NOSSO RESUMO

A matéria publicada no UOL descreve que a cirurgia bariátrica pode trazer muito mais benefícios à saúde do que somente a perda de peso, podendo ajudar no controle do diabetes tipo 02.
Segundo a matéria, no Brasil, esta é a forma mais comum de diabetes e atinge 13 milhões de pessoas. Apesar de apresentar os benefícios da técnica bariátrica, que inclui eficácia na diminuição do peso e a melhoria da saúde, não foram descritos os custos do procedimento. Além disso, não foram disponibilizados dados de estudos científicos publicados que avaliaram os riscos, limitações e potenciais problemas para os pacientes que se submetem ao procedimento.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A cirurgia bariátrica e metabólica – também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago – reúne técnicas destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele, incluindo o diabetes. O diabetes tipo 2 manifesta-se com frequência na idade adulta por uma junção de predisposição genética, sedentarismo, obesidade e má alimentação. Cerca de 90% das pessoas que tem diabetes no país têm o tipo 2, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Algumas pessoas conseguem controlar o diabetes tipo 2 com medicamentos e exercícios físicos, aliados à reeducação alimentar. Já outras apresentam maior resistência e podem apresentar problemas renais, cardíacos, circulatórios e na visão. O benefício da cirurgia bariátrica, em pacientes obesos portadores de diabetes tipo 2, extrapola a perda de peso, impactando no melhor controle da doença e reduzindo suas complicações.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se da cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade e perda de peso. Segundo a matéria, a cirurgia bariátrica pode também ajudar no controle do diabetes tipo 2.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
As indicações do procedimento cirúrgico foram claramente descritas e a matéria apresentou dados epidemiológicos que ilustram sua indicação e importância no âmbito nacional. A matéria reforçou ainda que o procedimento é indicado somente para os casos nos quais a doença realmente não foi controlada com medicamentos e o paciente corre risco de vida.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os dados dos benefícios do procedimento cirúrgico foram apresentadas de forma clara. A matéria destacou ainda que o objetivo da cirurgia não é só a perda de peso, mas a melhoria de outras comodidades causadas pelo excesso de peso.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos do procedimento cirúrgico não foram apresentados. Além disso, a matéria não realizou a comparação dos custos do novo procedimento com as alternativas já existentes no mercado e não mencionou os possíveis custos associados à intervenção.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados referentes ao número de cirurgias bariátricas no Brasil e a matéria não descreveu informações sobre o financiamento pelo SUS e por planos e convênios de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Há o relato da utilização de alternativas medicamentosas para o tratamento da obesidade. A matéria apresentou os ganhos terapêuticos com o novo procedimento, mas não abordou as desvantagens do procedimento cirúrgico.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos/dados do procedimento cirúrgico não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As fontes utilizadas foram devidamente descritas. No entanto, com os dados apresentados, não é possível afirmar que as fontes utilizadas são totalmente independentes ou imparciais, não sendo possível afirmar não haver conflito de interesses.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Há coerência entre o foco e as evidências científicas sobre a tecnologia. A linguagem é clara e objetiva, não sendo identificados traços de sensacionalismo.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados de estudos científicos publicados, realizados em humanos, para respaldar as informações sobre a tecnologia.

Olhar Jornalístico

TÍTULO: A cirurgia bariátrica tem ganhado espeço na imprensa nos últimos anos e não apenas para quem quer perder peso, mas para o controle de diabetes. O título traz exatamente esse posicionamento de um novo uso do método, mas alerta que o procedimento ainda não recebeu aprovação do Conselho Federal de Medicina. Isso, possivelmente, fará com que o leitor lance um olhar mais construtivo e crítico ao conteúdo da reportagem.

INTERTÍTULO: Sem intertítulo

COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Agencias de notícias, release, fontes médicas relacionadas ao tema (Ex: endocrinologistas); sociedade brasileira de cirurgia bariátrica.

PUBLICIDADE/ CONFLITO DE INTERESSE: Não formam observados aspectos de conflito de interesse diretamente, mas há que se ressaltar que o fato de não haver o posicionamento do CFM sobre a cirurgia bariátrica para diabéticos fora da situação de obesidade mórbida deixou o texto tendendo uma defesa à ampliação da técnica como já fizeram vários outros países.

DEFINIÇÃO: A reportagem gira em torno do fato da cirurgia bariátrica já ser autorizada em outros países para pacientes com diabetes sem obesidade mórbida. Estudos comprovaram a eficácia da redução do peso por meio da cirurgia para esse público. Mas, o Brasil ainda adequou a sua legislação às mudanças de entendimento de especialistas internacionais. A construção do texto foi feita de forma clara e objetiva.

FONTES DE INFORMAÇÃO: Forma ouvidas várias fontes da área.

RECURSOS VISUAIS: Criada uma arte com fotos e informações (de um médico endocrinologista) sobre o que seriam mitos e verdades da cirurgia bariátrica

http://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/balança.jpghttp://www.ccates.org.br/mediadoctor/wp-content/uploads/2017/07/balança.jpgMarina MorgadoEquipamentos e métodos para tratamentoNOSSO RESUMO A matéria publicada no UOL descreve que a cirurgia bariátrica pode trazer muito mais benefícios à saúde do que somente a perda de peso, podendo ajudar no controle do diabetes tipo 02. Segundo a matéria, no Brasil, esta é a forma mais comum de diabetes e atinge 13 milhões...A sua notícia revisada por especialistas