NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no Estado de Minas, apresenta o laser terapêutico, um procedimento utilizado para tratamentos na boca, como o herpes labial. Também tem indicação para casos de doenças periodontais, mucosite oral, hipersensibilidade na dentina, disfunção temporomandibular e aftas. Segundo especialistas, o laser terapêutico ou de baixa potência tem ação anti-inflamatória e analgésica e estimula a regeneração celular. Em alguns casos, com apenas uma aplicação já é possível diminuir a dor e retardar o avanço da doença. Os potenciais riscos do laser, tais como possíveis eventos adversos, não foram apresentados. Apenas foi relatado que o procedimento terapêutico não apresenta contra-indicações. Os custos de tratamento e a disponibilidade do laser terapêutico no Brasil também não foram apresentados. Não houve relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e de sua cobertura por planos de saúde.A linguagem utilizada está clara e objetiva. Entretanto, não foram apresentadas evidências científicas sobre o tema e a matéria baseou-se apenas em entrevistas com especialistas.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
O herpes é uma doença viral, cujas infecções são classificadas de acordo com a parte do corpo infectada. O herpes labial afeta a boca ou a face, podendo causar pequenos grupos de bolhas ou apenas inflamação da garganta. A doença é causada pelo vírus do herpes simples (HSV-1) e não tem cura, mas seu tratamento ganhou um forte aliado: o laser terapêutico.O laser tem ação anti-inflamatória e analgésica e estimula a regeneração celular, agindo de forma diferente sobre cada problema de saúde. Em alguns casos, já é possível diminuir a dor e retardar o avanço da doença com apenas uma aplicação. Além disso, por não ter contraindicações, o tratamento pode ser feito em qualquer tipo de paciente, em conjunto com outros tratamentos convencionais ou de maneira isolada. Ao acelerar a cicatrização, alivia a dor, repara os tecidos traumatizados e melhora de forma ágil a aparência das lesões.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se da utilização do laser, um procedimento terapêutico já utilizado para tratamentos na boca como o herpes labial . De acordo com a matéria, o laser terapêutico ou de baixa potência tem ação anti-inflamatória e analgésica e estimula a regeneração celular. Em alguns casos, com apenas uma aplicação, já é possível diminuir a dor e retardar o avanço da doença.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do laser foi descrita para pacientes com herpes labial. O laser também tem indicação para casos de doenças periodontais, mucosite oral, hipersensibilidade na dentina, disfunção temporomandibular e aftas. Não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem a indicação terapêutica do laser.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os potenciais benefícios do laser terapêutico foram apresentados para cada doença relatada na matéria (herpes labial, doenças periodontais, mucosite oral, hipersensibilidade na dentina, disfunção temporomandibular e aftas). O tratamento pode ser feito em qualquer tipo de paciente, em conjunto com outros tratamentos convencionais ou de maneira isolada. Desfechos utilizados na literatura científica, como redução da carga viral da doença e dor, foram descritos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos de tratamento não foram apresentados. Logo, não há comparações de custos com as alternativas existentes para o tratamento. A matéria não discutiu outros custos adicionais relacionados ao uso do laser.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do laser terapêutico no Brasil não foi descrita, sendo implícita na abordagem sobre sua utilização por profissionais de saúde. Não houve relato sobre o possível financiamento do tratamento pelo SUS e do fornecimento por planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Houve o relato da existência de alternativas de tratamento, como os antivirais no caso do herpes labial. A vantagem apresentada do uso do laser é que ele pode ser aplicado quantas vezes forem necessárias sem oferecer risco ao paciente, porque não causa resistência viral. Não foram descritas as possíveis desvantagens da tecnologia. De acordo com a matéria, o tratamento pode ser feito em conjunto com outros tratamentos convencionais ou de maneira isolada.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/danos do procedimento, tais como possíveis reações adversas, não foram apresentados. Apenas foi relatado que o laser terapêutico não apresenta contraindicações.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes utilizadas foram entrevistas com especialistas. A matéria não explicitou a ausência de conflito de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Não Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. Entretanto, não foram apresentadas evidências científicas sobre o tema.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados estudos científicos publicados sobre o tema e a matéria baseou-se apenas em entrevistas com especialistas.
Jessica BarretoDispositivo MédicoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no Estado de Minas, apresenta o laser terapêutico, um procedimento utilizado para tratamentos na boca, como o herpes labial. Também tem indicação para casos de doenças periodontais, mucosite oral, hipersensibilidade na dentina, disfunção temporomandibular e aftas. Segundo especialistas, o laser terapêutico ou de baixa potência...A sua notícia revisada por especialistas