NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Jornal Estado de Minas descreve o NeuroLife, um software desenvolvido por cientistas americanos, utilizado para restaurar a comunicação entre o cérebro e os músculos, sem passar pela medula espinhal. A tecnologia permite a realização de determinados movimentos por pessoas completamente paralisadas anteriormente. Foram descritos casos de pacientes que se beneficiaram dos recursos do software e um estudo científico publicado pela revista Nature.Os riscos potenciais da utilização do NeuroLife, bom como seus custos e a disponibilidade no mercado brasileiro não foram apresentados. As evidências científicas abordadas não permitiram uma avaliação adequada de sua qualidade, tendo em visto os poucos dados informados sobre o estudo publicado. As limitações da tecnologia também não foram descritas.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Tecnologias computacionais aplicadas no contexto da saúde são importantes recursos e podem contribuir para o manejo e o tratamento de doenças. A convergência entre as ciências tem resultado em importantes avanços no campo da saúde, com potencial de melhorar a qualidade de vida das pessoas, sobretudo aquelas portadoras de doenças incapacitantes.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se do NeuroLife, um software desenvolvido por cientistas americanos que é capaz de restaurar a comunicação entre o cérebro e os músculos, sem passar pela medula espinhal. Os testes realizados até o momento demonstraram que o programa permite a realização de determinados movimentos por portadores de paralisia prévia total.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
O texto não descreve claramente qual será a indicação da tecnologia e quais grupos de pacientes poderiam se beneficiar com a tecnologia. O software vem sendo utilizado para demonstrar a recuperação de alguns movimentos por pessoas completamente paralisadas. Não foram apresentados quaisquer dados epidemiológicos quanto à questão de saúde.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
A recuperação de movimentos foi o principal benefício e desfecho utilizado para o NeuroLife. Foram relatados casos de pacientes que se beneficiaram pelo uso do software. Contudo, resultados científicos mais robustos não foram descritos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do software, bem como possíveis custos adicionais relacionados à sua utilização.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foi abordada a disponibilidade do NeuroLife no Brasil, por meio do SUS ou pela iniciativa privada.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Opções terapêuticas ao NeuroLife não foram citadas na matéria, bem como as possíveis desvantagens de sua utilização. Apenas os resultados satisfatórios obtidos com o uso da tecnologia foram relatados.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos da utilização do software não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
As referências à pesquisa citada, bem como aos entrevistados, foram devidamente identificadas. Não houve conflito de interesse aparente na construção do texto.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Há coerência entre as evidências sobre a tecnologia e o foco da matéria. As informações fornecidas são fidedignas e a linguagem é clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Descreveu-se um estudo científico publicado na revista “Nature”, mas o tempo de estudo, o tamanho da amostra e outros informações relevantes não foram apresentadas. Não foram discutidas as limitações do software.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: A recuperação de movimentos de quem tem algum tipo de paralisia, ainda mais de um tetraplégico é notícia de interesse social. Desperta curiosidade ainda mais quando envolve tecnologia. Trazer isso no título é um bom convite à leitura;

INTERTÍTULO: Completa informações do título atribuindo aos cientistas norte-americanos a criação de um software capaz de restabelecer a comunicação entre o cérebro e a mão do tetraplégico. Nesse contexto, bastariam as informações do título e o intertítulo para uma rápida compreensão do assunto. Mas um leitor mais interessado certamente continuará a ler a notícia para descobrir que tecnologia é esta e como funciona.

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agência internacional de notícias – a assinatura da reportagem, nesse caso, é da agência.

DEFINIÇÃO: A reportagem traz explicação de forma clara de como cientistas conseguiram criar o software, como ele funciona e como esse tipo de tecnologia vem sendo cada vez mais estudada e desenvolvida nos últimos 25 anos.

PUBLICIDADE OU CONFLITO DE INTERESSE: Não é possível detectar conflitos de interesse ou publicidade.

FONTE DE INFORMAÇÃO: Fontes da pesquisa e o homem tetraplégico que contribui para o experimento

RECURSOS VISUAIS USADOS: Não foram usados.

CONCLUSÃO: O texto não traz detalhes sobre o software, como funciona, como foi criado, as contraindicações. Oferece uma rápida explicação de como é o procedimento e explica que esse tipo de tecnologia (uso da mente para controle dos movimentos) está senda cada vez mais aprimorada. Leitura interessante, mas sem aprofundamentos.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/SOFTWARE.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/SOFTWARE.jpgNatália FreitasDispositivo MédicoNOSSO RESUMO A matéria publicada no Jornal Estado de Minas descreve o NeuroLife, um software desenvolvido por cientistas americanos, utilizado para restaurar a comunicação entre o cérebro e os músculos, sem passar pela medula espinhal. A tecnologia permite a realização de determinados movimentos por pessoas completamente paralisadas anteriormente. Foram descritos...A sua notícia revisada por especialistas