NOSSO RESUMO

A matéria publicada no website Yahoo apresenta um implante cerebral que foi utilizado juntamente com um braço robótico para recuperar o tato de um jovem tetraplégico.

De acordo com a matéria, o implante promove uma estimulação cerebral que provoca as sensações naturais, estas podem ser estáveis por meses. Os resultados apresentados referem-se aos testes com único paciente.

Os custos, disponibilidade no Brasil e riscos potenciais não foram abordados.

Foi apresentado estudo publicado pela revista “Science Translational Medicine”, referente ao ensaio apresentado, não é possível avaliar o tempo do estudo e se outros pacientes e movimento foram testados. Não é possível afirmar que a matéria é isenta, sem conflito de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?

A Lesão Medular se caracteriza pela interrupção parcial ou total do sinal neurológico através da medula resultando em paralisia e ausência de sensibilidade do nível da lesão para baixo, assim como outras alterações nos sistemas: urinário, intestinal e autônomo (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL). O coeficiente de incidência de lesão medular traumática no Brasil é desconhecido e não existem dados precisos a respeito da sua incidência e prevalência, uma vez que esta condição não é sujeita à notificação.

O desenvolvimento de tecnologias que permitam a pacientes com lesões medulares a retomada dos movimentos ou melhora parcial das habilidades com os membros, são de grande relevância para melhora da qualidade de vida destas pessoas.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um implante no cérebro, através do qual controla-se um braço um robótico. Esse conjunto permitiu a um jovem americano tetraplégico recuperar o tato em suas mãos e dedos.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Não Satisfatória
O implante é indicado para auxiliar pacientes que perderam movimentos a melhorá-los por meio da estimulação cerebral, não foram citados, entretanto, que tipos de movimento podem ser melhorados por meio da técnica, além da recuperação tato apresentada na matéria. Não foram apresentados dados epidemiológicos.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
O benefício apresentado pelo implante foi a recuperação do tato de um paciente, com auxílio de braço robótico. Este foi o único resultado apresentado, não é possível avaliar se a tecnologia está sendo testada em outros pacientes e para outros tipos de movimentos ou sensações.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória

Não foram apresentados os custos da tecnologia, bem como possíveis custos adicionais relacionados.

Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do implante no Brasil, no SUS ou pela iniciativa privada, não foi abordada.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram apresentadas opções terapêuticas a tecnologia descrita na matéria.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os potenciais riscos do implante.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As referências à fonte da pesquisa, bem como dos entrevistados, estão devidamente identificadas. Entretanto, não se pode afirmar que a matéria é isenta, visto que o autor utiliza fontes ligadas à pesquisa descrita para construir seu texto, bem como não declara não haver conflito de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. As informações fornecidas são fidedignas e coerentes.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Foi apresentado estudo científico publicado na revista “Science Translational Medicine”, que descreve os resultados obtidos com o jovem tetraplégico que recuperou o tato. Não foi informado o tempo de estudo e se outros pacientes também foram submetidos aos testes. Não foram discutidas as limitações da tecnologia.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: Nada mais comum do que dor de garganta. Mas usar o LED no tratamento parece algo bem fora do comum. Trazer essa informação no título pode levar o leitor à leitura justamente por ser algo fora do habitual.

INTERTÍTULO: Traz informações que garantiriam a eficácia do método e mais uma eficácia de 95% nos testes realizados. Basta avaliar, agora, que testes são esses e qual a metodologia para tamanho sucesso.

COMO A INFORMAÇÃO CHEGOU À REDAÇÃO: release da USP, médicos, fontes ligadas à pesquisa. Vale ressalta que foi uma reportagem de televisão transcrita no meio online da emissora.

DEFINIÇÃO: A reportagem mostra de maneira clara que os pesquisadores encontraram um jeito rápido e prático para combater as colônias de bactérias na garganta. Durante três anos os pacientes foram submetidos à técnica com uso de uma substância do açafrão submetido a luz de LED. Embora, a reportagem aponte a eficácia dos resultados nos testes e a fala de um dos voluntários avaliando positivamente à técnica não são apresentados efeitos colaterais do procedimento nem a curto ou longo prazo. Além disso, não formam indicadas outras formas alternativas ao medicamento e ao novo método no combate à infecção de garganta. Vale ressaltar que a reportagem alerta que embora tenha tido sucesso nos testes o procedimento não é autorizado pela ANVISA.

PUBLICIDADE/ CONFLITO DE INTERESSE: Não formam observados aspectos de conflito de interesse.

USO DE RECURSOS VISUAIS: Como está relacionado à uma reportagem de televisão, a reportagem conta com uma matéria ilustrativa com a fala dos pesquisadores.

CONCLUSÃO: A reportagem é clara, de fácil compreensão para o leitor leigo e por se tratar de um tema (combate à dor de garganta) que é bastante comum atrai pela curiosidade e da oferta de uma técnica que promete ser melhor do que o tradicional método de tratamento. Não houve nenhuma fonte contrapondo a técnica.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/braço-robotico.pnghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/braço-robotico.pngNatália FreitasEquipamentos e métodos para tratamentoNOSSO RESUMO A matéria publicada no website Yahoo apresenta um implante cerebral que foi utilizado juntamente com um braço robótico para recuperar o tato de um jovem tetraplégico. De acordo com a matéria, o implante promove uma estimulação cerebral que provoca as sensações naturais, estas podem ser estáveis por meses. Os...A sua notícia revisada por especialistas