Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
A matéria apresenta um dispositivo eletrônico apelidado de “pâncreas biônico”. O aparelho tem como função o monitoramento em tempo real dos níveis glicêmicos, com consequente injeção ajustada de insulina, o que pode melhorar o controle glicêmico em pacientes diabéticos ou que tiveram que passar por uma remoção do pâncreas.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O “pâncreas biônico” está indicado para pacientes diabéticos que nasceram com o pâncreas atrofiado ou em indivíduos que precisaram realizar a remoção parcial ou integral deste órgão, devido à ocorrência de algum tumor ou problema de saúde similar. Não foram apresentados dados epidemiológicos sobre a ocorrência desse tipo específico de diabetes ou de tumor que justifiquem a indicação da nova tecnologia.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
As informações sobre os benefícios do “pâncreas biônico” foram apresentadas de maneira superficial. Dadas as características do dispositivo, o ideal é que fossem reportadas as taxas de sensibilidade e especificidade do aparelho, isto é, sua capacidade em acertar com precisão o real nível glicêmico dos pacientes.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Embora se discuta que há um esforço para tornar o novo dispositivo mais acessível às pessoas, inclusive as de baixa renda, não foram informados os valores de implantação do “pâncreas biônico”, nem seus custos de manutenção. Também não houve relato dos custos das atuais alternativas terapêuticas.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Apresentou-se uma perspectiva de disponibilização da nova tecnologia no mercado em aproximadamente um ano e meio. Apesar disso, não foi informado se o produto já se encontra registrado na Anvisa, nem se há perspectiva de sua disponibilidade pelo SUS ou por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Apesar de informar a existência de dispositivos com funcionalidades similares, não há praticamente nenhuma discussão em torno das vantagens e desvantagens deles em relação ao “pâncreas biônico”. Apenas é relatado que o “pâncreas biônico” teria a capacidade de monitorar a ocorrência de hipoglicemia, diferentemente das alternativas disponíveis. Não foi discutida como a nova intervenção se enquadraria no âmbito das alternativas existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos decorrentes do uso deste dispositivo não foram informados. Seria fundamental que fossem descritas as chances de ocorrência de hipoglicemia ou hiperglicemia decorrentes de um mau funcionamento do aparelho. Possíveis efeitos secundários também não foram reportados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Os dados sobre o “pâncreas biônico” foram obtidos diretamente com o pesquisador responsável pela tecnologia. Não foram utilizadas fontes independentes de informação e os potenciais conflitos de interesse não foram discutidos.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Embora não haja sensacionalismo na linguagem adotada pela reportagem, o termo “pâncreas biônico” pode induzir a uma supervalorização da tecnologia. Apesar disso, as informações foram apresentadas de maneira clara e coerente.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foi relatada a realização de estudos científicos com o novo dispositivo e nenhuma referência bibliográfica foi apresentada. Não foram descritos estudos do uso do “pâncreas biônico” envolvendo seres humanos. Desta forma, a eficácia e segurança do produto não puderam ser avaliadas.

Olhar Jornalístico

NOSSO RESUMO: O médico Dr. Claudio Ambrósio, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, desenvolveu um dispositivo eletrônico batizado de “pâncreas biônico”, já com patente na América do Sul, EUA e Europa, e agora busca parcerias com intenção de financiar o projeto no intuito de que seja liberado pela Anvisa.
O aparelho, cujo o objetivo é monitorar e auxiliar o tratamento de diabéticos que nasceram com o pâncreas atrofiado, ou tiveram parte dele removido após câncer ou acidente, fazendo controle glicêmico da pessoa através de um sensor fixado na pele.
As informações captadas pelo sensor são enviadas para o aparelho, que permite o monitoramento via smartphone.
Ambrósio diz que a grande dificuldade em relação aos pacientes diabéticos são problemas no pâncreas endócrino, e o novo aparelho vem para ajudar a regular as funções que seriam exercidas pelo órgão.
O médico ainda acredita que seu dispositivo pode auxiliar diabéticos que estão sob tratamento de outras doenças, como dengue e chikungunya, ou passam por radioterapia e quimioterapia, monitorando os níveis glicêmicos e disponibilizando dados.
Esses dados, enviados aos smartphones, podem ir direto para o médico responsável, para um cuidador ou para outras pessoas indicadas pelo paciente, facilitando os cuidados apropriados a pessoas menos capacitadas, como idosos e crianças.
A estimativa do doutor Claudio é que dentro de 18 a 24 meses o aparelho chegue ao mercado. Sua aspiração é baratear ao máximo o produto para que seja acessível à maioria das classes sociais.

PORQUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?: A diabetes é uma doença que ocorre quando o pâncreas não produz mais insulina suficiente ou o organismo não consegue utilizar a insulina produzida. É uma das condições crônicas de maior impacto econômico na Saúde Pública.
No Brasil, são contabilizados 600 mil portadores da diabetes tipo 1 e 7,3 milhões do tipo 2. A doença é causa de 5% de todas as mortes no mundo. Afeta principalmente pessoas da meia-idade, de 45 a 64 anos, e pode haver um aumento de 50% dos casos nos próximos 10 anos, de acordo com a OPAS.
Outra causa da condição é o câncer pancreático, responsável por 4% das mortes causadas por câncer no país. Ele afeta principalmente pessoas entre 40 e 50 anos, com 10 casos a cada 100 mil habitantes (dados o INCA). No total, foram registradas 9.464 mortes no país em 2018.
O controle de hábitos da vida da pessoa diagnosticada com diabetes é rigoroso. Por isso, o dispositivo que monitora a condição automaticamente e gera dados para o paciente e médico se torna relevante.

TÍTULO: A manchete é descritiva sobre o assunto e a matéria. Não cria nenhuma expectativa, muito menos foge ao que será abordado.

INTERTÍTULO: O intertítulo é descritivo sobre as condições das pessoas que serão possivelmente beneficiadas pela invenção (portadores da diabetes e câncer no pâncreas), seguido pela invenção, sua patente em diversos locais e uma projeção do dispositivo chegar ao mercado.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Notícia própria do Rede TV News.

DEFINIÇÃO: A utilidade do dispositivo fica bem evidente na matéria – auxiliar pacientes com diabetes, que nasceram com pâncreas atrofiado ou que tiveram parte do órgão removido por lesão ou câncer. Porém, não é detalhado o seu funcionamento e suas especificidades, mesmo se considerar uma tecnologia já protegida por patente.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicação de interesse comercial na reportagem.

FONTES DE INFORMAÇÃO: O médico criador do “Pâncreas Biônico” Dr. Claudio Ambrósio.

RECURSOS VISUAIS: A matéria utiliza somente imagens de transição, apresentação de âncora, repórter e entrevistado, deixando uma lacuna nas explicações, que poderiam trazer gráficos e ilustrações.

CONCLUSÃO: A matéria apresentada na RedeTV News traz uma novidade promissora para pacientes que necessitam do controle de insulina por diversos motivos, entretanto, aborda superficialmente o tema onde poderia trazer causas e dados sobre diabetes, problemas relacionados ao pâncreas e o funcionamento mais ilustrativo do “Pâncreas Biônico”. Existe uma breve comparação entre outro tratamento, as bombas de insulina, sem qualquer descrição maior das vantagens e desvantagens que o novo dispositivo tem diante outros. Possivelmente a reportagem fora feita rapidamente a fim de que a rede fosse a primeira a noticiar a novidade.

Túlio SarmentoDispositivo MédicoTrata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos? Satisfatória A matéria apresenta um dispositivo eletrônico apelidado de 'pâncreas biônico'. O aparelho tem como função o monitoramento em tempo real dos níveis glicêmicos, com consequente injeção...A sua notícia revisada por especialistas