Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Apresentou-se a tecarterapia (TECAR), um novo tratamento para lesões que funciona por meio da transferência de energia capacitiva e resistiva. Não foi relatado se o método é protegido por patente. A esperança é que a TECAR realize o tratamento de maneira mais rápida que as alternativas tradicionais.
A(s) indicação(ões) está(ão) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Foram relatadas diversas condições clínicas nas quais a tecarterapia pode ser utilizada. No entanto, os dados a respeito da ocorrência destas lesões não foram informados.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Um dos principais benefícios da nova terapia é o pequeno tempo de resposta, o que culmina no alívio das dores em um período mais curto. Entretanto, não se descreveu qual seria esse tempo de resposta à tecarterapia. Também não foram apresentados detalhes sobre o percentual de indivíduos que respondem positivamente ao tratamento, uma informação que é sempre fundamental ao discutir um novo tratamento.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos diretos e indiretos do uso da tecarterapia ou de suas alternativas terapêuticas não foram discutidos.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi apresentado de maneira clara se o novo tratamento já está disponível no Brasil, nem se ele é fornecido pelo SUS ou pelos convênios de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram mencionadas as alternativas ao uso da tecarterapia, nem quais suas vantagens e desvantagens.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os danos decorrentes do uso da nova terapia, sejam eles reais ou potenciais, não foram citados, nem mensurados. Também não se discutiu a possibilidade de ocorrência de efeitos secundários.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As informações sobre o novo tratamento foram coletadas com uma fisioterapeuta especialista em reabilitação e fisiologia desportiva. Não foram utilizadas fontes independentes de informação, nem foram identificados possíveis conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
Há um certo grau de sensacionalismo na reportagem, especialmente no título, que promete “Alívio imediato nas dores”, o que não foi comprovado por nenhum dado apresentado no texto.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não se apresentou nenhum dado obtido em artigos científicos publicados. Não houve sequer relatos sobre estudos científicos a respeito da tecnologia em questão. Consequentemente, não se discutiu quais são as limitações das evidências disponíveis.

Olhar Jornalístico
TÍTULO: Título vago e sem indicações, mais parecendo um convite ao leitor pela curiosidade do que uma manchete.

INTERTÍTULO: Não há intertítulo.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Pauta própria da redação.

DEFINIÇÃO: A matéria soa como uma propaganda institucional sobre o tratamento realizado na clínica citada. Dentro da exploração da informação sobre casos clínicos e tecnologia do tratamento é feita de maneira superficial e apresenta apenas possíveis vantagens de realizar a terapia.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Considerando o contexto e apresentação do conteúdo, há certo resquício matéria patrocinada, apesar de que não podemos afirmar pela falta de indicação.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com fisioterapeuta Geórgia Casali

RECURSOS VISUAIS: Foto ilustrativa de terapeuta aplicanto do TECAR.

CONCLUSÃO: A matéria soa como um produção para divulgação de um produto ou empresa, no modelo institucional. Desde a manchete ao final do texto o tratamento TECAR soa milagroso e supereficiente. As informações que apresentam sobre a “novidade” que já é aplicada é diversos locais há 20 anos, dão a entender que o tratamento só apresenta vantagens sobre as demais terapias. Não há indicações de estudos clínicos ou sequer pesquisas sobre o uso do método em pacientes com qualquer dor relacionada à musculatura, ossos, linfa e outros, que necessitam de fisioterapia.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/neartek-ibramed-radiofrequencia-tecarterapia-blog-hsmed-2011.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2019/12/neartek-ibramed-radiofrequencia-tecarterapia-blog-hsmed-2011-150x150.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para tratamentoTrata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos? Não Satisfatória Apresentou-se a tecarterapia (TECAR), um novo tratamento para lesões que funciona por meio da transferência de energia capacitiva e resistiva. Não foi relatado se o...A sua notícia revisada por especialistas