Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Discutiu-se a recente aprovação, nos Estados Unidos, de um novo medicamento administrado via spray nasal para o tratamento de depressão. Devido aos riscos na utilização do produto, o medicamento só pode ser administrado em clínicas, nas quais o paciente ficará sob supervisão médica por no mínimo uma hora. A tecnologia pode ser uma nova opção para o tratamento da doença no país.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O Spravato está indicado para o tratamento da depressão. Até o momento, o produto foi testado em pacientes que não responderam bem aos demais medicamentos utilizados na terapia da doença. Foram apresentados os dados de prevalência da depressão no Brasil – cerca de 12 milhões de pessoas sofrem com a doença no pais.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios da nova tecnologia foram apresentados de maneira superficial, não havendo nenhuma menção à eficácia/efetividade do produto ou aos desfechos utilizados para avaliar os resultados do tratamento.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do novo medicamento nem de suas alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi relatado que, até o momento da reportagem, o medicamento ainda não havia sido registrado no país, embora o pedido de registro da tecnologia no Brasil já tenha sido submetido pela empresa produtora. Não foram apresentadas informações sobre um eventual fornecimento do Spravato pelo SUS ou por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Embora tenha sido mencionado que existem outras opções para o tratamento da depressão, estas alternativas não foram diretamente citadas. Relatou-se que o novo produto pode cobrir mais sintomas que as demais alternativas de tratamento. Contudo, não houve detalhamento dessa vantagem. Além disso, as desvantagens do Spravato não foram discutidas e não foi apresentado como o novo tratamento se enquadraria no âmbito das alternativas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Os riscos da utilização do produto foram citados, mas não quantificados. Apresentou-se como efeito secundário causado pelo medicamento a redução da percepção de realidade, que foi relatada por um paciente que já utilizou o Spravato.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o Spravato foram obtidas por meio de entrevistas com especialista e com um paciente que já utilizou o medicamento. Contudo, não foram utilizadas fontes independentes de informação nem identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Não houve sensacionalismo na linguagem utilizada, que de um modo geral apresentou as informações de maneira coerente com as evidências científicas disponíveis sobre a tecnologia.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não ficou claro se foram apresentados dados de artigos científicos publicados. Abordou-se a realização de estudos com o novo medicamentos em humanos, contando com cerca de 1.700 participantes. Entretanto, o tempo de estudo não foi descrito e as limitações da evidência científica disponível sobre o medicamento não foram discutidas.
Olhar Jornalístico

TÍTULO: O título da matéria chama a atenção não pela apresentação do medicamento ou a novidade que se apresenta no mercado, e parte já para a possíveis efeitos gerados pelo seu uso.

INTERTÍTULO: O intertítulo traz essa noção de que os antidepressivos são de uso restrito e têm limitações em sua administração, e, além disso, informa sobre a recentemente aprovação do medicamento pela Food and Drugs Administration (FDA).

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Nota divulgada à imprensa pelo portal de notícias da Janssen.

DEFINIÇÃO: A reportagem trouxe a funcionalidade do novo medicamento antidepressivo, a apresentação em spray – novidade no campo – e os potenciais riscos que a substância que constitui o fármaco possui.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Apesar da nota tratar somente de um produto, a farmacêutica responsável pelo Spravato é citada apenas um vez.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com Elcir Secco, paciente de testes com Spravato, e Clarissa Gama, psiquiatra do Hospital das Clínicas de Porto Alegre que acompanhou os testes com o novo medicamento.

RECURSOS VISUAIS: Reportagem televisiva.

CONCLUSÃO: A reportagem apresentou o medicamento de maneira clara, com seus usos e riscos. Não deixou de apresentar dados sobre a depressão no país e os riscos envolvendo a condição e seu tratamento. Apesar disso, não mostrou com clareza os dados coletados das pesquisas feitas com pacientes nas fases de teste com Spravato, nem trouxe diferentes fontes para a discussão do uso. Tampouco mostrou abertamente opções terapêuticas ao tratamento da depressão. Tudo tratou-se de uma apresentação de novidades sem apontar ao certo quais são os benefícios desta apresentação da escetamina em relação à outras possibilidades de medicamentos.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/01/6922458949_23846ea1c1_c.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2020/01/6922458949_23846ea1c1_c-150x150.jpgTúlio SarmentoMedicamentosA sua notícia revisada por especialistas