NOSSO RESUMO

A matéria publicada pelo website G1 apresenta um tratamento inovador com células-tronco para bebês com Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo. O estudo está em fase inicial e é conduzido por pesquisadores americanos das Universidades de Maryland e de Miami. Espera-se que as injeções de células-tronco na metade saudável do coração permitam-lhe aumentar a capacidade de bombeamento, compensando, dessa forma, a metade comprometida pelo problema congênito. Até dezembro de 2016, apenas dois bebês haviam sido submetidos à intervenção, não sendo possível ainda afirmar se os resultados esperados de eficácia e segurança serão alcançados. Os custos e a disponibilidade da técnica no Brasil não foram abordados, assim como os potenciais riscos da intervenção cirúrgica.Não foi possível avaliar adequadamente a qualidade das evidências descritas, visto que não foram apresentados estudos científicos publicados ou outros dados que corroborem as informações. Destaca-se, contudo, que o estudo atual está em estágio inicial, demandando ainda tempo para avaliação dos resultados. Não há conflito de interesses aparente na construção do texto.

POR QUE ESSE TEMA E IMPORTANTE?
A Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) é um problema congênito grave, que envolve várias partes do lado esquerdo do coração. Bastante rara, a doença ocorre em cerca de 1 a cada cinco mil bebês nascidos vivos, correspondendo a 8% de todos os casos de cardiopatias congênitas. Sem tratamento, 95% dos bebês com SHCE morrem no primeiro mês de vida. A sobrevida de crianças entre 3 e 5 anos de idade submetidas a tratamento é de cerca de 60%, sendo que a maioria chega à vida adulta com boa saúde (Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações). Atualmente o tratamento consiste em uma correção cirúrgica de três etapas, realizadas durante os primeiros dois anos de vida, ou um transplante cardíaco. A pesquisa e desenvolvimento de opções alternativas para o tratamento da síndrome, sobretudo que possibilitem menos intervenções cirúrgicas, é, portanto, extremante relevante.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de uma tratamento inovador com células-tronco, testado em bebês que nascem com a Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo. Nesta síndrome, a metade esquerda do órgão tem tamanho muito reduzido e não é capaz de bombear adequadamente o sangue. Espera-se que as injeções de células-tronco na metade saudável do coração seja capaz de aumentar a capacidade de bombeamento de sangue e compense a metade comprometida.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A técnica inovadora é indicada para o tratamento de bebês com Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo. Foi apresentado um dado percentual de sobrevida da doença, sem, no entanto, informar dados absolutos e/ou outras estatísticas, como a incidência, que permitissem melhor contextualização epidemiológica.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O principal benefício esperado pelo uso da técnica foi o aumento da capacidade de bombeamento do coração, compensando a metade comprometida pela doença. Entretanto, ainda não existem dados suficientes que comprovem a eficácia do tratamento.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos da intervenção cirúrgica não foram abordados, assim como outros possíveis custos adicionais relacionados ao tratamento.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi informada a disponibilidade/utilização da técnica no Brasil. Vale destacar, contudo, que se trata de um estudo inicial conduzido por pesquisadores americanos.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
A existência de opções terapêuticas alternativas à técnica com células-tronco não foi descrita.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os riscos potenciais de utilização da técnica não foram apresentados e quantificados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As referências à pesquisa e aos entrevistados foram identificadas. Não há conflito de interesse aparente na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. As informações fornecidas são coerentes e fidedignas.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foi possível avaliar adequadamente a qualidade das evidências, tendo em vista se tratar de um estudo inicial, cuja intervenção foi conduzida em apenas dois bebês até o momento. Não foram apresentados outros dados ou estudos científicos publicados que corroborem as informações descritas. As limitações da técnica também não foram abordadas.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Traz a informação de cirurgia inovadora em um bebê. Isso é uma ótima estratégia para convidar o leitor ao texto. Desperta curiosidade e interesse. Que técnica seria essa? Qual a finalidade? Como está o bebê?

INTERTÍTULO: Traz informações preliminares da cirurgia e situação clínica da criança

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agência internacional de notícias

DEFINIÇÃO: A definição da doença foi feita de forma clara e objetiva, mas sem trazer detalhes da técnica e nem como o bebê estaria respondendo à cirurgia, mesmo porque ela tinha acabado de ser realizada. Foi citado que a injeção de células tronco no coração é uma estratégia inovadora e os próprios pesquisadores ainda não sabem ao certo a eficácia da técnica.

FONTE DE INFORMAÇÃO: Cientistas que lideram o grupo de pesquisadores , que provavelmente repassaram as informações aos jornalistas da agência de notícias

RECURSOS VISUAIS USADOS: apenas fotografia.

CONCLUSÃO: A reportagem poderia ser mais completa com explicação mais detalhada da técnica e o uso de infográficos e desenhos além de ouvir fontes (pediatras, cirurgiões) sobre a estratégia adotada e as possíveis implicações da mesma.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/CORAÇÃO.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/CORAÇÃO.jpgNatália FreitasEquipamentos e métodos para tratamentoNOSSO RESUMO A matéria publicada pelo website G1 apresenta um tratamento inovador com células-tronco para bebês com Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo. O estudo está em fase inicial e é conduzido por pesquisadores americanos das Universidades de Maryland e de Miami. Espera-se que as injeções de células-tronco na metade...A sua notícia revisada por especialistas