Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Apresentou-se um aparelho eletrônico que tem a capacidade de realizar angioplastia por raio-x. Não se trata de um dispositivo autônomo, ou seja, depende da manipulação de um médico-cirurgião. É possível, no entanto, a utilização remota do dispositivo. A nova tecnologia permitirá o atendimento de pacientes que residem em locais que carecem de médicos especialistas.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
O novo aparelho é indicado para realização de angioplastia por raio-x em pacientes que apresentam alguma obstrução vascular. Não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem a demanda por esta nova tecnologia.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Os benefícios não foram apresentados de maneira clara. De um modo geral, focou-se nas características do \”robô\”, mas informações extremamente relevantes, como a taxa de sucesso dos procedimentos realizados, não foram apresentadas.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Satisfatória
Relatou-se quais são os custos de compra do aparelho. Entretanto, os custos por procedimento realizado não foram apresentados. Além disso, não foi comparado o custo de utilização deste \”robô\” com as alternativas atualmente disponíveis para a realização destes procedimentos.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi informado se o novo aparelho já está registrado na Anvisa. Relatou-se que existe uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein para avaliação da nova tecnologia. A expectativa é que em breve ela esteja disponível no SUS. Todavia, não foram apresentados detalhes sobre a cobertura pelos planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Embora não tenham sido detalhadas as alternativas terapêuticas atualmente disponíveis, citaram-se como vantagens da nova tecnologia a possibilidade de realização remota da angioplastia e o aumento na precisão dos procedimentos.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os danos reais ou potenciais decorrentes da utilização do novo aparelho não foram citados ou quantificados. Uma vez que se trata de um procedimento invasivo em um órgão vital, seria fundamental que os riscos fossem relatados. Também não se detalhou nenhum efeito secundário, de menor impacto, na população-alvo da tecnologia.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes de informação não foram descritas, não sendo possível avaliar se foram utilizadas fontes independentes e confiáveis. Também não foram detalhados os potenciais conflitos de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
Apesar de não haver sensacionalismo na linguagem adotada, a afirmação presente na manchete \”Angioplastia com robô garante mais precisão e menos stents\” não foi confirmada pelos dados científicos apresentados durante a reportagem. No entanto, as informações foram apresentadas de maneira clara e em linguagem objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Citou-se que a nova tecnologia já está sendo utilizada em outros países, mas não foi informada a realização de estudos em humanos e se os dados destes estudos deram origem a artigos científicos publicados. Consequentemente, não houve nenhuma discussão a respeito das limitações das evidências disponíveis sobre o novo aparelho.
Olhar Jornalístico

NOSSO RESUMO: A reportagem traz uma temática nova para o Brasil – a robótica na medicina – ao tratar dos procedimentos de angioplastia e cateterismo para tratamento de doenças vasculares. A nova tecnologia foi incorporada ao Hospital Albert Einstein, que está realizando a angioplastia robótica em caráter experimental em parceria do Ministério da Saúde, auxiliando pacientes que não obtiveram boas respostas com ou outros tratamentos. Também chega a abordar um planejamento futuro para que seja realizada a telecirurgia robótica, assim, podendo levar a intervenção a outras localizações do país sem a necessidade da presença do médico operador da máquina. Embora a temática da reportagem seja promissora, ela não traz o funcionamento do procedimento, qual a diferença entre o cateterismo e a angioplastia feitos manualmente e a robótica, não esclarecendo, assim, uma das possíveis vantagens de precisão da máquina sobre o humano.

PORQUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?: A aterosclerose, o acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias, atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil. As placas podem causar obstrução na circulação sanguínea e rompimentos da artéria. Os sintomas podem variar de fadiga, falta de ar, dores no peito, e a aterosclerose carotídea chega a causar acidente vascular cerebral (AVC). O médico pode diagnosticar o problema através de exames e testes para poder indicar a angioplastia. O procedimento é feito pela introdução de uma cânula com um pequeno balão que infla, desobstruindo a artéria. Após o procedimento se introduz no local obstruído um stent metálico para que a artéria não torne a fechar. Atualmente, o procedimento no Brasil é realizado manualmente em todos os casos, numa sala cirúrgica por um médico da área.

TÍTULO: Por se tratar de uma chamada de jornal televisivo, o uso dos termos “angioplastia” e “stents” busca atrair a curiosidade de pessoas que não estão familiarizadas com a terminologia. Além da temática da robótica, que garante minutos de atenção do espectador.

INTERTÍTULO: O intertítulo foge à proposta do título ao introduzir os objetivos da tecnologia no Brasil, sem explicar muito sobre o funcionamento da angioplastia robótica.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Release do portal de comunicação do Hospital Albert Einstein – São Paulo

DEFINIÇÃO: Pouco se explica sobre a angioplastia robótica, o foco da matéria está nos possíveis usos e vantagens que o procedimento, ainda recente no Brasil, pode ter.

PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não há indicações sobre interesses comerciais na matéria ao tratar do procedimento. O hospital particular abordado na matéria serve apenas como exemplo para o uso do procedimento no Brasil.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevistas com médicos da área de cirurgia robótica no Hospital Albert Einstein e um paciente.

RECURSOS VISUAIS: Traz imagens de transição do robô e da equipe médica, sem gráficos ou ilustrações, mesmo se tratando de uma reportagem televisiva.

CONCLUSÃO: A matéria trouxe uma nova tecnologia implementada no Brasil, mas que já é utilizada em outros países. Quanto ao método, a robótica relacionada ao procedimento foi pouco explicada fora os paralelos da angioplastia e o cateterismo convencionais, que já são realizados nos meios da medicina. A reportagem diz haver maiores vantagens do uso da tecnologia pela sua precisão, porém não dá muitas explicações sobre como funciona intervenção robótica. No mais, sabe-se que é bom para o paciente, sem informar precisamente as vantagens do procedimento. Além disso, há possibilidades da tele cirurgia que levará o procedimento com auxílio do Ministério da Saúde para diferentes lugares do país, eliminando a necessidade da presença física do médico para a realização da angioplastia.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/08/impulso-1024x576.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/08/impulso-150x150.jpgTúlio SarmentoEquipamentos e métodos para tratamentoA sua notícia revisada por especialistas