NOSSO RESUMO

A matéria, publicada na Revista Veja, apresenta o Truvada, um medicamento a ser utilizado para a prevenção da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana Adquirida (HIV). Segundo os resultados apresentados, o medicamento reduz o risco de infecção por HIV em até 92%. Como efeitos adversos, foram citadas leves disfunções hepáticas e gastrointestinais.
Os custos do tratamento não foram apresentados e a disponibilidade do medicamento no Brasil não foi diretamente descrita. Entretanto, a sua disponibilização pelo SUS foi solicitada e está em análise. Não há relato sobre o possível financiamento do tratamento por planos de saúde. A linguagem utilizada na matéria está clara e objetiva. As evidências científicas apresentadas são claras e coerentes com o foco da matéria. Entretanto, não foram apresentados dados de estudos científicos, informações sobre a qualidade das evidências e limitações sobre a utilização do medicamento.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas de infecção pelo HIV continuam altas em muitos lugares do mundo, principalmente em populações de risco. Assim, novas alternativas para a prevenção são necessárias e urgentes. A infecção pelo HIV pode ocasionar a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), que resulta em um comprometimento da resposta imune do organismo frente aos agentes infecciosos. Com a adoção desta profilaxia medicamentosa, associada ao uso de preservativos, pretende-se reduzir as taxas de infecção pelo HIV na população brasileira.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Não Satisfatória
Trata-se do medicamento Truvada, indicado para a prevenção da transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana Adquirida (HIV), em populações de risco.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
A indicação do Truvada foi descrita para a profilaxia pré-exposição da transmissão do HIV em populações de risco, tais como homossexuais, profissionais do sexo e transexuais. A justificativa para a indicação se deve à manutenção de altas taxas de infecção pelo HIV em homens que mantém relacionamento sexual com outros homens, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, não foram apresentados dados quantitativos que justifiquem a indicação do medicamento.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Satisfatória
Os benefícios foram descritos de forma clara, utilizando-se o principal estratégia a ser seguida a prevenção da transmissão do vírus – redução em até 92% do risco de infecção pelo HIV. Por isso, destacou-se também que o uso do medicamento não substitui o uso de preservativo, fundamental na proteção contra o HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Os custos do tratamento não foram apresentados. O medicamento possui registro de comercialização no Brasil e apresenta preço registrado na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), mas estas informações não foram abordadas pela matéria.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do medicamento no Brasil e seu registro para o uso e comercialização junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não foram diretamente descritos. A matéria forneceu uma previsão de disponibilidade do Truvada pelo SUS, mas não foram fornecidas informações sobre a disponibilidade do medicamento por meio de planos privados de saúde.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Satisfatória
Houve o relato de uma alternativa à intervenção, o preservativo. Destacou-se que existe um problema de adesão a esta estratégia de prevenção e que, por isso, a taxa de infecção por HIV permanece elevada.Por isso foi justificada o uso do TRUVADA como prevenção (utilizado como monoterapia ou, preferencialmente, em combinação com o preservativo).
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Satisfatória
Foram descritos alguns efeitos colaterais, como leves disfunções gastrointestinais e renais. Outros possíveis efeitos adversos e o impacto na qualidade de vida dos indivíduos não foram apresentados e não houve quantificação dos riscos.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Satisfatória
Os dados de efetividade na prevenção da infecção por HIV foram apresentados, com a descrição da fonte. A matéria citou ainda que o Ministério da Saúde financiou dois estudos sobre o uso do medicamento para a prevenção da infecção por HIV, a fim de verificar os dados de efetividade para a população brasileira.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
A linguagem utilizada está clara e objetiva. As evidências científicas apresentadas são claras e coerentes com o foco da matéria.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados dados sobre a qualidade das evidências, tais como o tempo de estudo, o número de pessoas que já utilizaram o novo medicamento, as limitações do estudo e onde este estudo foi realizado e publicado.
Michael RubersonMedicamentosNOSSO RESUMO A matéria, publicada na Revista Veja, apresenta o Truvada, um medicamento a ser utilizado para a prevenção da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana Adquirida (HIV). Segundo os resultados apresentados, o medicamento reduz o risco de infecção por HIV em até 92%. Como efeitos adversos, foram citadas leves...A sua notícia revisada por especialistas