NOSSO RESUMO

A matéria publicada na Revista Istoé apresenta um sistema online que calcula a idade do coração, considerando os fatores de risco aos quais o indivíduo está exposto. Desenvolvido por especialistas americanos e disponibilizado eletronicamente, o sistema, conforme informado, é potencialmente capaz de impactar na adoção de hábitos saudáveis, funcionando, desta forma, como ferramenta de prevenção para doenças cardiovasculares. Não foram abordados os custos e a disponibilidade do sistema no Brasil, mas trata-se de uma tecnologia online e de livre acesso. Os potencias riscos também não foram apresentados. O objetivo do sistema, segundo os especialistas, é tornar compreensível para a população como o estilo de vida influencia o funcionamento cardíaco e, então, promover a mudança de hábitos não saudáveis. Entretanto, não foram apresentadas evidências científicas que comprovem tal afirmativa ou dados da utilização do sistema. Também não foram descritas as limitações da tecnologia. Não foi possível avaliar a existência de conflitos de interesses.

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. No período de 2004 a 2014, foram responsáveis por 29% do total de mortes, o dobro daquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos. A prevenção e o tratamento adequados são fundamentais para reverter essa grave situação. A OMS estima que ¾ da mortalidade cardiovascular podem ser diminuídos com adequadas mudanças no estilo de vida. Esse é o grande desafio das diversas diretrizes existentes para a prevenção das doenças cardiovasculares (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2013). O controle dos fatores de risco é a melhor forma de prevenir essas doenças. Portanto, instrumentos que sejam capazes de informar e impactar a população quanto a esta necessidade são de extrema relevância para a saúde pública.

Trata-se de uma nova entidade química ou novo produto protegido por patente, com nova indicação terapêutica/preventiva, que pode ser potencialmente aplicada para melhorar sintomas/desfechos?
Satisfatória
Trata-se de um novo sistema online, desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos, por meio do qual é possível calcular a idade do coração. A finalidade do sistema é funcionar como uma estratégia de prevenção para doenças cardiovasculares ao causar impacto sobre as pessoas em relação à sua idade cardíaca. Esta idade é influenciada por fatores de risco, sendo a maior parte deles associados ao estilo de vida do indivíduo. Segundo especialistas, o impacto sobre a idade cardíaca “motiva as pessoas a adotarem hábitos saudáveis e a aderirem mais às intervenções terapêuticas”. Sob este aspecto, o sistema é potencialmente capaz de melhorar as condições de saúde dos pacientes.
A(s) indicação(ões) está(ã) claramente descrita(s)?
Satisfatória
Apresentou-se a indicação do sistema online como estratégia de prevenção para doenças cardiovasculares. Foram descritos também alguns dados epidemiológicos acerca do público alvo, que corroboram sua indicação. Estes dados foram obtidos na construção do próprio sistema, ao reunir informações de todos os estados americanos e do Estudo Framingham da Universidade de Boston.
Apresenta dados dos benefícios de forma clara, sem exaltar dados pouco representativos?
Não Satisfatória
Relatou-se que o impacto sobre as pessoas, ao conhecerem sua idade cardíaca, é benéfico por ser capaz de estimular, sobretudo, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Não foram descritos, no entanto, resultados concretos obtidos com uso da tecnologia ou estudos que comprovem tal afirmativa. Além disso, não foram descritos os desfechos relativos às doenças cardiovasculares e o impacto dos resultados pretendidos.
Há relato sobre os custos reais ou prováveis ​​da intervenção, comparando-os com as alternativas existentes, além dos custos adicionais à intervenção?
Não Satisfatória
Não foram apresentados os custos do sistema online, bem como possíveis custos adicionais relacionados ao seu uso.
Apresenta dados sobre a disponibilidade no mercado brasileiro, incluindo registro na Anvisa, financiamento pelo sus e/ou planos de saúde?
Não Satisfatória
A disponibilidade do sistema no Brasil, no SUS ou pela iniciativa privada, não foi abordada. Entretanto, ficou claro que se trata de um dispositivo online e o link foi apresentado no corpo texto, o que permitiu ao leitor saber que a tecnologia era de livre acesso.
Relata a existência de alternativa(s) à intervenção, discutindo as vantagens e/ou as desvantagens da nova tecnologia em comparação com as abordagens existentes?
Não Satisfatória
Não foram descritas estratégias de prevenção e alternativas ao sistema online. Do mesmo modo, não foram relatadas as desvantagens ou limitações da tecnologia, apenas destacando-se seu benefício.
Descreve os danos reais e/ou potenciais da intervenção (riscos, efeitos adversos ou prejuízos) e sua magnitude?
Não Satisfatória
Os potenciais riscos ou danos do sistema não foram apresentados.
Descreve as fontes de informação utilizadas e identifica conflito de interesses?
Não Satisfatória
As referências ao desenvolvimento da tecnologia, bem como aos entrevistados, foram devidamente identificadas. Entretanto, não se pode afirmar que a matéria é isenta, visto que o autor utiliza fontes ligadas à tecnologia para construir seu texto. Não foi declarada a existência de conflito de interesse.
Há coerência entre o foco da matéria e as evidências sobre a tecnologia? A linguagem é clara e objetiva, sem sensacionalismo?
Satisfatória
Há coerência entre as evidências disponíveis sobre a tecnologia e as doenças cardiovasculares. As informações fornecidas são fidedignas e a linguagem é clara e objetiva.
Apresenta dados de estudos científicos publicados, informando a referência e discutindo as limitações da evidência?
Não Satisfatória
Não foram apresentados estudos científicos que corroborem a afirmativa dos especialistas de que o sistema online é capaz de impactar na adoção de hábitos saudáveis pela população ou resultados alcançados com uso do sistema online na prática clínica. Ademais, não foram discutidas as limitações da tecnologia disponível.
Natália FreitasEstratégia de prevençãoNOSSO RESUMO A matéria publicada na Revista Istoé apresenta um sistema online que calcula a idade do coração, considerando os fatores de risco aos quais o indivíduo está exposto. Desenvolvido por especialistas americanos e disponibilizado eletronicamente, o sistema, conforme informado, é potencialmente capaz de impactar na adoção de hábitos saudáveis,...A sua notícia revisada por especialistas