NOSSO RESUMO

A matéria publicada no Jornal Estado de Minas apresenta um novo medicamento fitoterápico a ser utilizado para a redução da glicemia. Segundo a matéria, o extrato para sua produção é retirado da Cecropia pachystachya, conhecida com Embaúba. Segundo os dados apresentados, o medicamento foi capaz de diminuir em até 70% a glicemia em ratos diabéticos com apenas uma dose diária. A existência de alternativas terapêuticas utilizadas para o tratamento de diabetes foi relatada, sem especificação. Além disso, apenas as vantagens dessa nova alternativa foram abordadas, não sendo apresentadas as desvantagens do tratamento, quando comparado aos já existentes.
Por ainda não ter registro na ANVISA, a matéria não menciona qual será o custo do novo tratamento, apesar de destacar que os custos serão inferiores aos dos tratamentos já disponíveis no mercado. Não foi abordado o possível financiamento no contexto do SUS e por planos e convênios de saúde. Foi descrita apenas uma fonte de informação, ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora, responsável pelo estudo da nova opção terapêutica. Por esse motivo, não é possível afirmar que as fontes são independentes e que não há conflitos de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Quando uma pessoa apresenta diabetes, o seu organismo não produz insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. Assim, o nível de glicose no sangue aumenta, levando ao quadro de hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá levar a complicações em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Nesse contexto, controlar o nível de glicose no sangue, para evitar essas complicações, torna-se fundamental.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, há atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Como esse número é crescente, investimentos e avanços científicos nessa área, a fim de permitir a disponibilidade de tratamentos para todos os tipos de casos de diabetes e melhoria da qualidade de vida dos pacientes acometidos pela patologia, são primordiais.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um novo medicamento fitoterápico a ser utilizado para a redução da glicemia. Segundo a matéria, para sua produção utiliza-se o extrato da Cecropia pachystachya, conhecida como Embaúba.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
As indicações do novo medicamento foram claramente descritas. A matéria apresentou dados epidemiológicos que justificam a indicação e reforçou a importância do tratamento de pacientes com diabetes, por meio de dados de custos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os dados dos benefícios do novo fitoterápico foram apresentadas de forma clara, incluindo a informação sobre redução dos custos e redução dos níveis glicêmicos de forma comparativa às demais alternativas terapêuticas, comodidade para administração do medicamento e sua ação antioxidante. Foi reforçado ainda que o medicamento ainda está em fase de testes, sem previsão de disponibilização no mercado.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Foi enfatizado que um dos benefícios é o baixo custo de produção do novo medicamento fitoterápico, em razão, principalmente, da facilidade de cultivo da Embaúba. No entanto, por ainda não ter aprovação na Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e não ser comercializado, não há informações sobre os custos reais. Desta forma, não foi possível realizar uma avaliação comparativa com as alternativas já existentes no mercado.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Por se tratar de um medicamento novo, ainda sem registro na Anvisa, não foram apresentadas informações sobre disponibilidade no mercado, possível financiamento pelo SUS e/ou planos de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
A matéria relata apenas sobre a existência de alternativas terapêuticas utilizadas para o tratamento de diabetes, sem detalhamento. Foram abordadas as vantagens dessa nova alternativa, não apresentando-se as desvantagens quando comparadas às já existentes.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/dados do novo medicamento não foram descritos e quantificados, bem como os efeitos secundários e seu impacto sobre os pacientes diabéticos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
Apenas uma fonte de informação foi claramente apresentada. Trata-se da coordenadora do projeto de desenvolvimento do fitoterápico. Por esse motivo, não é possível afirmar que a fonte é independente e que não há conflitos de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Há coerência entre o foco e as evidências científicas, uma vez que apresenta um novo medicamento para uma doença que atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de estudos científicos publicados e não foram descritos os processos de realização dos testes. A matéria apenas descreveu o tempo de desenvolvimento do produto até o momento e que o teste será iniciado em humanos voluntários.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: O controle do diabetes é um tema que desperta a atenção do leitor, principalmente paciente. A estratégia de destacar que a doença pode ser controlada com o uso de fitoterápicos, como mostra pesquisa da UFJF também ajuda a convidar o leitor à leitura

INTERTÍTULO: Demonstra que a pesquisa já foi feita em animais e já caminha para os testes em humanos

COMO ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Oferta de pauta dos próprios pesquisadores, release da UFJF

DEFINIÇÃO: A reportagem traz no início a importância do controle da diabetes e dos gastos com o tratamento no SUS. E fala da pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal como solução / “esperança” para se resolver o problema. Traz explicações de como foram feitos os testes clínicos nos últimos 10 anos. Alerta que os resultados embora promissores tiveram animas como fonte para experiências. Ainda não formam feitos testes em humanos.

PUBLICIDADE/ INTERESSE COMERCIAL: A reportagem traz claramente um apelo para captação de recursos para dar continuidade ao estudo. Tanto que há um intertítulo para salientar isso: “EM BUSCA DE PARCEIRAS”.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Pesquisadora do projeto desenvolvido pela UFJF e dados do Ministério da Saúde. Não foram ouvidas fontes que sustentassem questionamentos em relação ao estudo.

RECURSOS VISUAIS: Não foram utilizados.

CONCLUSÃO:A reportagem é completa, clara, traz explicações sobre o tratamento e características do fitoterápico que poderia ajudar no tratamento da diabetes, segundo os pesquisadores. Mas, não há observações sobre possíveis efeitos adversos ao se usar o medicamento proposto até porque ele ainda foi testado apenas em animais. O apelo por ajuda para captação de recursos é destaque no fim da reportagem, o que dá conotação publicitária a conteúdo que deveria ser estritamente jornalístico.

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/fitoterápico.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/fitoterápico.jpgMarina MorgadoMedicamentosNOSSO RESUMO A matéria publicada no Jornal Estado de Minas apresenta um novo medicamento fitoterápico a ser utilizado para a redução da glicemia. Segundo a matéria, o extrato para sua produção é retirado da Cecropia pachystachya, conhecida com Embaúba. Segundo os dados apresentados, o medicamento foi capaz de diminuir em...A sua notícia revisada por especialistas