Embora o título seja um pouco chamativo, não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que apresentou as informações sobre a tecnologia de modo coerente com as evidências científicas disponíveis.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foram utilizadas informações obtidas de artigo científico publicado, que foi devidamente referenciado. Contudo, não foram discutidos detalhes do estudo, nem as possíveis limitações da evidência disponível.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: Aborda a novidade de uma alternativa para o tratamento do câncer recentemente descoberta que pode adiar outras terapias mais nocivas, como a quimioterapia.

INTERTÍTULO: Complementa a manchete, trazendo indicações de pacientes para o novo tratamento e como ele funciona.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agencia de notícias France Presse (AFP).

DEFINIÇÃO: A matéria dividiu em dois pontos a abordagem sobre o novo tratamento e o câncer de mama. No primeiro, traz os estudos de Sarah Hurvitz, publicados na JAMA Oncology, e, com isso, explica a ação da combinação do abemaciclibe (inibidor da divisão celular) e fulvestranto ( anti-hormonal) e como ela dá maior qualidade de vida para pacientes com câncer em estágio IV e metastáticos. Além disso, traz nas aspas como a combinação pode ser obtida e quais pacientes podem buscar o tratamento. O segundo ponto traz dados levantados ao longo da década sobre casos de câncer de mama e a relevância deste tratamento para casos terminais.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação de interesse comercial, apesar do nome dos medicamentos estarem citados, pois trata-se da divulgação do estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Medicina Oncológica.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Agência de notícias France Presse, entrevista com Gilberto Amorim, coordenador nacional de Oncologia Mamária da Oncologia D’Or, Organização Mundial de Saúde, Instituto Nacional de Câncer e Projeto Amazona.

RECURSOS VISUAIS: Imagem ilustrativa de glândulas mamárias afetadas por tumor, tirada de banco de imagens.

CONCLUSÃO: A apresentação da notícia foi completa, trouxe os estudos que motivaram a produção da reportagem, apresentou dados sobre a condição e abordou uma doença incurável de maneira direta. A divisão de tópicos auxiliou na abordagem, mostrando a relevância de cada ponto da matéria e sua importância para a informação estar completa. A notícia trouxe, além dos estudos, a entrevista com um oncologista para analisar aquilo que está presente no release da agência francesa com a finalidade de tornar a informação mais palatável para um público geral. Ela ainda poderia trazer algumas outras informações sobre o custo das terapias atuais e a disponibilidade delas pelo Sistema Único de Saúde. Entretanto, aquilo que é relevante para quem procura informações sobre o câncer de mama e as evoluções das terapias está presente.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/medicamento3.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/medicamento3.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas