NOSSO RESUMO

A matéria, publicada no website G1, apresenta a vacina da gripe que será disponibilizada pelo governo brasileiro em 2017. A vacina terá uma nova cepa do vírus Influenza A H1N1 em sua composição, em virtude da detecção de mutações ocorridas no ano anterior e será disponibilizada durante a campanha nacional de imunização contra a gripe, destinada a grupos vulneráveis. Os custos e riscos potenciais não foram abordados. Também não foram apresentados estudos científicos acerca da vacina.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
A Gripe ou Influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os sorotipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. No Brasil, em 2016, as regiões Sul e Sudeste apresentaram as maiores quantidades de amostras positivas para infecção pelo vírus, com destaque para a maior circulação de influenza A (H1N1) e Influenza B em ambas as regiões. Nas regiões Nordeste e Centro-Oeste predominou a circulação de influenza A (H1N1) e na região Norte destacou-se a circulação de outros vírus respiratórios (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017). A vacinação contra gripe é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença e no controle da circulação de amostras de vírus influenza sazonal. A constante mudança dos vírus requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina, sendo esta uma função desempenhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza é realizada anualmente no Brasil. Por meio da campanha, os grupos prioritários podem receber gratuitamente a vacina nas unidades básicas de saúde do SUS.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Apresenta-se a vacina da gripe que será disponibilizada em 2017, cuja composição foi modificada para incluir uma nova cepa do vírus Influenza A H1N1, em função da detecção de mutações sofridas pelo referido vírus no ano anterior. Trata-se, portanto, de um produto já comercializado, utilizado e reconhecido como medida preventiva, que sofreu apenas alteração em sua composição.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Destacou-se a indicação da vacina para imunização contra a gripe e foi apresentada a população alvo das campanhas de imunização nacional. Não foram apresentados dados epidemiológicos que justifiquem o uso de vacinas contra a gripe.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Embora o beneficio não esteja claramente apresentado na matéria, a importância da vacinação como forma de proteção contra o vírus da gripe foi abordada. Destacou-se a necessidade da vacinação anual, em função das mutações do vírus e da redução de anticorpos no organismo humano ao longo do tempo.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos da vacina, bem como possíveis custos adicionais relacionados à sua aplicação.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Satisfatória
Foi informada a disponibilidade da vacina no Brasil e as ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em relação às alterações na composição. Destacou-se, ainda, a realização da campanha nacional de vacinação, pelo SUS, destinada aos grupos vulneráveis. Não foram apresentadas informações sobre o fornecimento de vacina da gripe pela rede privada.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória

Não foram abordadas alternativas à vacina da gripe.

Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos ou efeitos adversos da vacina não foram apresentados .
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória

As referências às fontes de informação foram descritas. Não há conflito de interesse aparente na construção do texto.

Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada é clara e objetiva. As informações fornecidas são fidedignas e coerentes.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados estudos publicados sobre a vacina e as limitações do produto não foram descritas.
Natália FreitasEstratégia de prevençãoNOSSO RESUMO A matéria, publicada no website G1, apresenta a vacina da gripe que será disponibilizada pelo governo brasileiro em 2017. A vacina terá uma nova cepa do vírus Influenza A H1N1 em sua composição, em virtude da detecção de mutações ocorridas no ano anterior e será disponibilizada durante a...A sua notícia revisada por especialistas